Lançamentos literários debaixo de olho [Julho 2020]

Os Vivos e os Outros – José Eduardo Agualusa

Wook.pt - Os Vivos e os OutrosLivro

Para onde vamos depois do fim? Talvez para uma pequena ilha, pois, como diz uma das personagens deste romance, «depois que o mundo acabar, recomeçará nas ilhas». Daniel Benchimol, personagem de A Sociedade dos Sonhadores Involuntários e Teoria Geral do Esquecimento, regressa logo na primeira página do novo livro de Agualusa. O cenário é o da beleza única e mágica da Ilha de Moçambique – onde decorre um festival literário que reúne três dezenas de escritores africanos que, na sequência de uma violentíssima tempestade no continente (e de um evento muito mais trágico, que só depois se revelará), permanecerão totalmente isolados durante sete dias. Mas a história leva-nos mais longe: a uma série de estranhos e misteriosos acontecimentos, que colocam em causa a fronteira entre realidade e ficção, passado e futuro, a vida e a morte, e inquietam os escritores e a população local.

 

O Mapa do Coração – Susan Wiggs

Wook.pt - O Mapa do CoraçãoLivro

Camille Adams enviuvara por causa de uma grande tragédia, mas conseguira seguir em frente com a sua vida numa cidade tranquila da costa com a sua filha adolescente, Julie. A chegada de uma encomenda misteriosa abriu a porta para os segredos antigos da sua família. Camille, Julie e o pai de Camille viajaram para a vila francesa onde ele passara a infância e isso despertou lembranças inesperadas que os transportaram para os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial. E, no campo provençal lindo, descobriram uma história surpreendente. Embora a Provença lhes proporcionasse respostas sobre o passado, também era a chave do futuro de Camille. Na sua caminhada, conheceu um ex-oficial da marinha que voltou a despertar a sua paixão, uma paixão que ela não esperava voltar a sentir.

 

O Lado Perverso de Kai – Estelle Maskame

Wook.pt - O Lado Perverso de KaiLivro

Vanessa não acredita em relacionamentos sérios. Na verdade, já não acredita em nenhum tipo de relacionamento. Quando decide terminar a sua ligação fortuita com Harrison, é vítima de uma ultrajante traição – por despeito, ele divulga entre os seus amigos um vídeo que expõe momento íntimos vividos entre ambos e que acaba por ser objeto de comentários jocosos em toda a escola. Vanessa decide vingar-se, com a ajuda de Kai, um novo aluno, misterioso e sedutor, que odeia Harrison. o que poderá acontecer com este plano de vingança? Uma história a não perder sobre mágoa, perdão, confiança e vulnerabilidade – e sobre a inebriante sensação de felicidade com que a paixão nos invade.

 

Não Fales Com Estranhos – Harlan Coben

Wook.pt - Não Fales com EstranhosLivro

Um segredo destrói a vida perfeita de um homem e coloca-o em rota de colisão com uma conspiração impiedosa neste novo e empolgante thriller de Harlan Coben. Um desconhecido aparece subitamente – talvez num bar, num parque de estacionamento, numa loja. Ninguém o conhece. Os seus motivos são pouco claros. o que diz é convincente. Murmura algumas palavras ao seu ouvido e desaparece, deixando-o a tentar reconstituir os pedaços de um mundo desfeito. Adam Price tem muito a perder: um casamento feliz, uma mulher bela, dois filhos encantadores, e todos os ardis do Sonho Americano: uma casa espaçosa, um bom emprego, uma vida aparentemente perfeita. De repente, surge aquele estranho que lhe revela um segredo devastador sobre Corinne, a sua mulher. Adam decide confrontá-la e a miragem da perfeição desaparece como se esta nunca tivesse existido. De um momento para o outro, ele vê-se enredado numa trama bem mais sinistra que a dolorosa desilusão causada por Corinne e apercebe-se então de que, se não agir habilmente, a conspiração de que é alvo não só arruinará vidas – acabará com elas.

 

Meia-Noite em Chernobyl – Adam Higginbotham

Wook.pt - Meia-Noite em ChernobylLivro

O dia 25 de abril de 1986 foi um ponto de viragem na História. O acidente em Chernobyl não mudou apenas a nossa perceção da energia nuclear, mas também o conhecimento da delicada ecologia do planeta. Chernobyl foi igualmente importante na destruição da URSS e, como tal, na vitória dos Estados Unidos na Guerra Fria. Para Moscovo, foi um desastre político e financeiro – provocando a bancarrota de uma economia já vacilante -, mas também ambiental e científico. Esta é a história nunca contada dos eventos que começaram no centro de controlo do reactor 4 da central nuclear de Chernobyl. Depois de centenas de entrevistas, consultas de cartas, memórias inéditas e documentos só agora tornados públicos, Adam Higginbotham revela-nos os acontecimentos dramáticos daquela noite através dos olhos dos homens e mulheres que os testemunharam em primeira mão e que enfrentaram um inimigo aterrador e invisível. Meia-Noite em Chernobyl, uma obra amplamente premiada e que inspirou a série de sucesso da HBO, mostra-nos não só as dificuldades épicas de um império a morrer, mas também o heroísmo individual e desesperado num ,momento transformador da História.

