Três livros de Natália Correia

Antologia Poética
Natália Correia

Livro Físico

“Quando se percorre a poesia escrita por mulheres ao longo do século XX português, o nome de Natália Correia continua a surgir como um dos que causaram uma repercussão mais duradoura, quer pela sua personalidade forte e polémica, quer pelo alcance da sua obra literária”, diz Fernando Pinto do Amaral no Prefácio a esta obra.
Realizada tendo como base a edição mais recente da Poesia Completa de Natália Correia (Dom Quixote, 1999), esta antologia destina-se sobretudo à divulgação do principal da sua obra poética. O critério posto em jogo para seleccionar os poemas pretendeu obedecer a um equilíbrio (naturalmente sempre instável) entre o gosto pessoal do organizador e a representatividade dos diversos períodos da sua escrita. Este é, sem dúvida, um livro que poderá facultar aos leitores do século XXI uma visão de conjunto da grande poetisa Natália Correia.

As Núpcias
Natália Correia

Livro Físico

Anoiteceu no Bairro – o livro de Natália Correia reeditado nesta colecção em 2004 – foi o seu primeiro romance; As Núpcias, que agora se oferece, foi o último, publicado em 1992, um ano antes da sua morte, nas Edições O Jornal. Quase cinquenta anos separam ambos os livros: um, no princípio da sua carreira de escritora; o outro, já perto do fim; um, mostrando os seus primeiros passos na construção de mundos imaginados em prosa; o outro, exibindo em todo o seu vigor a faceta mística e espiritual que a escritora longamente cultivou, amadureceu e consolidou ao longo dos anos. O mito da deusa Isis, irmã e esposa de Osíris, revive em Catarina e André, irmãos que o avô, o Velho, herdeiro de uma antiga Sabedoria, junta no Templo. Ensinanças que Natália Correia nos transmite, ordenadas em Livros que, do I ao XVI, vão liricamente pontuando a narrativa de uma história de amor e morte, de incesto e rebeldia. Caminhos de uma escrita onde se ampliam os sentidos e se justifica a busca de uma Vida que é de outro Reino e de outras literaturas. Se queres penetrar no imo submerso desta história, expulsa de ti o pensamento como a serpente larga a sua pele. E à luz que outrora iluminou os Sábios verás que os acontecimentos que te narro, como todas as situações que decorrem neste mundo de pequenas vidas, estão presos por fios misteriosos aos poderes do Real que no Mundo Invisível as governam, diz a escritora aos seus leitores logo na abertura do livro. Na celebração de uma noite de consoada, nos conflitos interiores do “escaldanço revolucionário” do pós-25 de Abril e nos gestos de uma burguesia fútil, encontrou ela o palco de um quotidiano que satiriza. Aí faz conviver o sagrado e o profano, aí põe as personagens à prova, na luta pelos direitos de uma paixão transgressiva, que reviva a essência do masculino e do feminino num ente reunidos: Glória a Ísis e a Osíris que em suas santas núpcias restauram essa alvorada do ser! Com esta publicação, dá por terminado a Casa das Letras – continuação da Editorial Notícias – um projecto de reedição da parte mais significativa da prosa narrativa de Natália Correia, iniciado com a reedição de A Madona, em 2000. Maria Fernanda de Abreu

Anoiteceu no Bairro
Natália Correia

Livro Físico

Anoiteceu no Bairro revela, além do mais, a cuidada aprendizagem de uma tradição romanesca onde se cruzam as vozes de Dostoievski, aqui invocado, e os caminhos do romance naturalista urbano: nos tipos, na construção dos ambientes e dos retratos, nas situações. E vemos já a futura dramaturga a ensaiar aqui, com sucesso, a arte da representação teatral e da composição do diálogo.

[Sinopses de wook.pt]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s