Noites Brancas – Fiódor Dostoiévsky

Wook.pt - Noites Brancas

Livro Físico

“-Sim, Nástienhka, enganamo-nos, embora contra a nossa vontade, ao acreditarmos que a paixão verdadeira, autêntica, atormenta a alma, ao acreditarmos que existe algo de vivo, de tangível, nos sonhos imateriais!”

Fiódor Dostoiévski - WOOK
Fiódor Dostoiévski

Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski nasceu a 11 de Novembro de 1821 em Moscovo, na Rússia e faleceu a 9 de Fevereiro de 1881em São Petersburgo.  Foi escritor, filósofo e jornalista do Império Russo e é considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história.

Noites brancas são as do início do Verão, e é durante essas noites que o narrador da nossa história se passeia pela cidade e encontra Nástienhka. Ele é um rapaz jovem, mas que tem passado pela vida sem a viver. Ela, mais jovem ainda, tem uma vontade tremenda de viver e espera pelo seu apaixonado, que partiu à um ano e ainda não voltou. Nas suas conversas conhecemos intimamente um e outro e depressa vemos o nosso narrador apaixonar-se. Mas será Nástienhka também capaz de o amar?

Este é um livro que se lê muito bem, apesar de ser escrito de uma maneira a que estamos pouco habituados. É também um livro que uma dose razoável de tristeza, quer pela solidão do narrador, quer pelas incertezas de Nástienhka, quer pelo final do livro que, admito, não era o que eu esperava.

Ainda assim foi uma leitura que gostei muito e que me pesou um pouco na alma. Bonito, amargo, triste.

Livro recomendado! 4*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s