Sei porque canta o pássaro na gaiola – Maya Angelou

Livro Físico

As necessidades de uma sociedade determinam a sua ética, e, nos guetos negros americanos, herói é aquele homem a quem oferecem só as migalhas da mesa do país, mas que, com engenho e coragem, consegue transformá-las num banquete luculiano.

Além disso, a cidade agiu em tempo de guerra como uma mulher inteligente sujeita a assédio. Deu o que não podia recusar em segurança e protegeu o que estava ao seu alcance.

Maya Angelou

Maya Angelou, pseudónimo de Marguerite Ann Johnson, nasceu a 4 de abril de 1928 em St. Louis, Missouri e faleceu a 28 de maio de 2014 em Winston-Salem na Carolina do Norte. Foi atriz, cantora, escritora, dançarina e ativista.

Em Sei porque canta o pássaro na gaiola Maya Angelou conta-nos a sua infância e adolescência até se ter tornado mãe. Fala-nos sobre a sua vida no interior com a avó religiosa, o afastamento dos pais e a sua violação, pelo namorado da mãe, ao 8 anos. Fala-nos sobre o imenso amor que tinha pelo seu irmão, sobre a sua mãe que admirava e o pai que mal conhecia.

E ao falar-nos sobre a sua vida Maya fala-nos também sobre o contexto social que a cercava. O preconceito, o medo, a religião e muito mais.

É um livro de leitura fácil, que se devora. Maya é alguém de quem é fácil gostarmos. E é ao mesmo tempo um livro que traz temas pesados, mais subentendidos, tratados com a leveza de uma criança. É incrível a forma como esta mulher, já adulta, conseguiu pôr no texto sobre a sua infância a inocência tipica da idade.

É bonito, maravilhoso, duro e pesado.

Recomendado. 5*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s