A Admirável Aventura de Malala
Contada aos jovens
Maria Inês Almeida

Um testemunho de como a educação é a arma mais poderosa para melhorar o mundo. Malala acredita que todas as crianças – independentemente do sexo, da raça, da origem social ou do credo religioso – têm o direito indiscutível a aprender. Porque saber é poder, e aprender é um direito tão fundamental como ter acesso a água, a comida ou a segurança.
Greta e os Gigantes
Zoë Tucker e Zoe Persico

A Greta adora a maravilhosa floresta onde vive, rodeada de natureza e de todo o tipo de animais. Quando os Gigantes chegam e começam a cortar árvores, a destruir plantas e a construir cidades tão grandes como eles, a Greta percebe que a sua floresta está prestes a morrer. É então que ela tem uma ideia que pode salvar o planeta…
Um livro inspirado na história de Greta Thunberg, nomeada para o Nobel da Paz e Vencedora do Right Livelihood Award 2019 «por inspirar e amplificar as exigências políticas para ações climáticas urgentes». Algumas coisas que os mais novos podem fazer para ajudar a Greta:
– Anda, corre, usa a bicicleta, o autocarro ou o comboio, em vez do carro ou do avião.
– Pergunta à tua professora se podem escrever ao Primeiro-Ministro ou alguém do governo para vos ajudarem na luta contra as alterações climáticas.
– Tem cuidado com as tuas coisas. Quando se estragarem, arranja-as, em vez de comprares novas.
Juana Azurduy
Para Meninos e Meninas
Nadia Fink

As antiprincesas não são do contra só porque sim: não se resignam, e lutam para fazer valer aquilo que pensam. Como não usam tiaras, podem virar tudo de pernas para o ar e arriscar o que bem lhes apetece, como por exemplo mudar o mundo. Mesmo não tendo superpoderes, as antiprincesas são superpoderosas e sabem que a história é feita pelas mulheres reais.
Marie Curie
Frau Isa e M.ª Isabel Sánchez Vegara

Marie Curie foi a primeira mulher a doutorar-se em Ciências e a dar aulas na Universidade de Paris, além de ter sido a primeira pessoa a receber dois prémios Nobel. Ainda hoje é fonte de inspiração e exemplo de como usar a ciência para praticar o bem. Nesta coleção, meninos e meninas vão descobrir como pequenos sonhos se transformam em grandes histórias de vida que mudaram o mundo em que vivemos.
A Admirável Aventura de Mandela
Contada aos mais jovens
Maria Inês Almeida

Este livro é uma óptima ferramenta de trabalho para professores e educadores, contando ainda com uma secção final de Curiosidades sobre a África do Sul, que estabelece ligações históricas entre os dois países, através de figuras como Vasco da Gama e Fernando Pessoa.
É o único livro destinado ao público infantil publicado em Portugal sobre Mandela escrito por uma autora portuguesa e inserido na mesma série dos títulos A Admirável Aventura Malala e Francisco o nosso Papa.
Jane Goodall
M.ª Isabel Sánchez Vegara

Quando era pequena, o pai de Jane deu-lhe um peluche chimpanzé chamado Jubileu. Isso inspirou-a a amar os animais durante toda a sua vida. Assim que conseguiu, Jane foi estudá-los na natureza. Viveu com chimpanzés no seu habitat natural e ficou famosa pela sua abordagem de pesquisa pioneira. Atualmente, com quase 90 anos, continua a sensibilizar o mundo para os direitos dos animais e ambientais.
Chamo-me… Albert Einstein
Lluís Cugota

O livro começa com uma auto-apresentação – «Chamo-me …Albert Einstein. Perguntaram-me muitas vezes como inventava as minhas teorias, de onde tirava as ideias e como arranjava maneira de simplificar as coisas mais complicadas. A resposta é simples. Sempre afirmei que é preciso tentar as coisas noventa e nove vezes para acabar por ser bem sucedido à centésima vez.» No final, o livro inclui um quadro cronológico com os principais acontecimentos da sua vida por décadas e, paralelamente, os principais acotecimentos da História, da Ciência/Tecnologia e das Artes/ Cultura.
[Sinopses de wook.pt]