Lançamentos literários debaixo de olho [fevereiro 2022]

As Costureiras de Auschwitz
Lucy Adlington

Wook.pt - As Costureiras de Auschwitz

Livro Físico

A poderosa história das mulheres que usaram as suas técnicas de costura para sobreviver ao Holocausto, costurando roupas para a elite nazi, no salão de moda do campo de concentração de Auschwitz. No auge do Holocausto, 25 jovens prisioneiras do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau desenharam, cortaram e coseram elegantes peças de vestuário para as mulheres da alta sociedade nazi. Um trabalho que, esperavam, as salvaria das câmaras de gás. Este salão de moda, denominado Ateliê de Alta-Costura de Auschwitz, foi criado por Hedwig Höss, a mulher do comandante do campo e funcionava a poucos metros de distância do bloco de interrogatórios onde se torturavam prisioneiros. Das mãos destas 25 jovens saíram maravilhosas peças de roupa que fizeram brilhar as senhoras da elite nazi em Berlim. Quando a historiadora Lucy Adlington se encontrou pela primeira vez com Bracha Kohút, a última costureira sobrevivente, sentiu a história ganhar vida e expõe a ganância, crueldade e hipocrisia.

Os Meus Cinco Minutos Mágicos
Kristen Helmstetter

Wook.pt - Os Meus Cinco Minutos Mágicos

Livro Físico

Um fenómeno com resultados imediatos. «Está cansada de viver uma vida de que não gosta? O seu dia a dia está longe de ser o que sonhou? Este livro é para si. Os Meus Cinco Minutos Mágicos é uma rotina diária simples, divertida e tranquilizante que lhe ocupa pouquíssimo tempo e que vai mudar a sua vida. A maneira como fala, pensa e sente é responsável por tudo o que lhe acontece. Use isso a seu favor e torne a sua vida melhor e mágica para sempre. Juntas, eu e a leitora vamos percorrer este novo caminho, e os resultados vão sentir-se logo nos primeiros dias. Juntas, vamos reaprender a viver, a sonhar e a encontrar felicidade. Juntas, vamos conquistar as duas sensações que orientam o equilíbrio de todo o método: Eu sou uma mulher inteira, completa e mereço, sim, ser feliz. E juntas, vamos ver os efeitos extraordinários em todas as áreas: amor, trabalho, família, amigos… Está preparada para ser dona da sua vida?
Venha comigo e viva uma vida fabulosa – porque você merece!» Kristen

A Herança de Uma Mulher
Danielle Steel

Wook.pt - A Herança de Uma Mulher

Livro Físico

Fotografias descoloridas de um casal atraente na Europa do pós-guerra. Correspondência antiga que indicia uma perda trágica. E uma magnificente seleção de pedras preciosas de engaste refinado. É este o conteúdo de um cofre há muito abandonado numa instituição bancária de Nova Iorque. Mas quem foi esta mulher que deixou tamanho tesouro sem testamento? Duas pessoas, ligadas por mero acaso, começam a tentar deslindar este mistério: Jane Willoughby, assessora no Tribunal de Nova Iorque que lida com a homologação de testamentos, e Phillip Lawton, um perito em arte que trabalha para a célebre casa de leilões Christie’s. Aquilo que começa por ser uma simples relação laboral tornar-se-á para ambos em algo pessoal nos seus esforços para reconstruir uma vida de enigmas, esforços que os levarão de Nova Iorque a Londres, daí para Paris, para Roma e para Nápoles, numa série de revelações surpreendentes. Marguerite Pearson partiu da América aos 18 anos, com um coração partido e na sombra da Segunda Guerra Mundial. Descobriu uma nova vida na Europa, mas viveu sempre no luto daquilo que deixou para trás. À medida que a verdade acerca da extraordinária história desta mulher nos é revelada – o seu amor proibido e a traição da sua família -, outras pessoas serão arrastadas para este puzzle que Jane e Phillip começam agora a desvendar, e, de entre elas, uma herdará a mais preciosa e inesperada dádiva de todas.

