O Silêncio – Don DeLillo

Livro Físico

“É agora evidente que os códigos de lançamento estão a ser manipulados remotamente por grupos ou entidades desconhecidas. Todas as armas nucleares, nos quatro cantos do mundo, se tornaram disfuncionais. Não há misseis a sulcar os ares acima dos oceanos, não há bombas lançadas por aviões supersónicos.
Mas a guerra prossegue, e os vocábulos acumulam-se.”

Don DeLillo

Don DeLillo nasceu a 20 de novembro de 1936 em Nova Iorque. É escritor, dramaturgo e ensaísta.

Em O Silêncio conhecemos um grupo de amigos (dois casais e um ex-aluno) que se reúnem para jantar.. Poderia ser uma situação corriqueira, perfeitamente normal, mas é então que o televisor de apaga. E os telemóveis, e os telefones. Os aviões caem do céu, os carros param, não há noticias nem eletricidade…

Então, as personagens conversam. Sobre o que poderá estar a acontecer, sobre o passado, sobre o que é ser humano.

Silêncio é um bom nome para este livro. Porque entre a conversa das personagens, aquilo que mais se ouve, que mais pesa, é o silêncio. Eles tinham uma vida perfeitamente normal, igual à nossa. E de repente, o mundo ficou em silêncio. Não há mais redes sociais, televisões, noticias, aviões… nada! O mundo ficou em silêncio. Até certo ponto, tive um pouco de inveja daquelas personagens. Não era mau um pouco mais de silêncio.

É um bom livro, pequeno e interessante. Um bom ponto de vista sobre o nosso mundo, as personagens são interessantes e têm uma conversa interessante. Mas é um livro complexo, com personagens complexas, que não irá certamente agradar a todos. É preciso saber ler também o silêncio.

3,5*. Recomendado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s