“Era um veio de acidez, podia avançar por ele, isolá-lo do resto do sabor. Nesse exercício, conseguia identificar um tipo de frescura que sugeria a imagem de maçãs verdes, como quando descascava uma maçã noutro tempo e a lâmina da faca tinha riscos húmidos e a carne da maçã sangrava pequenas gotas de sumo ácido. Mas, claro, reconhecia também o doce, a sua preferência. Em alguma idade teria aprendido esse gosto, o doce confortava-o. Todavia, o doce era complexo. Ali, aquecia-lhe ligeiramente a boca com um morno que, sem inventar, lhe trazia a memória de bolachas da infância, bolachas maria em dias assinalados.”

José Luís Peixoto nasceu a 4 de setembro de 1974 em Galveias. A sua primeira obra saiu em 2000 e os seus livros são fortemente reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Foi o mais jovem vencedor do Prémio Literário José Saramago.
Am Almoço de Domingo José Luís Peixoto traz-nos a biografia de Rui Nabeiro. Escrita de forma quase romanceada, esta biografia acompanha não só a história do homem e da sua família mas também a própria história de Portugal, que decorre em simultâneo.
Admito que entrei na leitura sem grandes expectativas, talvez por a figura de Rui Nabeiro não me despertar grandes atenções. No entanto a escrita de José Luís Peixoto conquistou-me desde a primeira página e quando vi era já impossível largar este livro.
Além da história de Rui Nabeiro, da sua família e da própria sociedade portuguesa, o que realmente me prendeu neste livro foi a escrita. É um texto repleto de poesia, da poesia das coisas simples e humanas, da poesia quotidiana, da poesia da pobreza, da humildade e das pessoas simples. É um livro lindíssimo, que deve ser saboreado à medida que se lê. Toda a história daquelas personagens ganha outra dimensão quando exposta desta forma.
Fiquei a conhecer a história de Rui Nabeiro sob outro ponto de vista, e claramente tenho-lhe muito mais admiração depois desta leitura. Mas sobretudo tenho uma ainda maior admiração pela escrita de José Luís Peixoto. É um livro maravilhoso.
Recomendado. 5*
Olá. Estou cada vez mais curiosa com esse livro.
GostarLiked by 1 person