Resumo de Leituras [Março de 2019]

Guadalupe – Angelica Freitas e Odyr

Imagem relacionada

O trabalho de Guadalupe é conduzir a velha carrinha de Minerva, o seu tio travesti, pelas estradas do México, para arrematar as bibliotecas pessoais dos falecidos às famílias enlutadas. O símbolo da livraria é uma coruja, mas o trabalho que fazem é de abutre. É então que Elvira, avó de Guadalupe, uma velhota destemida que gostava de andar de mota, morre num acidente. O seu desejo era ser enterrada em Oaxaca, mas a família não tem dinheiro para transladar o corpo. Por isso Guadalupe resolve empreender ela mesma a macabra viagem até Oaxaca, na Livraria de Minerva. Uma boa primeira experiência com a banda desenhada, sem dúvida. Um livro muito interessante.

 

Sapiens: História Breve da Humanidade – Yuval Noah HarariResultado de imagem para sapiens pt

O Sapiens foi um sucesso de vendas em todo o lado. Em Portugal, no fim de 2018, já se tinham vendido mais de 46 mil exemplares. E com razão! Este livro dá ao leitor uma nova compreensão do mundo, da história e até de si próprio. E consegue fazê-lo sempre de forma simples, compreensível para qualquer um, e com uma boa dose de humor aqui e acolá. Um dos melhores e mais instrutivos livros que li nos últimos tempos. Não é algo que se leia do pé para a mão, mas vale muito a pena.

 

 

Do Amor e Outros Demónios – Gabriel Garcia Márquez

Resultado de imagem para do amor e outros demônios

Em Do Amor e Outros Demónios ficamos a conhecer a história de Sierva Maria. Filha de uma mãe que a odeia e com um pai que lhe começa a dar valor muito tarde, Sierva cresce no meio dos escravos e é lá que se sente bem. Aprende a sua religião, as suas línguas, as suas canções, os seus costumes…
Quando, ao fazer 12 anos, é mordida por um cão de rua, o espectro da raiva muda por completo a sua vida. Apesar de nunca apresentar realmente sintomas da doença, o medo de todos paira à sua volta e as voltas são tanta que Sierva acaba internada num convento para ser exorcizada. É então que o padre Delaura entra em cena… Uma história linda, dolorosa e repleta de amor e demónios…

 

A Rainha Vermelha – Philippa Gregory

Resultado de imagem para a rainha vermelha pt

Em A Rainha Vermelha conhecemos a história de Margarida de Lencastre. Margarida queria ser freira mas não lhe é permitido; casa-se aos 12 anos, torna-se mãe aos 13 e rapidamente enviúva, voltando a casar com um homem bem mais velho. Mas Margarida tem ambições desmedidas e acaba por decidir que o seu filho há-de ser o rei de Inglaterra, custe o que custar. Uma escrita magnifica com uma personagem principal que não é nada de especial mas numa obra que compensa pela história excelente. Quem sabe seja Philippa a despertar-me o interesse pelos romances históricos…

 

 

Desperdício Zero – Bea Johson

Resultado de imagem para desperdicio zero

Um livro mais denso do que eu esperava, com muito mais conteúdos e dicas do que seria de supôr. Uma verdadeira enciclopédia, daquelas que devemos ter em casa para consultar em caso de dúvidas. Não acho que seja um livro capaz de salvar o planeta, mas sem dúvida pode ajudar-nos a diminuir o nosso desperdício e, consequentemente, a ajudar a Terra e o meio ambiente. Recomendado!

 

Fica Comigo – Ayòbámi AdébáyòResultado de imagem para fica comigo ayobami pt

Fica comigo é a história de Yejide e Akin, um casal nigeriano que não consegue ter filhos. Profundamente apaixonados, a relação é afectada quando Funmi entra na história, a nova mulher que a família de Akin arranja para ele, para que ele tenha descendência. A história começa verdadeiramente com a entrada dessa nova personagem, mas está longe de rodar em torno disso. Até onde pode ir um casal para concretizar o seu desejo mais profundo? Poderá uma relação sobreviver a isso, por mais forte que seja?  Um livro que não estava nos meus planos mas que me agarrou deste o primeiro momento e que eu não consegui largar até terminar. Uma leitura fluída, saborosa e sem dúvida uma das minhas preferidas este mês.

 

 

Desaparecidos – Caroline Eriksson

Wook.pt - Desaparecidos

Neste livro conhecemos a história de Greta. Greta faz uma viagem de barco com o marido Alex e a filha pequena Smilla, mas eles subitamente desaparecem enquanto ela dorme. Quando vai à esquadra participar o desaparecimento, dizem que não é casada nem nunca teve filhos. Afinal, quem está a dizer a verdade?
Um mau livro, uma história mirabolante e pouco credível. Sem dúvida o pior do mês.

 

2 comments

  1. Destes só li ” a rainha vermelha” e fiquei a achar que a moça sofria de esquizofrenia ou algo parecido. 😡
    Obrigada pelo convite para participar da rubrica “os livros da minha vida” manda-me as perguntas para o email por favor.

    Liked by 1 person

    • Olá! Não há perguntas, a ideia é cada um falar da sua relação com a literatura, contar um pouco da sua história e mostrar os seus livros preferidos, livremente 😉

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s