Voo Nocturno – Antoine de Saint-Exupéry

Livro Físico

Ainda teria podido lutar, tentar a sua sorte: a fatalidade exterior não existe. Mas existe uma fatalidade interior: há um momento em que nos descobrimos vulneráveis; então os erros atraem-nos como uma vertigem. E foi nesse momento que brilharam sobre a sua cabeça, num rasgão da tempestade, como um isco mortal no fundo duma massa, algumas estrelas.”

Curiosidades sobre Antoine de Saint-Exupéry autor do Pequeno Príncipe

Antoine de Saint-Exupéry nasceu em Lyon a 29 de junho de 1900 e foi um escritor, ilustrador e piloto francês. A sua obra mais conhecida é O Principezinho. Saint-Exupery desapareceu a 31 de julho de 1944 enquanto sobrevoava o Mar Mediterrâneo. Os destroços do seu avião viriam a ser encontrados vários anos mais tarde.

Em Voo Nocturno conhecemos três pilotos, a voarem na mesma noite, cada um no seu avião, cada um perdido nos seus próprios pensamentos. É então que se abate uma tempestade. Poderão voltar os três a meter os pés na terra?

A escrita de Saint-Exupéry neste livro é algo verdadeiramente impressionante. Poética, soa como música nos nossos ouvidos. Verdadeiramente lindíssima. E ainda assim, prática. Não há nada que ele escreva que esteja a mais, não há nada que tivesse de explicar que ele não explique.

Depois, e apesar de não ser um livro de memórias ou testemunhos, claramente é um retrato da própria vida do autor enquanto piloto. As sensações que ele transmite dão ao leitor a ideia de que ele próprio está no ar. Os perigos, as emoções. Já se perguntaram alguma vez qual é a sensação de conduzir um avião? O que sente um piloto? Está aqui, neste livro.

E então chegamos ao fim da história. E não há palavras possíveis para o descrever.

Muito, imensamente recomendado. Um livro pequeno mas que sem dúvida me vai ficar na memória. 5*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s