Neste terceiro filme de Animais fantásticos a luta contra Grindelwald continua, com New Scamander e os seus animais fantásticos, um muggle e várias outras personagens que não esperariamos ver juntas. Os segredos de Dumbledore vão sendo descobertos ao longo do filme e é curioso ver a vida e a história do velho sábio de barbas brancas de Harry Potter desta forma.
O filme tem sido envolto em polémica. Muitos adoram, muitos detestam. Jonhy Deep foi retirado do filme (era Grindelwald nos anteriores) devido a acusações de agressão, Ezra Miller (Credence) tem enfrentado os seus próprios problemas com a justiça e a própria autora da história, J. K. Rowling tem estado envolta em algumas polémicas relacionadas com os seus próprios preconceitos. Isso não podia deixar o filme passar incólume.
Mas considerando apenas o filme e a história em si. Para mim, enquanto fã da saga Harry Potter, este foi de longe o melhor dos três filmes de Monstros Fantásticos. Divertido, entusiasmante e com várias referências à saga, daquelas que só alguns vão perceber…
Newt Scamandar é uma personagem cativante, apesar de neste filme ter perdido um pouco da sua centralidade na história, e tem cenas preciosas. O contraste entre Grindelwald e Voldemort também é um tema interessante: são diferentes tipos de maldade.
Vale muito a pena ver este filme! 5*