Escrever – Stephen King

Livro Físico

“As palavras criam frases; as frases criam parágrafos; por vezes os parágrafos aceleram e começam a respirar. Imagine, se quiser, o monstro de Frankenstein na mesa de autópsia. Eis o relâmpago, não do céu mas de um humilde parágrafo de palavras inglesas. Talvez seja o primeiro parágrafo realmente bom que escreveu, tão frágil e, no entanto, tão cheio de possibilidades que o amedronta. Sente-se como Viktor Frankenstein se deve ter sentido quando o conjunto morto de acessórios cosidos uns aos outros abriu subitamente os seus olhos amarelados e lacrimejantes.”

Stephen King

Stephen Edwin King nasceu a 21 de setembro de 1947 em Portland, Maine, EUA. É um dos autores contemporâneos mais reconhecidos na área do terror, ficção científica e fantasia. É também o 9º autor mais traduzido em todo o mundo, estando publicado em mais de 40países. Várias das suas obras já foram adaptadas a filmes e séries.

Eu já li diversos livros de autores reconhecidos sobre o ofício da escrita. E são, na sua maioria, livros que gostei bastante. Mas o Escrever de Stephen King sem dúvida excedeu as minhas expectativas.

Gosto muito das obras de King mas a verdade é que não são leituras, na sua generalidade, especialmente fáceis. Os textos de King costumam ser densos, longos e algo pesados, apesar de excelentes. Demoro sempre muito mais para ler um livro dele do que para ler a maioria dos autores. Mas isso não aconteceu com esta obra.

Escreve é um livro que se lê facilmente, que está repleto de conselhos e da própria história de King. Tem alguma piada a forma como o autor não tem filtros neste livro. Ele diz o que tem a dizer, mesmo quando o que tem a dizer é que determinada obra é má, por exemplo. Dá dicas de escrita bastante úteis que vai inserindo no texto e no relato da sua experiência enquanto escritor.

Foi um livro que me ensinou, que me entreteve e que me fez rir em vários momentos. É um livro bastante inteligente, acutilante, directo. Uma obra que vale a pena ter na estante, para ler e reler várias vezes.

Livro muito recomendado. 5*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s