Clarissa – Érico Veríssimo

Wook.pt - Clarissa

Livro Físico

“E no entanto ele sofre em silêncio. Quanta ternura recalcada, quanto gesto de carícia e de complacência corre no gelo do silêncio e da imobilidade. Ele olha para todas as criaturas e para todas as coisas com uma profunda simpatia, mas com uma simpatia que jamais se transforma em gestos ou palavras. Às vezes tem uma vontade inenarrável de sorrir para toda a gente que o cerca, de revelar toda a sua cordialidade e toda a sua compreensão numa frase, num sorriso, num acto… Mas o espírito de análise intervém, destruidor, disseca todas as ideias e mata o gesto…”

Érico Veríssimo - WOOK
Erico Veríssimo

Érico Lopes Veríssimo nasceu em Cruz Alta a 17 de Dezembro de 1905, faleceu em Porto Alegre a 28 de Novembro de 1975 e foi um dos escritores brasileiros mais aclamados do século XX.

Nesta obra Clarissa está prestes a fazer 14 anos e teve de sair da casa dos seus pais, numa fazenda no interior, para ir para a pensão da tia na cidade grande para poder estudar. Ali, na pensão, ela conhece as mais variadas personagens, que lhe mostram o que é o mundo real. E aos poucos Clarissa vai-se descobrindo e descobrindo o mundo, enquanto se torna mulher.

Em Clarissa Erico Veríssimo mostra-nos a realidade do Brasil na década de 30. É mais do que a história de uma simples adolescente, é a história da vida dura e das lutas diárias de várias outras personagens. Clarissa é uma personagem verdadeiramente apaixonante, doce e optimista, talvez até um pouco ingénua demais. Mas na verdade o que me chamou mais a atenção aqui foi mesmo a história das outras personagens.

Este é um livro de leitura leve, que se lê de um trago. E apesar de ter uma boa dose de tristeza e realidade, a leitura é fácil e o leitor acaba por não se sentir demasiado pesaroso por aquelas personagens.

Livro recomendado! 4*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s