Teodorico é órfão de mãe, que morreu ao dá-lo à luz e torna-se órfão de pai apenas alguns anos depois. Fica então aos cuidados de uma tia rica e extremamente beata. Apesar de ser o seu único herdeiro, Teodorico enfrenta um grande rival no que toca a receber a herança da tia: Jesus Cristo e a sua igreja.
Teodorico leva então duas vidas paralelas: a que tem fora de casa, com as amantes, e a que tem dentro de casa, com a tia crente. Torna-se então um hábil mentiroso, pois a tia tem de acreditar na sua fé e bom comportamento. Até que a tia, e os padres que recheiam esta história, tem uma ideia: enviar Teodorico para Jerusalém, numa viagem santa, para trazer uma Relíquia de Jesus Cristo. Teodorico acaba por ver nisso uma nova oportunidade de conhecer mulheres e parte nessa viagem.
É aí que começa o que foi, para mim, a melhor parte deste livro. Mas não vou fazer spoiler.
A Relíquia é um livro incrível, da fase realista de Eça de Queiroz. Li-o já há muito tempo, e a história nunca me saiu da memória. A sátira e a ironia presentes neste livro são muito engraçadas. Esta escrito como um livro do seu tempo, claro, não é uma leitura fácil ou corrida, mas vale muito a pena. Podemos imaginar a reacção da igreja e dos fiéis a este livro, na altura em que foi publicado. É muito, muito engraçado. E o fim, é muito bom!
Livro recomendado!
5*
*Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para a Formação de Adultos como sugestão de leitura.
Efectivamente é um livro genial onde Eça expressa toda a sua veia irónica, efectuando uma análise critica à sua (nossa) sociedade que, curiosamente, constatamos que pouco mudou.
Um dos Grandes Romances da lingua portuguesa do melhor escritor português de todos os tempos.
GostarLiked by 1 person
Eça de Queiroz o meu escritor favorito.
GostarLiked by 1 person