Hoje viemos puxar a brasa à nossa sardinha. Já frequentam a biblioteca da vossa zona? Se não, porquê? Há quem ache que as bibliotecas estão ultrapassadas e ficam ali às moscas, mas a verdade passa muito longe disso!
Hoje, viemos contar-vos dez vantagens de frequentar uma biblioteca pública! Querem saber quais são?
1.
Livros, livros e mais livros…de graça
Já pensou ter a possibilidade de entrar num lugar cheio de livros, de todos os géneros possíveis e poder levar todos os que quiser para casa… de graça? Pois é, isso é possível graças às bibliotecas! Lá pode ler tudo o que quiser, sem gastar um tostão. Mas se este ainda não é argumento suficiente para si, temos mais…
2.
Leituras que não ocupam espaço
Quem nunca olhou para a sua casa e pensou “Tenho coisas a mais”? Pois é, somos humanos e grande parte de nós tem uma certa tendência para acumular. Compramos livros que só lemos uma vez, ficam na estante a acumular pó e ocupar espaço e nunca mais são lidos. Depois, é só trabalho: limpar, destralhar…
Já com os livros da biblioteca, isso não acontece. Vai lá buscar, depois devolve e nem precisa de se preocupar em arrumá-los de novo na estante! Prático ou não?
3.
Variedade
De novo, nas bibliotecas há de tudo, para todos os gostos. Ficcção, não ficção e muitas vezes até CD’s e DVD’s. Com tanta opção dificilmente vai sair de lá de mãos vazias por não ter gostado de nada. Com tanta variedade o mais difícil pode ser mesmo escolher!
4.
Livros esgotados
Quem é um leitor assíduo certamente vai entender este ponto. De certeza que já lhe aconteceu ouvir falar de um livro, decidir lê-lo e então…descobrir que está esgotado. Nesse caso, não perca as esperanças! Há uma grande possibilidade de ele existir na biblioteca mais perto de si, principalmente se for uma biblioteca de depósito legal. Se não existir pode sempre fazer a sugestão de aquisição ou, então, perguntar se fazem empréstimo inter-bibliotecas.
5.
Criar novos leitores
Quer que o seu filho se torne um leitor mas não sabe como aliciá-lo para tal? Bem, comece por pôr-lhe livros nas mãos. E por levá-lo à biblioteca. Conviver com os livros de perto, desmistificá-los, conhecer e conviver com outros leitores é, sem dúvida, uma grande ajuda para desenvolver o interesse da criança pela leitura.
6.
Estudar sem distracções
Todos nós sabemos a importância e a dificuldade de nos concentrarmos no estudo, independentemente da idade do estudante. Em casa estamos constantemente cercados de distracções e interrupções. A família sempre a interromper, os animais, a televisão, o frigorífico… tudo serve de argumento para mais uma pausa. Na biblioteca a concentração é, na maioria das vezes, muito mais fácil.
7.
Não são só livros
Pois é, ao contrário do que muita gente pensa as bibliotecas não são só livros. Também há CD’s, DVD’s e o principal… actividades! Claro que varia de biblioteca para biblioteca, mas já é raro ver alguma que não tenha mais alguma coisa. Horas do conto, aulas de informática, grupos de leitura, serões de poesia, oficinas de trabalhos artesanais… as possibilidades são imensas! Já conhece a oferta da biblioteca da sua zona?
8.
Conhecer novas pessoas
As bibliotecas são por vezes definidas como “a sala de estar da comunidade”. Se pensarmos bem nisso, é uma designação interessante. Lá pode conhecer pessoas de todas as classes, idades e raças. Pode encontrar outras pessoas que tenham gostos semelhantes aos seus, falar dos livros que gosta com pessoas que o compreendem, e aprender enquanto trava amizades.
9.
Passear, sem gastar
Muitas pessoas resolvem aproveitar o domingo e ir passear para um centro comercial, mas vamos falar a sério. Além de pouco interessante, acabamos sempre por gastar dinheiro. Quer um programa de domingo para a sua família que seja interessante, ajude a criar laços, possa fazer de Verão ou de Inverno e seja de graça? Fácil, vá à biblioteca. Transforme isso numa rotina e vai ver
10.
Novas experiências
Seja a oportunidade de conhecer novas pessoas, de ler livros que normalmente não leria se tivesse de os comprar ou de experimentar a fazer algo que nunca fez antes. As bibliotecas são óptimas para nos por a pensar – e a executar – fora da caixa. Vamos fazer algo novo?