
?a_aid=5a9ed4a7eac2c?a_aid=5a9ed4a7eac2c

Caroline Bernard é o pseudónimo de Tania Schlie, autora que vive na Alemanha e tem diversas obras publicadas, entre as quais diversas biografias ficcionadas.
Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón mais conhecida como Frida Kahlo foi uma pintora mexicana reconhecida pelos seus retratos, autorretratos, e obras inspiradas na natureza e artefactos do México.
Em Frida e as cores da vida a autora conta-nos a história da vida de Frida, em jeito de biografia ficcionada. E que história! Frida foi diagnosticada com poliomielite aos seis anos e apesar de ter conseguido sobreviver à doença ficou com sequelas. Já na adolescência foi vitima de um acidente de autocarro, que lhe valeu anos de tratamentos e a deixou com graves sequelas, sobretudo na coluna. Acabou por casar com o famoso pintor Diego Rivera, que amava mais do que tudo mas que nunca foi homem de uma só mulher. E apesar do seu maior sonho ser tornar-se mãe, nunca conseguido, em virtude da sua saúde frágil.

Frida e as cores da vida é uma leitura muito fácil. Muito bem escrito, lê-se em menos de nada. É um livro interessante e saboroso, que nos conta muito sobre a vida desta pessoa tão cativante. E que, simultâneamente, nos deixa a pensar.
É incrivel a quantidade de coisas más que aconteceram na vida de Frida. E ainda assim ela seguiu, ergueu-se uma e outra vez e continuou a viver. Sem dúvida uma mulher cheia de coragem e força de vontade, e com uma personalidade muito própria, repleta de cores e ideias.
Uma vida impressionante, tocante e cativante. Uma leitura muito boa.
Recomendado. 4*