Atlas do Antigo Egipto
Claire Somaglino

Wook.pt - Atlas do Antigo Egipto

Livro Físico

Conhecemos as pirâmides, os hieróglifos e os faraós, mas o que sabemos sobre a vida social, cultural ou política do Antigo Egipto? Este atlas, com mais de 70 mapas e documentos, revela a história fascinante de trinta dinastias, desde 3000 a. C. até à conquista de Alexandre, em 332 a. C.

Gulag – Uma História
Anne Applebaum

Wook.pt - Gulag – Uma História

Livro Físico

Anne Applebaum faz uma reconstrução histórica da origem e evolução dos campos de concentração soviéticos, colocando esta terrível realidade no centro da História do século XX. Com detalhe e precisão, a partir de memórias de prisioneiros e documentação histórica, é-nos relatado o quotidiano no campo: as automutilações para evitar o trabalho forçado, os casamentos entre prisioneiros, a vida de mulheres e crianças, rebeliões e tentativas de fuga. Bem documentado e rigoroso, o livro demonstra que o Gulag nasceu não só da necessidade de isolar aqueles que o Partido Comunista considerava inimigos, mas também para obter uma vasta mão-de-obra escrava que trabalhava a troco de comida em projetos gigantescos como o do canal do mar Branco ou as minas de Kolimá. Depois de descrever o horror organizado pelo regime soviético, Gulag narra como Gorbachev, cuja família foi vítima desta política repressiva, pôs fim a este regime prisional, libertando os cidadãos de um dos sistemas mais perversos e cruéis que o mundo já conheceu.

O Rapaz da Fotografia
Nicole Trope

Wook.pt - O Rapaz da Fotografia

Livro Físico

Uma inquietante viagem pela psique humana, com um final imprevisível. Megan procura o seu filho Daniel desde que foi buscá-lo à escola e não o encontrou. Não há sinal dele nem do seu ex-marido. Os apelos que fez na comunicação social e online não deram em nada. Seis anos depois, recebe um telefonema a informar que Daniel foi encontrado. O seu alívio e emoção são rapidamente temperados quando percebe que Daniel já não é a criança feliz de que ela se lembra. Está traumatizado e magoado, depois de ouvir muitas mentiras contadas pelo pai, entretanto falecido. Daniel é pouco comunicativo e distante, embora deixe entrever, por vezes, a criança que um dia foi. Megan tem a certeza de que o filho sabe mais sobre a morte do pai do que dá a entender e que não percebe que o seu segredo pode destruir toda a família. Um livro comovente, duro e inesquecível.

A Rapariga que Ficou para Trás
Charlie Donlea

Wook.pt - A Rapariga que Ficou para Trás

Livro Físico

Duas raparigas são raptadas. Uma delas, Megan, consegue escapar. Um ano depois, escreve um livro que se torna um sucesso. Há só um pormenor, bastante inconveniente: Nicole continua desaparecida. Alunas da mesma escola, no último ano do ensino secundário, Nicole e Megan vivem em Emerson Bay, uma pequena cidade da Carolina do Norte. Numa noite de verão, há uma festa à beira do lago e ambas desaparecem, sem deixar rasto, apesar de a polícia fazer buscas e mais buscas. Mas eis que, sem ninguém esperar, Megan reaparece, passadas duas semanas, depois de conseguir escapar de um esconderijo no meio da mata. Um ano mais tarde, Megan escreve um livro, que conta a sua história de cativeiro e se torna um bestseller imediato, fazendo dela uma heroína nacional. Mas, entretanto, Nicole continua desaparecida. Livia, irmã mais velha de Nicole e patologista forense, crê que ela está morta e tem esperança de que o corpo apareça, de modo que possa ser ela uma das pessoas a desvendar o mistério e a conseguir justiça. No entanto, é de outro corpo que dá entrada na morgue que surge a primeira pista, o corpo de alguém que faz parte do passado de Nicole. Entusiasmada com a possibilidade da pista, Livia conta a Megan, pede-lhe mais pormenores do cativeiro e começa a relacionar o caso com os de outras raparigas desaparecidas. E é então que percebemos que Megan sabe mais do que contou no seu livro. Começa a ter flashes arrepiantes, a possibilidade de algo muito mais terrível começa a ganhar forma e… elas percebem que talvez o pior pesadelo se esteja a tornar real.

