A Reedição da Revista Orpheu

orpheureeditadas_01

A Revista Orpheu viu pela primeira vez a luz do dia a 24 de Março de 1915. Era uma revista trimestral que reunia alguns dos que hoje são os maiores mestres da literatura e da arte portuguesas: Fernando Pessoa, José de Almada Negreiros, Mário de Sá Carneiro, Amadeo de Souza-Cardoso, entre outros.

Embora hoje todos eles sejam personalidades de reconhecido mérito na cultura portuguesa, na altura eram apenas um grupo de jovens com aspirações artísticas e a revista viu apenas publicados dois números, principalmente por razões financeiras.

Ainda assim, abalou fortemente o panorama português. Apartidária em termos políticos, foi um escândalo numa sociedade conservadora e muitos apelidaram-na de “uma revista de malucos”.

A verdade é que apesar da curta vida desta publicação, ela é um marco na literatura do nosso país, e algo a que muitos poucos coleccionadores conseguem deitar a mão.

Foi em 2015, no aniversário dos 100 anos da revista, que surgiu a primeira reedição.

Tenho a dizer que é uma sensação fantástica poder ler uma Orpheu, mesmo que seja uma reedição com 100 anos a menos. E a qualidade, a recriação, estão fantásticas.

Recomendo! 5*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s