Hoje temos para vocês uma lista um pouco diferente: uma lista de livros infanto-juvenis que vos vão levar de volta à vossa própria infância em menos de nada. Querem apostar? Então vejam lá…
Lucky Luke
De origem belga, esta série em banda desenhada foi lançada pela primeira vez em 1946 e tem marcado gerações desde então. Lucky Luke, personagem do Velho Oeste Americano, é um cowboy com uma excelente pontaria e que dispara em menos de nada que está sempre pronto para uma nova aventura e para salvar o dia.
Martine
Gilbert Delahaye
Originalmente Martine, depois Anita e de novo Martine, as aventuras desta menina foram, durante muitos anos, um verdadeiro sucesso que existia em quae todas as casas onde houvesse uma menina. Não foi, contudo, uma história que tenha envelhecido tão bem quanto a anterior. Martine é hoje, muita svezes, criticada pelos seus temas e pela forma como os apresenta, digamos, de forma demasiado conservadora. Martine é, no fim, sempre a menina perfeita. Ainda assim é para muitos (muitas?) uma excelente recordação.
Astérix e Obélix
René Goscinny e Albert Uderzo
De origem francesa, os amigos gauleses inseparáveis Astérix e Obélix viveram ao longo dos anos muitas e impressionantes aventuras. A primeira publicação saiu em 1961 com o título Astérix o Gaulês e desde então muito se tem feito, desde um sem número de livros, livros-jogos, filmes e até uma série! Quem não gostava de deitar as mãos ao caldeirão da poção mágica destes gauleses, digam lá?!
Arrepios
R. L. Stine
Publicada entre 1992 e 1997 a série Arrepios incluí 62 títulos, muitos dos quais bastante difíceis de encontrar hoje em dia. Estes pequenos livros de terror conquistaram muitos jovens leitores dessa geração e ainda hoje são capazes de pôr os mais desprevenidos de cabelo em pé. A série televisiva a que deu origem, por outro lado, não envelheceu bem.
Aventuras Fantásticas
Ian Livingstone e Steve Jackson
Da autoria de Ian Livingstone e Steve Jackson e começads a publicar em 1982 estas obras são nada mais nada menos que… livros jogo! Aqui as hist´´orias emocionantes são ainda mais emocionantes pois o seu desenlance varia consoante o desenlance do “jogo”. Querem melhor? Infelizmente, também não são livros nada fáceis de encontrar hoje em dia…
Lilibeth

Bem menos conhecida do que a Anita/Martine mas dentro do mesmo género temos a Lilibeth, que também rondou pelas casas de muitas meninas portuguesas a determinada altura.
Asterix é sensacional!!!
GostarLiked by 1 person