Quinze livros com avós [Dia dos Avós]

Celebra-se a 26 de Julho o Dia dos Avós. Ora eu, como pessoa que também tive um avô que me criou, não podia deixar passar esta data em branco. Por isso aqui fica [mais] uma lista de livros, desta vez uma lista de livros sobre…avós. Haverá tema mais doce?

[Se quiserem saber mais sobre algum dos livros, basta carregar nos títulos]

 

Com os Olhos do Coração – Virginia MacGregor

Wook.pt - Com os Olhos do Coração

Mesmo correndo o risco de me tornar repetitiva, pois já falei deste livro aqui no blog, achei que ele não podia faltar nesta lista. Aqui temos a história de Milo, que tem nove anos e problemas de visão. O que Milo também têm é uma avó fantástica que o ensina a ver o mundo com os olhos do coração.
Mas é então que a avó faz uma asneira e a mãe decide que chegou a hora de a internar num lar. Conseguirá Milo impedir a mãe? E o que será que a avó quer?

 

A Minha Avó Pede Desculpa – Fredrik Backman

Wook.pt - A minha avó pede desculpa

Elsa tem 7 anos de idade e a sua melhor amiga é a avó, de setenta e sete. Mas a sua avó é especial: é completa e absolutamente doida, capaz de se pôr à varanda a tentar atingir pessoas que querem falar sobre Jesus com uma arma de paintball, ou assaltar um jardim zoológico porque a neta está triste. Até que um dia a avó morre de repente e deixa diversas cartas a pedir desculpa às pessoas que, de alguma forma, prejudicou. O que poderá a entrega dessas cartas ensinar a Elsa?

 

O Caminho – Gustavo Santos

Wook.pt - O Caminho

Gustavo Santos tem sido muito falado no meio literário nos últimos tempos, umas vezes bem, outras nem tanto. Este é provavelmente um dos livros menos conhecidos dele, mas não deixa de ser interessante para a nossa lista. Aqui, Gustavo fala-nos de uma perda muito pessoal: a morte da avó. E conta-nos as lições que aprendeu com ela.
Um livro que certamente vai entrar para os meus planos de leitura.

 

Cartas para Sam – Daniel Gorrlieb

Wook.pt - Cartas para Sam

Há vinte e cinco anos que o avô Dan está paralisado do pescoço para baixo, após um acidente de viação que quase o matou. Neste livro estão 32 cartas que este avô especial escreveu para o seu neto Sam, diagnosticado com Perturbação Desintegrativa do Desenvolvimento, uma forma grave de autismo, na esperança de que ele um dia as conseguisse ler. Um livro que promete chegar-nos ao coração.

 

O Meu Avô foi para o Céu – Maria Teresa Maia Gonzalez

Wook.pt - O Meu Avô Foi Para o Céu

O Tim e o avô Jerónimo são grandes amigos. Todos os dias o Tim vai a casa dos avós e vê o avô trabalhar na oficina. Até que um dia o avô Jerónimo morre e a avó lhe propõe um desafio… Um livro claramente vocacionado para os mais novos, mas que não podia faltar nesta lista. Sobre o amor, a perda e a superação.

 

A Incrível Fuga do Meu Avô – David Walliams

Wook.pt - A Incrível Fuga do Meu Avô

Livro recomendado para o 6.º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Há muitos, muitos anos, o avô Bandeira foi um ás dos céus e herói de guerra. Mas quando começa a confundir a idade que tem e o tempo em que vive, é enviado para um lar. A única pessoa capaz de o compreender é Jack, o neto. Juntos, embarcarão na maior aventura das suas vidas e planearão a mais ousada das fugas!

 

O Avô tem uma Borracha na Cabeça – Rui Zink

Wook.pt - O avô tem uma borracha na cabeça

O que fazer quando alguém de quem gostamos nos começa a esquecer? Esta é a história da amizade entre um avô que lentamente vai perdendo as memórias e o neto inventor que se dedica a descobrir uma cura. Através da sensibilidade de uma criança, chega-nos a lição mais importante: o amor é mais forte do que o esquecimento.

 

O Pássaro da Avó – Benji Davies

Wook.pt - O Pássaro da Avó

O Noé diz até já ao pai e aos seis gatos e vai passar uns dias à ilha onde vive a avó. Mas o rapaz não sabe o que pensar: a avó faz sopa de algas, ressona como uma morsa e nunca tem tempo para brincar. Um dia, o Noé sai para explorar a ilha, enquanto no horizonte se anuncia uma grande tempestade. Como vai conseguir regressar a casa?

 

Avó de Coração – Cristina Taquelim

Wook.pt - Avó de Coração

O livro que fecha a colecção Na minha rua aborda, com uma dose enorme de ternura, o tema da solidão na velhice, mas é muito mais do que isso. Fala do relacionamento entre jovens e idosos, de refugiados e de amizades. Fala sobre saudade e sobre estar longe da vista, mas sempre perto do coração. Um livro perfeito para uma leitura partilhada, sem idades, sem cores e sem credos, para todos os que quiserem entrar na minha rua.

