
“Tive que sair. Não me apetecia sair dali, de uma das casas da minha infância de tantas brincadeiras. Mas não me apetecia estar ali sem a tia Rosa e sem o tio Chico. Olhei para o pequeno lago quase na saída, e também não vi os cágados. Nem vozes, nem barulhos de vizinhança. Nada.”

Ndalu de Almeida, conhecido como Ondjaki, é um escritor e poeta angolano nascido a 5 de julho de 1977. Em Os da Minha Rua Ondjaki conta, através de pequenos contos e diversas personagens, a sua infância e adolescência em Angola.
É um livro curto, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e muito fácil de ler. Ondjaki escreve de forma suave, leve, e mesmo ao retratar uma realidade tão diferente da nossa como a de Angola com Portugal, o leitor viaja até lá em menos de nada. A maneira como Ondjaki retrata as suas memórias traz-nos a nossa própria infância à memória. É um saudosismo bonito, leve, não demasiado pesaroso.
E ao mesmo tempo torna-se verdadeiramente cativante conhecer aquela rua e as pessoas que nela moravam, pessoas que por um lado são tão diferentes nos seus hábitos e crenças e por outro são tão, tão parecidos connosco. Pena que seja uma leitura tão curta…
Livro muito recomendado! 4*