Último Olhar
Miguel Sousa Tavares
Pablo tem 93 anos, viveu a Guerra Civil Espanhola, viveu os campos de refugiados da guerra em França, viveu quatro anos no campo de extermínio nazi de Mauthausen. E depois viveu 75 anos tão feliz quanto possível, entre os campos de Landes, em França, e os da Andaluzia espanhola. Inez tem 37 anos, é médica e vive um casamento e uma carreira de sucesso com Martín, em Madrid, até ao dia em que conhece Paolo, um médico italiano que está mergulhado no olho do furacão do combate a uma doença provocada por um vírus novo e devastador, chegado da China: o SARS-CoV-2. Essa nova doença, transformada numa pandemia sem fim, vai mudar a vida de todos eles, aproximando-os ou afastando-os, e a cada um convocando para enfrentar dilemas éticos a que se julgavam imunes. Último Olhar marca o aguardado regresso de Miguel Sousa Tavares ao romance. Uma história sem tréguas nem contemplações, onde o passado cruza o presente e o presente interroga o futuro que queremos ter. Da primeira à última página, até decifrarmos o que se esconde atrás do título.
Festa de Anos Mortal
Sue Fortin
Quatro amigas. Uma festa para morrer . Quem sobreviverá? «Queridas Carys, Zoe e Andrea, Gostava que se juntassem a mim num fim de semana de aventura pelos meus quarenta anos. Estará cheio de mistérios e surpresas que nem conseguem imaginar.» As amigas de Joanne aceitam com relutância o convite para celebrar o seu aniversário. Mas logo se verá que há muito mais do que o esperado por detrás daquele fim de semana. Uma delas esconde um segredo. E Joanne tem intenções de revelá-lo. Um fim de semana num chalé numa floresta parece divertido, até se perceber que ninguém consegue ouvir quaisquer gritos a pedir ajuda.
Comunicação Não-Violenta
O segredo para comunicar com sucesso
Marshall B. Rosenberg
Num mundo violento, cheio de preconceitos, conflitos e mal-entendidos, procuramos ansiosamente por soluções que melhorem a relação que temos com os outros. Infelizmente, durante séculos, a nossa cultura nos ensinou a pensar e a falar de maneira a perpetuar o conflito, a violência e até a dor. Mas saber ouvir o que está de facto a ser dito pelo outro e ser capaz de expressar o que de facto queremos dizer pode parecer simples, mas não o é. Nesta obra, Marshall Rosenberg apresenta o método da comunicação não-violenta que conjuga aptidões práticas com uma consciência e vocabulário poderosos, para ajudar qualquer pessoa a conseguir aquilo que deseja de forma pacífica. Quando compreendemos as verdadeiras necessidades que temos, criamos um território comum com os nossos interlocutores e as relações tornam-se mais satisfatórias e profundas. Nesta obra, Marshall Rosenberg ensina-nos a descobrir os sentimentos que pulsam em nós por trás das aparências. Mostra-nos também que as nossas ações são baseadas em necessidades humanas que todos procuramos preencher. A comunicação não-violenta resulta da integração de 4 aspetos: Consciência: um conjunto de princípios que apoiam uma vida de empatia, colaboração, coragem, autenticidade e liberdade. Linguagem: entender como as palavras contribuem para a ligação ou o distanciamento. Comunicação: saber como pedir o que queremos, como ouvir os outros mesmo com opiniões diferentes das nossas e como avançar para soluções que funcionem para todos. Influência: partilhar «poder com os outros» em vez de usar «poder sobre os outros».
O Lobo que Queria Ir à Escola
Orianne Lallemand
Neste livro, o Lobo sonha em ir à escola e, por isso, decide construir uma escola na floresta. Uma escola fantástica com mesas, cadernos, quadros e tudo o que é necessário! Mas os amigos do Lobo não estão lá muito animados. Só que quando o Lobo mete uma ideia na cabeça, nada o detém! Uma história divertida, e ao mesmo tempo enternecedora, sobre o valor da aprendizagem e da inclusão.
Ementa Planeada, Cozinha Organizada
Elabore refeições saudáveis para poupar tempo e dinheiro
Sónia Marcelo
Sente que não tem tempo para cozinhar? Chega a casa exausto, sem vontade de ir para a cozinha e de preparar as suas refeições? Não sabe o que fazer e está cansado de repetir os mesmos pratos? Quer uma alimentação saudável e aplicar esta filosofia à família, mas não tem noção de quais os melhores alimentos, que hidratos de carbono escolher e que porções comer?
• Em Ementa Planeada, Cozinha Organizada vai aprender a planear uma ementa semanal de refeições saudáveis, de forma fácil e prática, com várias dicas para tornar esta tarefa parte do seu dia a dia.
