A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón

Wook.pt - A Sombra do VentoLivro Físico
Ebook

“O destino costuma estar ao virar da esquina. Como se fosse um gatuno, uma rameira ou um vendedor de lotaria: as suas três encarnações mais batidas. Mas o que não faz é visitas ao domicilio. É preciso ir atrás dele.”

“O Julián escreveu uma vez que os acasos são as cicatrizes do destino. Não há acasos, Daniel. Somos títeres da nossa inconsciência.”

zafonoficial_104099519_568608870511418_981545114259210510_n
Carlos Ruiz Zafón

Carlos Ruiz Zafón nasceu em Barcelona a 25 de Setembro de 1964. O seu primeiro romance, O Príncipe da Neblina, vendeu mais de 150 mil exemplares em Espanha, foi traduzido em várias línguas e rendeu-lhe em 1993 o Prémio Edebé. No entanto foi com A Sombra do Vento que ficou realmente conhecido, tendo esta obra sido traduzida em mais de trinta idiomas e publicada em cerca de 45 países. Foi finalista dos prémios literários espanhóis Fernando Lara em 2001 e Llibreter em 2002 e venceu o Prémio Correntes d’Escritas em 2006. Faleceu a 19 de Junho de 2020 em Los Angeles, vitima de cancro.

Em A Sombra do Vento conhecemos Daniel, um adolescente órfão de mãe que trabalha com o pai numa pequena livraria. Certa noite o pai leva-o e mostra-lhe um local secreto: o cemitério dos livros esquecidos. Daniel é então autorizado a levar um dos livros daquele lugar e escolhe A Sombra do Vento de Julian Carax. Mas muitos mistérios cercam aquele livro e aos poucos Daniel vê-se envolvido uma teia de mentiras e descobertas.

É difícil decidir por onde começar a falar sobre A Sombra do Vento. É uma história complexa, que além de nos envolver no mundo mágico dos livros também fala de outros temas bastante polémicos. É uma história bem construída com uma reviravolta chocante embora esperada, uma história que agarra o leitor até ao fim.

As personagens são carismáticas e complexas, humanas, com tudo o que isso tem de bom e mau. Algumas dão-nos arrepios, outras  dão-nos vontade de as abanar e gritar-lhes aos ouvidos “Não faças isso!”, outras gostávamos de poder proteger. Todas têm uma história bem construída e estão longe da perfeição, o que só as torna mais reais. A história tem imensas nuances e pormenores interessantes, e admito que quando comecei a ler estava muito longe de imaginar que a história iria ser o que foi. É sem dúvida um livro marcante e envolvente, com um toque de fantástico.

Um livro memorável! 5*

Muito recomendado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s