Resumo de Leituras [Maio de 2018]

Resultado de imagem para a ilha debaixo do mar
A Ilha Debaixo do Mar – Isabel Allende
5-estrelas
A primeira leitura deste mês trouxe-me a história de Zarité, uma escrava do Séc. XIII e de todos os que a cercam.
Zarité é uma personagem enérgica, cativante, carismática, por quem nos apaixonamos desde o inicio. Este é o género de história que nos agarra do inicio ao fim, que nos leva a um tempo completamente diferente do nosso e que ainda assim foi real, que nos põe a pensar em coisas sérias sem deixar de nos entreter.
Uma história 5 estrelas, completamente recomendada!

 

 

O Carteiro de Pablo Neruda – Antonio Skarmeta
4

Imagem relacionada

Nesta história conhecemos Mario Jimenez, um jovem pescador simples e humilde que detesta acima de tudo ser pescador. É isso que o leva um dia a tornar-se carteiro. O seu único cliente é o fantástico Pablo Neruda, vencedor de um Prémio Nobel.
Vindos de realidades completamente diferentes, Mário e Pablo acabam por tornar-se amigos. Quando Mário se apaixona é Pablo que o ajuda a conquistar a sua amada. Quando se casa, é ele o seu padrinho de casamento. Quando nasce o seu filho, Mário chama-lhe Pablo. Em torno de tudo isso o Prémio Nobel, a candidatura de Neruda à presidência, a revolução.
Uma história muito simples e interessante, sobre poesia, metáforas e a realidade chilena.

 

 

Madame Bovary – Gustave Flaubert

bovary.png

5-estrelas
Este livro, que levou a um processo judicial  quando foi publicado, conta a história da sonhadora Ema Bovary. Ema é uma jovem que gosta de ler histórias de amor, que se casa, tem uma filha e de repente percebe…que o seu casamento não é o que esperava! Então, em vez de se resignar, Ema arranja um amante!
Madame Bovary é uma história polémica, que causou um escândalo na altura da publicação, tremendamente bem escrita e que se pensarmos bem continua a fazer sentido nos nossos dias…

 

 

tobias.jpg  Tobias e o Anjo – Susanna Tamaro (Re-leitura)
4
Este livro vocacionado para os mais novos conta a história de Marta, uma menina de oito anos que se sente muito só, que vive no meio das discussões dos pais e não se adapta à escola. Marta tem apenas uma grande alegria na vida: o avô, que fala a mesma linguagem que ela e que conhece segredos e portas escondidas.
Até que um dia o avô deixa de aparecer e Marta foge de casa para ir à sua procura…
Uma história linda, doce e com uma grande moral, que é para os mais novos mas que pode ensinar muita coisa aos mais velhos.

 

Escrito na Água – Paula Hawkins
3

Nel vivia obcecada com as mortes no rio. Tão obcecada que decidiu começar a escrever sobre isso. Até que um dia quem aparece morta no rio é ela. Deixa um filha, de 15 anos,  uma irmã com quem não fala há anos e um tenebroso mistério: terá sido um acidente, terá saltado para a água ou foi…um homicídio?
Uma história interessante, com uma escrita fantástica mas a que faltou algo. Não me conquistou totalmente.

 

 

Às Cegas – Josh Malerman (Releitura)

5-estrelas

Resultado de imagem para as cegas josh malerman

De repente, todos os que olham para a rua  enlouquecem e suicidam-se. O que há lá fora que os deixa assim? Ninguém sabe, porque quem olha não chega a contar.  Cinco anos depois Malorie vive sozinha com os dois filhos pequenos, Rapaz e Rapariga. As janelas entaipadas, as portas trancadas e sair à rua só de olhos vendados. As crianças nunca olharam o céu, nunca viram outras pessoas, não conhecem o mundo exterior. Ainda estará o perigo lá fora? O que fazer a seguir?
Já li e reli este livro, falei dele aqui no blog e provavelmente ainda voltarei a falar. É simplesmente o melhor livro de terror psicológico que conheço. Muito recomendado!

 

 

 

 

 

 

 

 

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s