Morreu, a 29 de Março, a escritora Anita Shreve, vitima de cancro.
Natural de Massachusetts nos EUA, Anita trabalhou como professora e como jornalista e, mais tarde, acabou por dedicar-se apenas à escrita, algo de que poucos se podem gabar.
Ganhou em 1975 o O. Henry Prize e as suas obras já venderam até hoje mais de 7 milhões de exemplares em todo o mundo. Escreveu também livros de não ficção, mas foi nos romances que mais se destacou, com livros como A Praia do Destino, Luz na Neve, A Casa na Praia, A Vida Secreta de Stella Bain, entre vários outros.
Nas suas obras reinavam as histórias de amor, era por natureza uma escritora romântica. Mesmo assim nunca deixou de dar às suas obras um toque diferente. São histórias que saem da mesmice, que não são apenas mais um triângulo amoroso ou um amor impossível, há sempre mais, um toque diferente, melhorado, tocante.
Várias das suas obras constam das minhas estantes, das quais destaco A Praia do Destino e Luz na Neve. Não sou muito deste género de textos, e ainda menos são aqueles de que me recordo a história passados anos de os ler. Por isso os recomendo, como livros que valem a pena.
Perdeu-se mais uma alma literária.