 

A Avó que Percorreu o Mundo de Bicicleta – Gabri Ródenas

Wook.pt - A Avó que Percorreu o Mundo de Bicicleta

Doña Maru tem noventa anos e uma vida pacata em Oaxaca, México. Percorre diariamente de bicicleta uma longa distância para levar doces, alegria e o seu sorriso às crianças do orfanato. Criada, ela própria, num orfanato, no Chile, de onde fugiu com treze anos, sabe bem o que é estar só no mundo. A vida não foi fácil para ela, mas a velha senhora sempre manteve o carácter rebelde e ouviu os murmúrios do seu coração. Quando descobre que tem um neto, em Veracruz, decide partir a galope no cavalo de vento? A sua velha bicicleta? Em busca do rapaz numa viagem reveladora do poder dos sonhos. Com esta fábula cheia de magia, humor e espírito positivo, Gabri Ródenas convida-nos a abrir a caixa dos tesouros que a vida nos oferece – a esquecer o que nos entristece ou o que nos aborrece para abraçarmos uma existência mais emocionante, mesmo que de início isso nos possa parecer desconcertante e insólito. É um convite para vermos a realidade tal como a víamos nos longos verões da nossa juventude, em que tudo resplandecia e o mundo se revelava pleno de aventuras e oportunidades.

 

O Meu Avô – Catarina Sobral

Wook.pt - O Meu Avô

O meu Avô acorda todos os dias às 6 da manhã. O Dr. Sebastião acorda às 7. Cruzam-se todos os dias à mesma hora. O meu Avô já teve uma loja de relógios. Agora tem bastante tempo. O Dr. Sebastião não é relojoeiro nem tem tempo a perder. O meu Avô tem aulas de alemão e aulas de pilates. Escreve cartas de amor (ridículas) e faz regularmente piqueniques na relva, comme il faut. Depois, ainda tem tempo para ir buscar-me à escola…

 

A Avó Adormecida – Roberto Parmeggiani

Wook.pt - A Avó Adormecida

“A avó adormecida” apresenta com sensibilidade, ternura e proximidade, a estreita relação entre um menino e a sua avó, que fica doente. O tom poético do texto é complementado pelas ilustrações simples à base de cores suaves feitas com lápis, aguarela e pastel. De destacar ainda é a subtileza com que Roberto Parmeggiane – evocando a sua própria memória sentimental – narra o processo da doença, desde o momento em que os protagonistas partilhavam tempo, leituras e afeto, quando a enfermidade ainda não se tinha manifestado, passando pelos primeiros sintomas e pela letargia do sono irreversível que o neto compensa com a sua companhia; até um desenlace em formato de conto… João Vaz de Carvalho recorre a belas metáforas visuais para representar o fluir do tempo, a perda, a ausência e recordação. Esta narrativa atemporal transcorre num ambiente familiar, longe do ambiente frio e impessoal de hospitais e lares. Transmite emoção, serenidade e amor. É uma sincera homenagem a uma figura fundamental na infância de qualquer ser humano: as avós e os avôs.

 

Avô, Conta Outra Vez – José Jorge Letria

Wook.pt - Avô, Conta-me Outra Vez

Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Mora neste livro um poema que a ternura de um avô dedicou ao seu neto pequenino. O menino cresce com «estrelas no olhar e andorinhas no sorriso», a ouvir muitas palavras novas e a saltitar em passos pequenos. Feliz, o avô dá-lhe a mão enquanto planeia os longos passeios que farão e os livros que lhe lerá, esperando ouvi-lo sempre a pedir: «Ó avô, conta outra vez!» Esta prenda é embelezada por outra mão familiar em desenhos de objectos e paisagens com o cheiro do outono e a calma do mar.

 

A Namorada Japonesa do Meu Avô – José Fanha

Wook.pt - A Namorada Japonesa do Meu Avô

Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Numa escrita repleta de afectos, José Fanha apresenta-nos o seu novo livro A namorada japonesa do meu avô. Fala-nos de um tempo em que já não há lugar para o croché, para o jogo de cartas e bordados… Hoje, as pessoas com mais de 60 anos, encontram motivos para aderir às redes sociais nas páginas do Facebook, na Internet, etc. O principal objectivo é manter contactos com os amigos, familiares, fazer novos amigos, fugir à solidão, enfim, comunicar com o mundo inteiro! . “O avô lá mudou a fotografia do Facebook e alguns dias depois estava superfeliz e entrou-me pelo quarto dentro estava eu a estudar para o teste de Geografia do dia seguinte.
– Agora sim! Agora é que isto vai para a frente!
Devo dizer que estas súbitas alegrias do avô Jaime começavam a deixar-me preocupado. Atrás de uma alegria vinha, muitas vezes, algum disparate…
– Arranjei uma namorada, Zezinho!

 

O Meu Avô Consegue Voar -Pedro Seromenho

Wook.pt - O Meu Avô Consegue Voar!

Quando era criança, achava que o meu avô era um super-herói! Ficava a vê-lo a cortar uma laranja como se fosse um ninja. Ou a escalar uma falésia como se fosse o homem-aranha. Mas, agora que sou adulto, já não acho que seja um super-herói. Tenho a certeza que é.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s