Os Livros Proibidos

Foram muitos os livros proibidos ao longo da história da literatura. Alguns, porque iam contra os poderes em vigor, eram censurados. Outros, ofendiam o que vulgarmente se chama de moral e bons costumes. O certo é que muitas vezes era quando se tornava proibido que o livro era mais lido. As pessoas gostam de ler o que lhes dizem para não ler.

Hoje, falamos de alguns livros que já foram proibidos, censurados ou mal falados ao longo da história da humanidade.

 

Madame Bovary – Gustava Flaubert

Publicado pela primeira vez em 1857 Madame Bovary “ofendia a moral e os bons costumes” e satirizava a burguesia ao narrar a vida entediante de Ema Bovary e das pessoas ao seu redor. O autor chegou a ser julgado na época, acusado de criar uma personagem ofensiva. Causou polémica devido aos temas abordados e à linguagem ousada e nós já falamos dele aqui.

 

Os Miseráveis e Nossa Senhora de Paris – Victor Hugo

Resultado de imagem para livro os miseraveis

Pois é, estas duas histórias, que a nós nos parecem tão maravilhosas hoje em dia, também já foram perseguidas. O motivo? Eram consideradas sensuais e denunciavam a desigualdade social. Os Miseráveis retrata o governo como opressor revela a miséria da sociedade da época enquanto que Nossa Senhora de Paris mostra o deformado Quasímodo a ser julgado pela aparência.

 

1984 – George Orwell

Wook.pt - 1984

Quando 1984 foi publicado, em 1948, estava-se em plena Guerra Fria. Os EUA consideraram a obra pró-comunismo e censuraram-na. Na União Soviética, por outro lado, foi banida por ir contra o regime de Estaline.
1984 oferece hoje uma descrição quase realista do vastíssimo sistema de fiscalização em que passaram a assentar as democracias capitalistas. A electrónica permite, pela primeira vez na história da humanidade, reunir nos mesmos instrumentos e nos mesmos gestos o trabalho e a fiscalização exercida sobre o trabalhador. O Big Brother já não é uma figura de estilo – converteu-se numa vulgaridade quotidiana. Um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura como sugestão de leitura para o ensino secundário.

 

Antologia de Poesia Erótica e Satírica – Natália Correia

Wook.pt - Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica

O título diz tudo. Esta antologia causou controvérsia devido ao seu cariz sexual. O livro chegou mesmo a ser apreendido e julgado em Tribunal Plenário como “ofensivo ao pudor geral, à decência e à moralidade pública e dos bons costumes”.
E sabem que mais? Esta obra estava esgotada, mas foi reeditada já em Abril de 2019!

 

Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley

Admiravel-Mundo-Novo

Admirável Mundo Novo fala-nos sobre a desumanização dos seres humanos. Na distopia descrita no livro, o Homem foi subjugado pelas suas invenções e a ciência e a tecnologia tornaram-se os seus amos. Todos são eternamente vigiados e a felicidade só existe graças a uma pílula. A obra foi banida das bibliotecas americanas por “incentivar o uso de drogas e a promiscuidade sexual”.

 

Lolita – Vladimir Nabokov

Wook.pt - Lolita

A obra conta-nos a história de Lolita e do seu padrasto, pedófilo. Já falei dela no blog várias vezes e é fácil perceber porque foi censurado. É um livro pesado, sobre pedofilia, com diversas obscenidades. Quando foi publicado, em 1955, recebeu duras criticas e chegou a ser retirado do mercado em diversos países, como França, Inglaterra, Nova Zelândia ou Argentina.

 

Os Bichos – Miguel Torga

Bichos

Este já não é tão fácil perceber porque foi censurado. Os bichos é um conjunto de contos, lindos, do autor português Miguel Torga. Miguel era tido como comunista pela ditadura Salazarista e foi esse o motivo da proibição. Chegou a enviar uma cópia da sua obra ao chefe de estado, numa tentativa de alterar a decisão, mas sem resultado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s