Suícidas – Pablo Javier Pérez López

Livro Físico

Pablo Javier Pérez López

Doutorado em Filosofia pela Universidade de Valladolid (Espanha) Pablo Javier Pérez López é autor de obras como Ontología y Tragedia en Fernando Pessoa, Viajes, literatura y pensamiento e Introdução a um Imperialismo Futuro de Fernando Pessoa.

Em Suícidas o autor traz-nos uma breve antologia de poemas, cartas e textos de autores que se suicidaram. Aqui lemos Camilo Castelo Branco, Antero de Quental, Manuel Laranjeira, Mário de Sá-Carneiro, Florbela Espanca e Barão de Teive (heterónimo de Fernando Pessoa).

Este livro impressionou-me muito. É maravilhoso, magnífico, encantador, mas é uma leitura que dói. Eu já conhecia muito dos textos que constituem esta antologia, particularmente os poemas, mas nunca tinha pensado neles enquanto conjunto, ainda menos na ligação temática que têm uns com os outros. E repito-me, isso deixou-me verdadeiramente impressionada.

É um livro que nos traz uma curiosa intertextualidade e que transparece uma dor profunda, um desânimo, o desistir destes autores. Lindíssimo e ao mesmo tempo tão trágico. Depois, temos ainda Miguel de Unamuno como ponto de partida, uma vez que o autor referiu no seu livro Por Tierras de Portugal y España que o povo português era um povo trágico. Difícil é ler este livro e não acabar a concordar.

Eu adorei esta obra, ao ponto de a adicionar à minha wishlist (li da biblioteca), mas compreendo que não é um livro para todos. Provavelmente é um dos livros mais tristes que alguma vez li.

Recomendo. 5*. Livro preferido!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s