
“É extraordinária, a primeira vez em que te apercebes de que um estranho tem um corpo – a consciência de que ele tem um corpo faz dele um estranho. Significa que também tu tens um corpo. Viverás com isso para sempre, e isso vai soletrar a linguagem da tua vida.”

James Baldwin nasceu a 2 de agosto de 1924 em Harlem, Nova Iorque e faleceu a 1987 em Saint-Paul-de-Vence, França. Foi romancista, ensaísta, dramaturgo, poeta e crítico social.
Em Se esta rua falasse conhecemos Tish, Fonny e as famílias de ambos. Tish tem 19 anos e Fonny é apenas alguns anos mais velho quando decidem casar-se e ela engravida. Mas então algo de terrível acontece e Fonny é preso por um crime que não cometeu. Começa então uma luta atroz para conseguirem tirar Fonny da prisão, vivo, para que o filho de ambos possa ter um pai.
Se esta rua falasse é uma história dura sobre amor, crimes e sobretudo sobre racismo. E é impressionante a maneira como consegue falar de amor e de ódio ao mesmo tempo. Uma obra que está tremendamente bem escrita, que consegue prender os leitores sem dificuldades e nos deixa com o coração apertado pela luta daquela família. Uma história tristemente atual.
Muito recomendado! 4*