 

Os Guardiões – John Grisham

Wook.pt - Os GuardiõesLivro

Na pequena cidade de Seabrook, no norte da Florida, um jovem advogado chamado Keith Russo foi morto à queima-roupa no seu gabinete. Era tarde e estava sentado à secretária a trabalhar. O assassino não deixou pistas. Não havia testemunhas, nenhum suspeito, ninguém com um motivo. A polícia depressa se focou em Quincy Miller, um jovem negro que tinha sido cliente de Russo. Quincy foi preso, condenado e enviado para a prisão. Durante vinte e dois anos ali definhou sem advogado. Mas depois escreveu uma carta ao Ministério dos Guardiões, um pequeno grupo fundado por um advogado/pastor protestante chamado Cullen Post. O Ministério lida apenas com alguns casos de inocência de cada vez, e Post é o seu único inves- tigador. Desloca-se pelo Sul a lutar contra condenações injustas e tomando nas mãos casos em que mais ninguém toca. Com Quincy Miller, porém, consegue muito mais do que esperava. Keith Russo foi assassinado por gente implacável que não quer que Quincy seja libertado.

 

Uma Ida ao Motel – Bruno Vieira Amaral

Wook.pt - Uma Ida ao Motel Livro

O mundo em redor de Lisboa, a Margem Sul, as famílias dos bairros suburbanos, as personagens que encontramos todos os dias – e que escondem os seus dramas, revelados neste livro. Para compor o mosaico das suas personagens, Bruno Vieira Amaral não recorre à literatura e à sua solenidade, mas aos bairros onde viveu e que fazem já parte do universo dos seus romances, As Primeiras Coisas e Hoje Estarás Comigo no Paraíso. São pessoas perdidas, com vidas amargas que raramente aparecem nas páginas dos jornais a não ser para ocuparem espaço nas secções de crime ou das tragédias familiares: mulheres e homens que conhecem a pobreza, os transportes suburbanos, os sonhos que nunca se realizam, as famílias desfeitas, os amores impossíveis – e os desejos sem nome. Há as mulheres desprezadas por maridos cruéis ou apenas distraídos, as avós guerreiras, os suicidas previsíveis, os pobres que resistem às adversidades, os adolescentes negros dos bairros da Margem Sul, prostitutas, doentes sem companhia. E uma ironia que festeja a salvação iminente, o espírito de combate, a luz do dia.

 

Olive Kitteridge – Elizabeth Strout

Wook.pt - Olive KitteridgeLivro

Em Crosby, uma pacata povoação costeira no Maine, todos conhecem Olive Kitteridge, a temível professora de Matemática do liceu, agora reformada, e Henry, o seu marido, farmacêutico gentil. E talvez não haja ninguém que conheça tão bem quanto Olive os segredos e os dramas dos habitantes da vila: o desespero de um exaluno que perdeu a vontade de viver; uma pianista alcoólica vítima de uma mãe castradora; uma mãe destroçada pelo crime hediondo do filho; um homem que descobre a ferocidade e as consequências do amor; e a solidão da própria família de Olive, à mercê dos seus caprichos. Lamentando os ventos de mudança que varrem a sua vila e o mundo, sempre pronta a apontar um dedo crítico, Olive nem sempre dedica aos que a rodeiam a sensibilidade ou tolerância que mereceriam. Mas à medida que todas estas vidas se vão entrelaçando, Olive começa a conhecer-se melhor e a compaixão – pelos outros e por si própria – ganha terreno ao preconceito. Nas mãos de Elizabeth Strout – autora elogiada pelo olhar clínico sobre a condição humana – a sonolenta vila esquecida na margem do Atlântico torna-se o mundo inteiro, e os seus habitantes somos todos nós, enredados no drama e no milagre diários da vida, com os seus conflitos, tragédias, alegrias – e a coragem que viver sempre exige.

