Dez sugestões de livros de não-ficção para oferecer neste Natal

A vida de um leitor não se faz só de literatura. Com base nessa premissa, hoje trazemos uma lista com 10 sugestões de livros de não ficção para oferecer neste Natal. Ora vejam lá…

Sapiens – Yuval Noah Harari

Wook.pt - Sapiens - História Breve da Humanidade

Livro Físico
Post no Blog

Recorrendo a ideias da paleontologia, antropologia e sociologia, Yuval Noah Harari analisa os principais saltos evolutivos da humanidade, desde as espécies humanas que coexistiam na Idade da Pedra até às revoluções tecnológicas e políticas do século XXI — que nos transformaram em deuses, capazes de criar e de destruir. Esta é uma obra desafiadora, desconcertante e inteligente, uma perspetiva única e original sobre a nossa História e o impacto do ser humano no planeta.

Breve História do Tempo – Stephen Hawking

Wook.pt - Breve História do Tempo

Livro Físico

Como teve início o Universo e o que tornou esse início possível? O tempo segue sempre em frente?
O Universo é mesmo infinito, ou há um limite para a sua expansão? Existem outras dimensões no espaço? O que acontecerá quando tudo acabar? Numa linguagem que todos conseguem compreender, Breve História do Tempo mergulha nos reinos exóticos dos buracos negros e dos quarks, da antimatéria e das «setas do tempo», do Big Bang e de Deus – reinos onde as possibilidades são assombrosas e surpreendentes. Recorrendo a comparações inesperadas e fazendo uso da sua prodigiosa imaginação, Stephen Hawking põe-nos frente a frente com os derradeiros segredos da criação.

Como Morrem as Democracias – Steven Levitsky e Daniel Ziblatt

Wook.pt - Como Morrem as Democracias

Livro Físico

As democracias já não se desmoronam mediante uma revolução ou golpe de Estado, caem aos poucos, através do enfraquecimento das instituições fundamentais, como os tribunais e os órgãos de comunicação social, e do desgaste gradual de normas políticas de longa data. Mas nem tudo está perdido. O autoritarismo pode ser revertido. O livro a ler sobre o atual estado da política norte-americana! Apoiados em décadas de pesquisa e apresentando vários exemplos históricos pelo mundo (Hungria, Turquia, Venezuela, Peru, entre outros países), os autores mostram como morrem as democracias e de que modo se poderá salvar a democracia norte-americana.

Desperdício Zero – Bea Johnson

Wook.pt - Desperdício Zero

Livro Físico
Post no Blog

Filosofia de vida com base nos cinco “erres”: refuse (recusar), reduce (reduzir), reuse (reutilizar), recicle (reciclar) e rot (decompor) Que tal implementar em sua casa e na vida uma filosofia de desperdício zero? Com este livro, aprenderá a erradicar o lixo da sua vida passo a passo. A autora demonstra os benefícios que usufruímos de um estilo de vida sem desperdícios: para isso, basta recusar aquilo de que não precisamos, reduzir o consumo, reutilizar e reciclar tudo aquilo que não podemos recusar. Deste modo, melhorará o seu estilo de vida, a sua saúde, poupará mais dinheiro e tempo, e proporcionará um futuro melhor para si, para a sua família e para o planeta.

Escrita em Dia – Margarida Fonseca Santos

Wook.pt - Escrita em Dia

Livro Físico
Post no Blog

Ao longo de 40 níveis, no total de 80 exercícios, poderá expandir, encurtar, revitalizar e repensar a sua escrita, encontrando o outro lado dos textos, manipulando significados até se surpreender, mergulhando nas personagens para lhes dar ainda mais vida e comovendo-se com as soluções.
Com o apoio de ideias simples e diretas e conselhos práticos, este livro pretende levá-lo por caminhos que não costuma usar, descobrindo a escrita de forma divertida e sempre diferente. E fica prometido que irá sentir os efeitos destes exercícios!