Vidas Seguintes
Abdulrazak Gurnah

Wook.pt - Vidas Seguintes

Livro Físico

Abdulrazak Gurnah foi agraciado com o Prémio Nobel de Literatura 2021 «pela forma determinada e humana com que aborda e aprofunda as consequências do colonialismo e o destino do refugiado no fosso entre culturas e continentes». Após fugir da aldeia onde nasceu, numa região fustigada pela pobreza, pela fome e pela doença, o jovem Ilyas chega a uma pequena cidade costeira onde assiste a um desfile da Schutztruppe, a feroz tropa de protecção da África Oriental Alemã. Anos mais tarde, perante a iminência de uma grande guerra entre Britânicos e Alemães, que estalaria em Tanga, em 1914, Ilyas decide juntar-se a esse mesmo exército de mercenários africanos, prometendo à sua irmã mais nova voltar muito em breve. A promessa fica por cumprir, e o paradeiro desconhecido do irmão ensombra a vida de Afiya até que ela conhece Hamza, um desertor generoso e sonhador que conseguiu escapar aos horrores da guerra. Entre ambos nascerá uma história de amor improvável que ligará as duas famílias, e os continentes africano e europeu. Entrelaçando história e ficção, Vidas Seguintes é um romance lúcido e trágico sobre África, o legado colonial e as atrocidades da guerra, bem como as infinitas contradições da natureza humana.

A Elegância do Ouriço
Muriel Barbery

Wook.pt - A Elegância do Ouriço

Livro Físico

Número 7 da Rue de Grenelle: o endereço é burguês, os moradores são gente rica e tradicional. Tudo parece um quadro em que não há movimento: cristalizado, bem organizado, eterno. Mas há duas pessoas que parecem não encaixar. Para começar, temos Renée, que parece a porteira clássica: baixota, rezingona e sempre pronta a fechar a porta na cara de alguém. na verdade, estamos na presença de uma observadora perspicaz, ora terna, ora ácida, e uma autodidata que esconde bem o seu verdadeiro eu: uma grande apaixonada por livros e arte. E depois temos Paloma, a filha mais nova da família Josse, que destoa dos pais e da irmã. De tal modo, que se impõe um desafio terrível: ou descobre algum sentido para a vida, ou comete suicídio no dia em que fizer treze anos. Mas, enquanto a data não chega, mantém dois conjuntos de anotações pessoais e filosóficas, os Pensamentos profundos e o Jornal do movimento do mundo: são os relatos das suas experiências íntimas e da vida no prédio. As duas filósofas, Renée e Paloma, estão inteiramente entregues ao olhar sobre aquelas pessoas tão diferentes delas, àquele mundo onde parecem não pertencer. Mas, um dia, chega um novo morador ao bairro. Kakuro Ozu, um alegre senhor japonês, poderá bem ser o terceiro elemento de um trio perfeito, redentor, que salvará Renée e Paloma da mediocridade e dos espinhos da vida.

A Morte de um Apicultor
Lars Gustafsson

Wook.pt - A Morte de um Apicultor

Livro Físico

Lars Westin está a morrer; embora se recuse a ler a carta enviada pelo hospital, que confirma o seu diagnóstico, ele sabe que tem cancro e que não irá viver até ao final da primavera seguinte. Não aceita, porém, entregar o tempo que lhe resta ao espaço impessoal de um hospital, preferindo tomar o controlo do seu próprio destino e prosseguir com a sua vida solitária e reflexiva. Abandona a carreira de professor e inicia uma nova vida como apicultor. Prescindindo de qualquer tratamento médico, Lars continua a sua vida simples e recolhida, na sua casa de campo, em pleno cenário rural sueco. Esta é uma história sobre a vida, em particular a vida que antecede a morte. É sobre como, com a linguagem, se esconde a verdade. É sobre a forma como a dor pode revelar o nosso verdadeiro eu.

