Mario e o Mágico – Thomas Mann

Livro Físico

“Devemos largar a âncora e fugir a uma vivência no momento em que ela deixa de satisfazer os requisitos da boa-disposição e da confiança? Devemos «partir» quando a vida se torna um pouco inquietante, não muito agradável, ou se mostra um pouco confrangedora e ofensiva? Não, de forma alguma, devemos ficar, devemos ver e enfrentar as coisas como elas são, pois será precisamente um motivo de aprendizagem.”

Thomas Mann

Thomas Mann nasceu a 6 de junho de 1875 na Alemanha e foi escritor e critico social. Foi o vencedor do Nobel de Literatura de 1929 e é considerado um dos maiores romancistas do século XX. Uma das suas obras mais reconhecidas é A Montanha Mágica.

Em Mario e o Mágico conhecemos uma família que vai de férias para a cidade italiana Torre di Venere. Tinha tudo para ser umas férias tranquilas mas ao longo da sua estadia a família vai-se deparando com alguns problemas. No culminar da trama a família vai assistir ao espéctaculo do mágico Cipolla, onde também se encontra o jovem Mario. Um espectaculo que não termina bem…

É um livro pequeno e fácil de ler. Eu fiquei particularmente encantada com a escrita do autor nesta obra, pois apesar de ser bastante explicativa – ele conta-nos o que aconteceu, mas não nos insere na acção – não se torna demasiado complexa ou desinteressante. Thomas Mann relata-nos simplesmente os factos da sua ficção.

Pode parecer de início, ou até mesmo no desenrolar da trama para um leitor mais desatento, que é uma história corriqueira, sem grandes mensagens. Mas a verdade é que através deste pequeno livro Thomas Mann, como todos os grandes autores da literatura, nos traz recados importantes. Aqui, em particular, sobre ditaduras. O mágico (e hipnotizador) da trama é capaz de criar no público obediência e admiração, sentimentos e desejos, tal como os grandes ditadores da história conseguem.

Um livro pequeno mas valioso, que vale a pena ler de olhos e mente atentos.

Recomendado. 4*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s