Meia-Noite em Chernobyl – Adam Higginbotham

Wook.pt - Meia-Noite em Chernobyl

Livro Físico

A história definitiva do acidente de Chernobyl, baseada numa investigação profunda sobre como a propaganda, o secretismo e os mitos encobriram a verdade de um dos maiores desastres do século XX. O dia 25 de abril de 1986 foi um ponto de viragem na História. O acidente em Chernobyl não mudou apenas a nossa perceção da energia nuclear, mas também o conhecimento da delicada ecologia do planeta. Chernobyl foi igualmente importante na destruição da URSS e, como tal, na vitória dos Estados Unidos na Guerra Fria. Para Moscovo, foi um desastre político e financeiro – provocando a bancarrota de uma economia já vacilante -, mas também ambiental e científico. Esta é a história nunca contada dos eventos que começaram no centro de controlo do reator 4 da central nuclear de Chernobyl. Depois de centenas de entrevistas, consultas de cartas, memórias inéditas e documentos só agora tornados públicos, Adam Higginbotham revela-nos os acontecimentos dramáticos daquela noite através dos olhos dos homens e mulheres que os testemunharam em primeira mão e que enfrentaram um inimigo aterrador e invisível. Meia-Noite em Chernobyl, uma obra amplamente premiada e que inspirou a série de sucesso da HBO, mostra-nos não só as dificuldades épicas de um império a morrer, mas também o heroísmo individual e desesperado num ,momento transformador da História.

A Guerra Não Tem Rosto de Mulher – Svetlana Alexievitch

Wook.pt - A Guerra não Tem Rosto de Mulher

Livro Físico

Nesta obra-prima, Svetlana Alexievich dá voz a centenas de mulheres que revelam pela primeira vez a perspetiva feminina da Segunda Guerra Mundial. O número de mulheres combatentes no Exército Vermelho chegou quase a um milhão, mas a sua história nunca foi contada. Este livro, marcado pelo estilo pungente de Svetlana Alexievich, apresenta testemunhos de mais de 200 jovens russas que passaram de filhas, mães, irmãs e noivas a atiradoras, condutoras de tanques ou enfermeiras em hospitais de campanha. O seu relato não é uma história de guerra, nem de combate; é uma história de mulheres e homens catapultados «da sua vida simples para a profundeza épica de um enorme acontecimento». Em que pensavam? De que tinham medo? Como foi aprender a matar? É sobre isto que estas mulheres falam, mostrando uma faceta do conflito sobre a qual não se escreve. Descrevem a sujidade e o frio, a fome e a violência sexual, a angústia e a sombra permanente da morte. A Guerra não Tem Rosto de Mulher, a marcante obra de estreia de Svetlana Alexievich, foi originalmente publicada em 1985, depois de quatro anos de pesquisa e entrevistas. Esta edição corresponde ao texto fixado em 2002, quando a autora reescreveu o livro e incluiu novos excertos com uma força que, antes, a censura não lhe tinha permitido mostrar.

Cozinha Tradicional Portuguesa – Maria de Lourdes Modesto

Wook.pt - Cozinha Tradicional Portuguesa

Livro Físico

Um magnífico volume com 800 receitas que desvenda os segredos culinários portugueses ciosamente guardados de geração em geração. Receitas que estão agrupadas por regiões, incluindo os Açores e a Madeira.

Psicopatas Portugueses – Joana Amaral Dias

Wook.pt - Psicopatas Portugueses

Livro Físico

«O primeiro trabalho clínico que reúne os protagonistas da criminologia portuguesa, uma viagem ao recôndito das suas mentes perversas, uma descida às suas doentes e pérfidas motivações. Psicopatas Portugueses é também um trabalho de Psicologia Forense e procura revelar o quanto o assassínio é complexo, um fenómeno intricado que ocorre no contexto de uma imensa multiplicidade de factores pessoais e culturais.» Os casos: Luísa de Jesus (última condenada à morte em Portugal), Francisco Esperança (Monstro de Beja), o estripador de Lisboa, Francisco Leitão (Rei Ghob), etc.

Uma Breve História de Todas as Pessoas que Já Viveram
Adam Rutherford

Wook.pt - Uma Breve História de Todas as Pessoas que já Viveram

Livro Físico

Esta história é sobre si. Sim, sobre si. É a história de quem é e de como se tornou quem é. É única para si, bem como para os 100 mil milhões de humanos que já viveram. Mas é também a nossa história coletiva, porque em cada um dos nossos genomas transportamos a história da nossa espécie – nascimentos, mortes, doença, guerra, fome, migração e sexo, muito sexo. Nesta viagem cativante através da expansão da genética, Adam Rutherford revela o que nos dizem os nossos genes sobre a história humana e o que a história nos pode dizer sobre os nossos genes. Dos Neandertais ao homicídio, dos ruivos à raça, dos reis às pragas, da evolução à epigenética, este é um retrato desmistificador e esclarecedor de quem somos e de como nos tornámos no que somos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s