Sou um crime – Trevor Noah

Wook.pt - Sou Um Crime

Livro Físico

“Não obstante todo o seu poder, o apartheid tinha falhas inultrapassáveis, começando com o facto de nunca ter feito qualquer sentido. O racismo carece de lógica. Tomemos o seguinte em consideração: na África do Sul, os chineses estavam classificados como negros. Não estou com isto a dizer que se faziam passar por negros. Não deixavam de ser chineses. Ao contrário dos indianos, porém, não havia chineses suficientes para justificar a criação de uma classificação racial separada. O apartheid, apesar da sua precisão e idiossincracias, não sabia o que fazer com eles, por isso, o governo disse: «Bem, chamamos-lhes negros. Assim, é mais simples.»
Curiosamente, ao mesmo tempo, os japoneses foram classificados como brancos. O motivo para tal prende-se com o facto de o Governo da África do Sul querer estabelecer boas relações com os japoneses para importar os carros e os artigos de electrónica que eles produziam. Assim sendo, aos japoneses foi dado o estatuto honorário de brancos, ao passo que os chineses se mantiveram negros. Gosto sempre de me pôr na pele de um polícia sul-africano que provavelmente não saberia a diferença entre um chinês e um japonês, mas cuja missão era assegurar que as pessoas da cor errada não cometiam ilegalidades. Se visse um asiático sentado num banco para pessoas brancas, que diria?”

Author, comedian and 'The Daily Show' host Trevor Noah selected as  Princeton's 2021 Class Day speaker
Trevor Noah

Actualmente, Trevor Noah é um humorista reconhecido, que apresenta o programa televisivo The Daily Show. Mas a sua vida nem sempre foi assim tão agradável. Filho de mãe negra e pai branco, nascido durante o apartheid, Trevor teve uma infância cheia de pobreza e discriminação mas com uma mãe muito valente, que lhe transmitiu toda a coragem a amor que o autor precisava.

Escrito de uma forma estranhamente leve e divertida tendo em conta o tema de que trata, Sou um crime é um livro que se devora em menos de nada, que prende o leitor e lhe renova a esperança na vida. É incrível a forma como o autor conta a sua história, sem se lamentar nem a tornar triste e dramática. O leitor vê as dificuldades, mas é mais provavel que dê uma risada do que chore uma lágrima.

O livro é também, à sua maneira muito própria, uma homenagem à corajosa mãe de Trevor. Um livro feroz, revoltante, que nos fala de violência, preconceito e discriminação sem se tornar demasiado pesado. Trevor é sem dúvida, alguém para admirar.

Muito recomendado! 5*

2 comments

  1. Completamente de acordo com a opinião. Gostei muito deste livro. É bom ver como o Trevor Noah ultrapassou aquele início de vida tão complicado.Estou a gostar cada vez mais de não-ficção.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s