 

A Casa Alemã – Annette Hess

Wook.pt - A Casa AlemãLivro

No final da guerra, Frankfurt era uma ruína fumegante, severamente castigada pelos bombardeamentos aliados. Passados vinte anos as antigas ruas esburacadas da cidade deram lugar a novas e arejadas avenidas. As lojas modernas ocupam os espaços outrora atulhados de escombros. Para Eva Bruhn, de 24 anos, a Segunda Guerra Mundial não passa de uma recordação nublosa da infância. Com o noivo Jürgen Schoorman sonha iniciar uma nova etapa na sua vida. Porém, tudo muda quando, no julgamento dos responsáveis pelo campo de concentração de Auschwitz, um investigador americano, David Miller, a contrata para traduzir as entrevistas das vítimas. Os pais de Eva, donos do restaurante que dá título ao livro, opõem-se a este trabalho mas a sua curiosidade insaciável leva-a a aceitar o desafio. Enquanto ouve os depoimentos, não pode deixar de pensar na sua família. Porque é que os pais nunca falam do tempo da guerra? E porque é que o seu noivo rejeita ser confrontado com o passado? Uma história apaixonante, baseada em factos reais, pela voz de uma jovem tradutora alemã que, ao ouvir os horrores impensáveis de Auschwitz, se confronta com a história da sua família e do seu país.

 

A Rapariga Fatal – Leslie Wolfe

Wook.pt - A Rapariga FatalLivro

O seu rosto bonito, sereno e imóvel, apoiado sobre o braço. O seu cabelo longo e luxuriante, ondulando suavemente na brisa noturna. Os seus olhos semicerrados e um ténue sorriso nos lábios pálidos, como se acolhesse um amante invisível. Quando o corpo de uma jovem é encontrado no jardim da sua própria casa, uma semana após o seu desaparecimento, as provas levam os investigadores a uma conclusão assustadora: ela não é a primeira vítima de um assassino em série que até então agira nas sombras. E, definitivamente, não será a última. A agente especial do FBI Tess Winnett junta-se aos detetives locais em busca de respostas na intrigante investigação. O agressor deixa atrás de si uma série de indícios, mas nenhuma pista viável. Quando outro corpo é encontrado, a busca intensifica-se, fazendo emergir a invulgar imagem de marca do assassino. Ele gosta de perseguir as suas vítimas antes de sequestrá-las.Ele gosta de lhes oferecer um vislumbre do que está para chegar. Um presságio do futuro sem retorno.

 

A Minha Querida Rose Gold – Stephanie Wrobel

Wook.pt - A Minha Querida Rose GoldLivro

Durante os primeiros dezoito anos da sua vida, Rose Gold acreditou que estava muito doente. Era alérgica a tudo, usava uma cadeira de rodas e vivia praticamente no hospital. Os vizinhos faziam o que podiam para ajudar. Organizavam angariações de fundos, ofereciam consolo, mas, por mais médicos que consultasse, exames e cirurgias que fizesse, ninguém conseguia perceber o que se passava com ela. Acontece que afinal Patty, a mãe de Rose, é uma exímia mentirosa. Depois de cumprir cinco anos de prisão, Patty não tem para onde ir e pede à filha que a receba em sua casa. A comunidade fica chocada quando Rose Gold aceita. Patty insiste que a única coisa que quer é a reconciliação. Garante que perdoou Rose por a ter denunciado e testemunhado contra ela em tribunal. Mas Rose Gold conhece a mãe, Patty Watts acerta sempre as suas contas. Infelizmente para Patty, Rose Gold já não é a sua débil e querida menina e esperou muito tempo pelo regresso da mãe a casa…

 

Uma Luz na Escuridão – Sharon Cameron

Wook.pt - Uma Luz na EscuridãoLivro

Corre o ano de 1943 e há quatro anos que Stefania, de dezasseis anos, trabalha na mercearia da família Diamant, em Przemsyl, na Polónia, conquistando a vida e corações desta família. Até fez uma promessa a um dos filhos, Izio – um noivado que têm de manter em segredo, pois ela é católica e os Diamant são judeus. Mas tudo muda quando o exército alemão invade Przemsyl. Os Diamant são obrigados a fugir para o gueto e Stefania fica sozinha na cidade ocupada. É a única que poderá cuidar de Helena, a sua irmã de seis anos. Quando lhe batem à porta é Max, o irmão de Izio, que saltou de um comboio que seguia para um campo de morte. Stefania e Helena tomam então uma decisão extraordinária: esconder Max e, mais tarde, outros doze judeus.
Só lhes resta esperar, todos os dias, pelo bater à porta que significará a sua sentença de morte. Quando por fim batem, são dois oficiais nazis, que requisitam a casa de Stefania para o exército alemão. Com dois nazis no rés do chão, treze judeus no sótão e a irmã a seu lado, Stefania tem mais uma escolha difícil a fazer.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s