O Sanatório
Sarah Pearse

Wook.pt - O Sanatório

Livro Físico

Meio escondido na floresta e rodeado pelos picos ameaçadores das montanhas, Le Sommet sempre foi um lugar sinistro. Desde há muito objeto de rumores preocupantes, o antigo sanatório abandonado é alvo de uma intensa renovação e transformado num hotel de luxo com características singulares, recordações funestas da sua história… Um hotel sumptuoso e isolado nos Alpes é o último lugar onde a detetive Elin Warner, ainda a recuperar de uma intensa investigação policial, deseja estar. Mas quando recebe um convite inesperado para comemorar o noivado de Isaac, o irmão de quem há muito se afastou, Elin não tem sequer a desculpa do trabalho para não aceitar. Chegou por fim o momento de ajustar contas com o passado e enfrentar memórias dolorosas. A chegada a Le Sommet coincide com o início de uma tempestade ameaçadora, e Elin sente-se tensa – há algo no hotel que a deixa com os nervos em franja. Quando acorda na manhã seguinte e descobre que Laure, a noiva de Isaac, desapareceu sem deixar rasto, a sua inquietação aumenta ainda mais. Mas não é a única: com a tempestade a impedir todos os acessos ao hotel, os restantes hóspedes começam aos poucos a entrar em pânico. No entanto, ainda ninguém deu conta de que houve mais desaparecimentos…

Enigmas e Mistérios da História de Portugal
As maiores incógnitas dos últimos 8 séculos
Ricardo Raimundo

Wook.pt - Enigmas e Mistérios da História de Portugal

Livro Fìsico

D. Dinis enganou o Papa quando criou a Ordem de Cristo? A morte de D. João II foi um fenómeno natural ou um homicídio? Cristóvão Colombo era um navegador italiano ou um espião português ao serviço do rei? O caso camarate foi um acidente ou um crime premeditado? Ninguém sabe ao certo em que cidade nasceu D. Afonso Henriques: Guimarães, Coimbra, Viseu ou a espanhola Astorga? É uma incógnita. Sobre o seu nascimento, há ainda quem diga que nasceu doente mas foi salvo por intervenção divina, e quem defenda que morreu em viagem e acabou trocado pelo filho de um pastor. A sua verdadeira paternidade também levanta dúvidas: seria mesmo filho de Henrique de Borgonha? Ou o pai seria afinal Egas Moniz? E Egas Moniz teria mesmo esse nome? Ou afinal chamava-se Paio Mendes? Mais de nove séculos depois, subsistem muitas dúvidas e incertezas sobre o primeiro rei de Portugal. E esta é apenas a ponta do icebergue da História de Portugal: desde a fundação da nossa nacionalidade até às últimas décadas do século XX, não faltam enigmas, mistérios e perguntas sem resposta. O historiador Ricardo Raimundo reuniu os 33 acontecimentos mais controversos e apresenta-os sustentados em teses, provas, mitos e suspeitas dos investigadores.

A Mãe de Frankenstein
Almudena Grandes

Wook.pt - A Mãe de Frankenstein

Livro Físico

Em 1954, o psiquiatra Germán Velázquez regressa a Espanha para trabalhar no manicómio feminino de Ciempozuelos, a sul de Madrid. Depois de partir para o exílio em 1939, viveu quinze anos na Suíça, onde foi acolhido pela família do doutor Goldstein. Naquela instituição psiquiátrica, Germán reencontra Aurora Rodríguez Carballeira, uma mulher inteligente e paranoica, tristemente célebre por matar a tiro a própria filha. Ali conhece também María Castejón, que cuida dela com enorme desvelo e gratidão. A amizade que acaba por nascer entre a jovem auxiliar e o doutor Velázquez leva o leitor a descobrir não apenas a sua origem humilde como neta do jardineiro da instituição, os anos de criada em Madrid e a infeliz história de amor que protagonizou, mas também o que levou Germán a abandonar a tranquilidade suíça e regressar a Espanha. Almas gémeas a fugir dos seus passados, ambos querem dar uma oportunidade a si próprios, porém vivem num país humilhado, onde os pecados se convertem em crimes, e o puritanismo – defendido pelo regime de Franco – encobre todo o tipo de abusos. Em A Mãe de Frankenstein, Almudena Grandes regressa ao período mais difícil da história de Espanha, destacando as feridas imensas que uma guerra interminável provocou.

[Sinopses de wook.pt]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s