Querida Ijeawele: como educar para o feminismo – Chimamanda Ngozi Adichie

Wook.pt - Querida Ijeawele - Como Educar para o Feminismo

Livro Físico

“Toda a gente vai ter opiniões sobre o que deverias fazer, mas o que importa é o que tu queres para a tua vida e não o que os outros querem que tu queiras.”
(p. 17)

Como condicionamos as meninas a aspirarem ao casamenti e não condicionamos os rapazes a aspirarem ao casamento existe logo à partida um terrível desequilíbrio. As meninas crescerão e tornar-se-ão mulheres preocupadas com a ideia do casamento. Os rapazes crescerão e tornar-se-ão homens que não se preocupam com a ideia do casamento. As mulheres casam com esses homens, A relação é automaticamente desigual, porque a instituição tem mais importância para um elemento do casal do que para outro.”
(p. 49)

Chimamanda: "Precisamos de homens feministas para mudar outros homens" -  Revista Marie Claire | Mulheres do Mundo
Chimamanda Ngozi Adichie

Chimamanda Ngozi Adichie nasceu a 15 de setembro de 1977 na Nigéria. É considerada uma das mais importantes escritoras anglófonas da atualidade e é conhecida também pela sua faceta feminista. Dela já falamos de Todos devemos ser feministas.

Nesta pequena obra Chimamanda escreve uma carta a uma amiga que, conhecendo a sua veia feminista, lhe pergunta como pode criar a filha recém nascida para que também ela seja feminista. Chimamanda escreve-lhe então quinze sugestões que abordam várias áreas da vida, desde os brinquedos ao amor, sexo e trabalho com esse objetivo.

É um livro pequeno, escito de uma forma leve e que se lê de um trago. E é sem dúvida um livro repleto de informações, para ser lido por qualquer um, para ensinar a ser feministas e ajudar a criar feministas (sejam homens ou mulheres).

Recomendado. 4*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s