O Mergulho – Séverine Vidal

Livro Físico

Pronto. Está a chegar. Como um animal selvagem à espreita, escondido, e que me salta ao pescoço.
As palavras fogem. E as recordações também. As vossas vozes, já não as ouço: já não sei como soava a tua, Henri. Ontem, na oficina de escrita, tive ao mesmo tempo demasiadas recordações e nenhuma. Uma papa de memória, mais vale não dizer nada. Tudo se baralha. É como se eu nunca tivesse sido uma menina, nunca tivesse sido mãe, nunca tivesse conhecido o Henri. Não tenho passado, se já não tenho palavras para o relatar.

Vês, Martial, é tudo isso que queremos. A fragilidade do amor e dos beijos. Talvez reviver tudo, ouvir ainda as vozes amadas. Não teremos nada disso e sabemo-lo. Por isso, dá-nos algumas horas de liberdade, escolhe o lugar, nós trataremos do resto.

Yvonne tem oitenta anos e é lúcida e independente. Ainda assim é preciso enfrentar a vida como ela é e no início desta novela gráfica vemo-la virar as costas à casa onde viveu 40 anos para se mudar para uma residência de idosos. A adaptação não será fácil.

O Mergulho é uma novela gráfica que nos fala sobre o envelhecer, sobre as mudanças que a terceira idade nos traz, sobre o passado e as recordações e sobre adaptação. As ilustrações são de cortar o fôlego e a história não lhes fica atraz.

É um livro que se lê facilmente mas que nos deixa com um aperto no peito e uma lágrima no canto do olho. Lindíssimo e muito recomendado.

5*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s