Cinco dicas para trabalhar em casa

O Covid-19 fez com que muitos de nós fossemos obrigados a trabalhar em casa. Mesmo que de início isso nem parecesse nada de especial, a verdade é que é uma mudança drástica na rotina da maior parte da população. Agora que já sabemos que trabalhar em casa não é tão fácil como parece, vamos a algumas dicas?

 

Escolha um bom local

Resultado de imagem para mesa trabalho

O sofá não é um bom local, por motivos óbvios. A mesa da cozinha ou a mesa onde faz as refeições também não, pois vai acabar por ver-se obrigado a “levantar acampamento” várias vezes ao longo do dia, e isso vai diminuir a sua produtividade. Se tiver um escritório em casa é o melhor, mas sabemos que muitas pessoas não têm. Nesse caso procure um local confortável mas não demasiado confortável ou vai acabar por ceder à preguiça. E onde existam menos hipóteses de interrupções. O local onde exista menos circulação de pessoas e onde não incomode as movimentações dos ses familiares.

 

Mantenha a sua rotina normal

Resultado de imagem para despertador

Levante-se à mesma hora, vista-se com roupa que não seja roupa de “andar por casa”, faça o que costuma fazer e manhã e comece a trabalhar à hora em que começaria nos dias normais. Da mesma forma, lembre-se de fazer as mesmas pausas que costumava fazer e de parar de trabalhar à hora do costume. É muito importante manter a rotina habitual, para não ceder a extremos: preguiçar e baixar a produtividade ou trabalhar em excesso e acabar à beira e um esgotamento. Mantenha a sua rotina.

Evite distracções

Resultado de imagem para tv

Trabalhar de TV ligada parece aliciante? Pois parece, mas é uma grande distracção que vai prejudicar muito mais do que pensa o seu trabalho. Tal como ter o telemóvel à mão e ir “só” espreitar um minutinho as redes sociais. Não faça isso! Quando estiver a trabalhar, esteja mesmo a trabalhar, sem ter distracções à volta que não teria normalmente. Da mesma forma é preciso que quem está consigo também perceba que você está a trabalhar, e evite interromper por tudo e por nada.

Cuidado com os petiscos

Resultado de imagem para lanche

Estamos muito mais perto do frigorífico agora, não é? Pois evite estar sempre a ir buscar “só um lanchinho”, pela sua produtividade e pela sua saúde. Este é um daqueles pecados de que se pode arrepender muito no fim da quarentena.

 

Não preguice só porque ninguém está a ver

Resultado de imagem para cafe

“Vou só pôr a máquina a lavar”, “vou só espreitar as noticias”, “vou só fazer um lanchinho”. Não e não. Não se ponha a preguiçar constantemente só porque ninguém está a ver. Não se esqueça, está em horário de trabalho e há trabalho para fazer! Não faça em casa coisas que não faria no seu trabalho.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s