Agora somos um blog sem parcerias

Não sei se todos os que por aqui passam sabem como funciona isto de ser blogger. Provavelmente não. Por isso, vou começar a explicar isto pelo princípio (sim, foi bastante redundante).

Há muitas razões para criar um blog e algumas maneiras de ele nos dar algo em troca.

Na grande maioria das vezes, o criador quer mesmo conseguir alcançar algumas parcerias com marcas, ser remunerado por isso ou receber produtos de graça para os divulgar. Os blogs podem também ser monetizados através de anúncios (o criador recebe um valor X por cada vez que alguém carrega no anúncio) ou permitir rendimentos através de afiliados (recebe-se uma pequena percentagem do valor das vendas feitas através do blog).

Em blogs literários, como o meu, é muito frequente existirem parcerias com editoras. Eu, até agora, tinha algumas e de quando em vez lá recebia um livro de graça para ler e divulgar.

Agora já não tenho, porque, a meu pedido, as cancelei. E porque faria eu isso, perguntam vocês, quando é algo “tão bom” e que “toda a gente quer”?

Bem, por vários motivos. Primeiro, porque leio por prazer e quero ter a liberdade de escolher o que vou ler, quando e como. Ao receber um livro por parceria temos, claro, de o ler e divulgar. E vamos ser sinceros, nem sempre os livros que nos enviam são o nosso género de leituras. Calha mal falarmos mal de um livro que nos enviaram de graça para divulgar, por uma parceria assumida por ambas as partes. Costumo falar menos bem sobre livros recebidos quando não gosto muito deles e admito, não é uma boa sensação.

Claro que também se recebem livros óptimos. Mas é sempre um risco.

Em segundo lugar, porque sou bibliotecária e uma verdadeira amante dos livros. O meu principal objectivo quando criei este blog não era receber livros de graça, mas sim falar das minhas leituras, divulgar os livros que considero bons, pôr pessoas a ler. Acho, sinceramente, que se puser uma pessoa que seja a ler um livro que de outra forma não iria ler, então todo o trabalho que tenho por aqui já valeu a pena. Talvez seja um pouco idealista, mas sou assim.

É, também, uma questão de ética e profissional. Ser bibliotecária é algo que tem um imenso peso na minha vida e esta coisa de receber livros e divulgá-los concordando ou não com o que eles dizem não me parece que encaixe, de forma nenhuma, com a minha profissão.

Por último mas não menos importante, quero que os leitores deste blog possam sentir que as minhas opiniões e recomendações são credíveis e baseadas na minha opinião real, enquanto leitora e profissional. Nunca, mas nunca, baseadas em trocas comerciais.

Da mesma forma, também não monetizo o blog através de anúncios. Os que aparecem (sim, eu sei que aparecem) é mesmo porque não sei como os tirar. (Se souberem estão à vontade para me ensinar, adorava!)

Portanto, a partir de agora, a única forma de retorno que tenho no blog é o programa de afiliados. Ao fazerem as vossas compras através do meu  link de afiliada eu ganho  uma  pequena  percentagem  do  valor  que pagam, sem que tenham de pagar mais por isso. Essa percentagem só pode ser gasta na própria livraria, na compra de mais livros.  É uma forma  de apoiarem  o blog  e o meu  trabalho  por  aqui,  e eu  fico-vos  muito grata.

link de afiliada

6 comments

  1. Por acaso as parcerias nos Blogs e restantes redes sociais deixam-me um pouco reticente… Precisamente pelos pontos que falaste. Para mim custa-me muito ter de divulgar um produto com o qual não me identifico… é dificil. Mas gostei muito da tua sinceridade e admiro a tua coragem!

    Tudo de bom! Um beijinho *

    http://by-pattyy.blogspot.com/

    Liked by 1 person

  2. Eu entendo muito bem esse sentimento e concordo plenamente com o que proferes.

    Como sabes, tenho o blog há muitos anos e passei por diversas fazes.

    Quando o iniciei, isso dos blogs era algo muito embrionário e havia poucos. Na altura pretendi fazer algo onde pudesse expressar as minha opiniões literárias. Ao longo do tempo, consegui fazer crescer o blog ao ponto de ser convidado por algumas editoras para mesas de debate com público (recordo-me, em 2009 ou 2010, o meu blog ter sido eleito o 2º melhor blogue na vertente literária.) e, a partir daí, veio essas parcerias onde a recepção de livros era tão elevada que cheguei a juntar mais de 100 livros para ler e escrever uma opinião.

    Um dia, depois de tanta pressão e onde estava a perder a minha liberdade, mandei tudo às malvas e acabei com tudo.

    Mas queres saber algo que fui constatando a partir daí?

    Comecei a ter menos visitas.

    Estranho, não é?

    Pelo contrário, percebi que a maioria das pessoas pretendia mesmo ler sobre essas parcerias, passatempos, etc.

    Ou seja, percebi e actualmente isso é perceptivel nos “maiores” blogues nacionais e internacionais, que o que as pessoas procuraram é algo que aborde generalidades de massas. Assuntos que interesse às massas. Minorias não dão visibilidade.

    Não sei se me estou a fazer entender, mas respeito a tua decisão, até porque eu também a tomei há vários anos.

    Liked by 1 person

      • Percebo perfeitamente a decisão, eu já rejeitei algumas parcerias no meu blog porque quero continuar a ler apenas por prazer e não por obrigação. Para obrigação já me basta a vida laboral, LOL.

        No entanto sinto o mesmo, que ao não ter esses passatempos e “publicidade” a editoras e livros acabo por ter menos visitas. Um preço que não me importo de pagar.

        Boas Leituras!

        Liked by 1 person

  3. Tenho opinião semelhante a sua. Tanto é verdade que escrevi varias postagens sobre esse tema em meu blog, no “Livros e Opinião”. Nada melhor do que termos liberdade para lermos o que quisermos e principalmente liberdade para expressar o nosso ponto de vista sobre determinadas obras literárias. Temos que ser honestos com as pessoas que acompanham e seguem os nossos blogs. Parabéns!!

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s