Guadalupe – Angelica Freitas e Odyr

1

O trabalho de Guadalupe é conduzir a velha carrinha de Minerva, o seu tio travesti, pelas estradas do México, para arrematar as bibliotecas pessoais dos falecidos às famílias enlutadas. O símbolo da livraria é uma coruja, mas o trabalho que fazem é de abutre. É então que Elvira, avó de Guadalupe, uma velhota destemida que gostava de andar de mota, morre num acidente. O seu desejo era ser enterrada em Oaxaca, mas a família não tem dinheiro para transladar o corpo. Por isso Guadalupe resolve empreender ela mesma a macabra viagem até Oaxaca, na Livraria de Minerva.

Quando eu era mais nova fiz algumas tentativas para ler banda desenhada, mas não resultou. Muitas vezes, eu adormecia de livro na mão. Não era realmente o meu género literário. Agora resolvi fazer uma nova tentativa e tenho a dizer que até que gostei.

Acho que tive sorte com o livro escolhido. A história de Guadalupe e Minerva é interessante. Minerva desistiu dos palcos para cuidar da sobrinha, que agora conduz a carrinha da sua (meio macabra) livraria. A falecida avó viveu um casamento tradicional, mas o seu grande amor era uma mulher. E há ainda Chino, o amigo de Guadalupe.

Qualquer uma destas personagens é tão interessante que podia ter a sua própria BD, com a sua própria história. Aqui, acaba por não haver nenhuma que seja muito desenvolvida.

Este livro toca em temas interessantes, polémicos, sensíveis, mas de forma leve. Gostei. E adorei estas personagens tão interessantes e carismáticas.

Recomendado! 4*

**Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para 15-18 anos de idade**

Comprar Guadalupe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s