Vamos Falar Sobre a Homossexualidade [Sugestões de Livros Sobre Temas Difíceis]

Celebra-se a 17 de Maio o Dia Internacional Contra a Homofobia. A data foi escolhida lembrando da exclusão da Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde da Organização Mundial da Saúde em 17 de maio de 1990.

A homossexualidade é um tema cada vez mais na ordem do dia mas é, ainda agora, um tema difícil, tabu, com que muitas pessoas ainda não se sentem à vontade.

Um bom livro, por outro lado, é sempre uma boa forma de desmitificar preconceitos e de começar conversas. Por isso hoje trazemos alguns livros sobre esta temática tão actual.

Já falei de várias destas obras aqui no blog, mas nunca é demais recordar uma boa história, não é verdade?

Esperamos poder ajudar!

 

Chama-me Pelo Teu Nome – André Aciman

Wook.pt - Chama-Me pelo Teu Nome

Já deu origem a um filme que foi nomeado para diversos prémios e tem sido um dos maiores sucessos LGBT dos últimos tempos. Aqui conhecemos dois rapazes que se apaixonam na Riviera francesa, num verão quente. É um livro com um bom toque de erotismo, portanto não é para qualquer um, mas ainda assim é um livro lindo e muito bem escrito.

O Coração de Simon Contra o Mundo – Becki Abertalli

Wook.pt - O coração de Simon contra o mundoSimon Spier tem 16 anos e os únicos momentos em que se sente ele próprio são vividos atrás do computador.
Quando Simon se esquece de desligar a sessão no computador da escola e os seus emails pessoais ficam expostos a um dos colegas, este ameaça revelar os seus segredos diante de toda a escola.
Simon vê-se, assim, obrigado a enfrentar as suas emoções e a assumir quem verdadeiramente é perante o mundo inteiro.

 

Wook.pt - Teresa e Isabel

Teresa e Isabel – Violette Leduc

Teresa e Isabel são pouco mais que crianças quando, no colégio interno onde estão, se conhecem e se apaixonam. Um amor voraz, devorador, capaz de tudo. Um livro pequeno mas com uma escrita interessa e que ameaça devorar o leitor a qualquer momento.

 

 Se Eu Fosse Tua – Meredith Russo

Wook.pt - Se Eu Fosse Tua

Só porque tens um passado, não quer dizer que não possas ter um futuro.  Mudar de escola no último ano e ser a miúda nova do liceu nunca é fácil para ninguém.
Amanda Hardy não é excepção: se quiser fazer amigos e sentir-se aceite, terá de baixar as defesas e deixar que os outros se aproximem.
Mas como, quando guarda um segredo tão grande?
Uma história inspiradora e comovente que nos enche o coração e nos ensina que o amor mais verdadeiro e profundo nasce da coragem de sermos nós mesmos.

 

As Horas – Michael Cunningham

Wook.pt - As Horas

Um livro polémico, daquele género de livros que ou se ama ou se odeia. A hisória desenrola-se em três planos diferentes, em três momentos temporais diferentes. Em cada um deles conhecemos uma mulher com os seus próprios problemas, as suas próprias inquietações e melancolias. Um livro que originou um filme vencedor de Globos de Ouro.

Orlando – Virginia Woolf

Wook.pt - Orlando

Esta é a extraordinária história da vida de Orlando, jovem nascido na Inglaterra isabelina. Envolto em riquezas e mesuras, poeta e apaixonado, viaja um dia até à Turquia e acorda sem aviso num imortal corpo feminino cujo percurso acompanharemos por mais de três séculos, até à modernidade. Obra exuberante, repleta de fantasia e de inovação, carta de amor disfarçada de biografia que a autora dedicou à artista Vita Sackville-West, Orlando chegou como uma pedrada no charco ao meio literário britânico em 1928 e conquistou a Virginia Woolf um lugar de protagonismo na história da literatura universal, fixando-a para sempre como uma das autoras centrais dos textos feministas e da reflexão sobre a sexualidade.

Will e Will de John Green e David Levithan

Wook.pt - Will e WillEvanston não fica muito longe de Naperville nos subúrbios de Chicago, mas os jovens Will Grayson e Will Grayson bem que podiam viver em planetas diferentes. Quando o destino os leva à mesma encruzilhada, os Will Graysons veem as suas vidas a sobreporem-se e a seguirem novas e inesperadas direções. Com um empurrão de amigos novos e velhos – incluindo o enorme e enormemente fabuloso Tiny Cooper, jogador ofensivo na equipa de futebol americano da escola e autor de musicais – Will e Will embarcam nas suas respetivas aventuras românticas e na produção épica do musical mais extraordinário da história.

O Azul é Uma Cor Quente – Julie Maroh

O Azul é uma Cor Quente

O livro conta-nos a história de Clementine, uma adolescente de 15 anos que, um dia se cruza na rua com um par de raparigas. Uma delas tem o cabelo pintado de azul e sorri-lhe. A partir desse preciso momento, tudo muda na vida de Clementine: a sua relação com os amigos na escola, a sua relação com a família, as suas prioridades… e sobretudo a sua sexualidade. Esta novela gráfica, que se encontra editada em 15 línguas, incluindo o inglês, espanhol, alemão, italiano e holandês, e que pela sua sensibilidade se tornou um êxito mundial, não deixa ninguém indiferente.

 

A Casa das Escadas – Ruth Rendell

Resultado de imagem para a casa das escadas livro ruth
Neste livro conhecemos Cosette e todos os muitos jovens que entram na sua mansão fascinados pelo sexo, pelas drogas e por aquela vida boémia. É entre esse jovens que estão Bell e Elizabeth, duas mulheres que acabam apaixonadas. Mas aqui, nem tudo é o que parece. Poderá o amor delas resistir?
Esta obra já é antiga e, até onde sei, está esgotada. Mas é uma boa leitura e podem sempre recorrer a um alfarrabista ou à biblioteca da vossa zona. Vale a pena!

 

As Vantagens de Ser Invisivel – Stephen Chbosky

Wook.pt - As Vantagens de Ser Invisível

Charlie tem 15 anos, é timido, introvertidos e não tem amigos. Ainda mal entrou para o 10º ano e já conta os dias que lhe faltam para acabar o secundário. Tudo o que quer é manter-se invisível até lá. Mas não vai conseguir por muito tempo. Quando conhece Sam e o meio-irmão dela, Pat, a vida de Charlie começa rapidamente a transformar-se. Um livro premiado e censurado, que já teve também uma adaptação em filme.

 

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s