A Princesa e a Porquinha – Poly Bernatene e M. Santos Correia

Hoje, num registo diferente do habitual, iniciamos uma nova rubrica aqui no blog. Vamos falar de livros infantis! E de bónus ainda falamos de trabalhos manuais! Preparados?

Wook.pt - A Princesa e a Porquinha

O livro de hoje chama-se A Princesa e a Porquinha e é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para leitura em voz alta no ensino pré-escolar. Mas não se deixem enganar! Este livro pode ter uma princesa mas não é um conto de fadas comum, muito pelo contrário.

Nesta história a princesa, ainda bebé, é trocada sem querer por uma bebé porquinha. Priscila, a Princesa, toma então o lugar de Porcila, a Porquinha, e vice-versa. A princesa cresce feliz numa casa modesta, a pobre porquinha cresce presa num palácio onde querem que ela seja o que não é!

Uma história fora do comum, que não é um conto de fadas e não termina como um conto de fadas. Mas uma história extremamente divertida!

Livro na Wook

 

 

Actividade
Construir as Personagens

Porcila, a Porquinha de pompom

718bac8f1b1ff9455b1bbd775535f2eb.jpg

Material:

  • Lã (cor de rosa)
  • Tesoura
  • Molde para pompom (pode usar dois rolos de papel higiénico vazios ou de rolo de cozinha se quiser fazer um pompom maior, um molde próprio para pompons, um molde de cartão que consiste em dois circulos com um circulo aberto no centro ou um garfo para ponpons mais pequenos)

Como Fazer: Enrola-se o máximo de lã que se consiga em volta do molde escolhido. Corta-se e ata-se com um pouco de lã, para não se separar. Em caso de duvida, pode ver este video, que até ensina a fazer o molde em cartão! Outra opção é fazer dois pompons, de tamanhos diferentes e no fim ata-los um ao outro, para que a porquinha fique com cabeça e corpo! Por fim é só colar uma orelhinhas que pode fazer cortando pequenos triangulos de cartolina ou eva, uns olhinhos e, quem sabe, até mesmo um pequeno nariz!

 

Resultado de imagem para desenho princesa bebe

Priscila, a Princesa

Material:

  • Um molde de princesa em cartão ou uma princesa de cartão pré-cortada para cada criança, dependendo da idade
  • Canetas e lápis
  • Cola e materiais para colar como restos de tecidos, folhas, folhas de papel, lãs… tudo o que tiver à mão!

A ideia é cada criança “criar” a princesa de cartão que tem na mão. Não lhes dê muitas regras, eles sabem o que fazer. E olhe que pode muito bem surpreender-se com a criatividade dos mais pequenos!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s