• Vai descobrir truques para ter toda a semana organizada e conseguir refeições saborosas e apelativas ao olhar e paladar em 30 minutos, com uma metodologia pensada para simplificar o planeamento de refeições.
• Conseguirá saber quais os melhores alimentos a escolher, encontrará dicas para quando vai às compras, as porções adequadas, como organizar a despensa, o frigorífico e como incluir toda a família na elaboração das refeições.
Com quatro ementas totalmente planeadas para os dias ou semanas mais complicadas, este livro alia dicas de nutrição para as melhores escolhas alimentares com planeamento e organização de refeições, que vão facilitar o seu dia a dia. Acabe de vez com o «eu não tenho tempo e não sei o que cozinhar para ser saudável» e comece a ter tempo para si e para a sua família.
Raparigas em Chamas
C. J. Tudor
Uma vigária pouco convencional tem de exorcizar o passado sombrio de uma aldeia remota, assombrada pela morte e por desaparecimentos misteriosos, no novo thriller explosivo e inquietante da autora best-sellerde O Homem de Giz. Há quinhentos anos, mártires protestantes foram queimados. Há trinta anos, duas adolescentes desapareceram sem deixar rasto. Há algumas semanas, o responsável da paróquia local enforcou-se na nave da igreja. A reverenda Jack Brooks, mãe solteira de uma filha de quinze anos e dona de uma consciência pesada, chega à pequena aldeia com esperança de um novo começo. Em vez disso, encontra Chapel Croft repleta de conspirações e segredos, e é recebida com um estranho presente de boas-vindas: um kitde exorcismo e um cartão que a avisa: «Nada há encoberto que não venha a descobrir-se, nem oculto que não venha a conhecer-se.» Quanto mais Jack e a sua filha, Flo, exploram a localidade e conhecem os seus estranhos habitantes, mais elas são atraídas para as antigas divisões, mistérios e suspeitas. E quando Flo começa a ver imagens de raparigas em chamas, torna-se evidente que há fantasmas que se recusam a ficar enterrados. Descobrir a verdade pode ser mortal, num lugar com um passado sangrento, onde todos têm algo a esconder e ninguém confia num estranho.
A Arte da Solidão
Stephen Batchelor
Numa época de isolamento e distanciamento físico, este livro é uma meditação sobre a beleza da solidão.
A solidão é muito mais do que apenas estar só. é uma arte. Stephen Batchelor, professor budista, não cai na perspetiva negativa de que estar sozinho é algo mau. Pelo contrário, traz-nos neste livro aquilo que, para si, é a solidão: um espaço de autonomia, admiração, contemplação, imaginação, inspiração e cuidado. Ou seja, tal como era compreendida por Buda e Montaigne: um verdadeiro modo de vida. Mais do que tentar explicar ou encontrar uma definição definitiva — «é uma dimensão da vida humana demasiado complexa e primitiva» —, este livro revela toda a extensão e profundidade da solidão, ao mesmo tempo que partilha histórias daqueles que a praticam.
Sidi
El Cid , o nascimento de uma lenda
Arturo Pérez-Reverte
Ele não tinha pátria nem rei, apenas um punhado de homens fiéis. Não tinham fome de glória, apenas fome. Assim nasceu um mito. Assim se conta uma lenda. Rodrigo Díaz de Vivar, o mítico herói espanhol também conhecido como El Cid – ou Sidi – é o protagonista deste romance. Um cavaleiro transformado em mercenário pelos acasos da vida, intrépido, fiel aos seus valores, venerado pelas suas hostes, temido pelos inimigos. Sidi é uma homenagem de Arturo Pérez-Reverte a um dos mitos fundadores do seu país. E é também um livro de aventuras no seu estado mais puro.
O Livro dos Amigos Perdidos
Lisa Wingate
Três jovens embarcam numa jornada épica neste romance poderoso e comovente inspirado em acontecimentos verídicos. Luisiana, 1875. No tumultuoso rescaldo da Guerra Civil, três jovens mulheres embarcam relutantemente numa viagem perigosa: Lavinia, a mimada herdeira de uma plantação arruinada; Juneau Jane, a sua ilegítima e livre meia-irmã crioula; e Hannie, a antiga escrava de Lavinia. Divididas pela sociedade, pela lei e por ressentimentos antigos, todas carregam traumas privados e segredos poderosos enquanto se dirigem para o Texas, a terra da esperança, em busca dos familiares desaparecidos. Luisiana, 1987. Para Benedetta, professora primária, um emprego numa escola rural parece a solução para amortizar as suas dívidas – até chegar a uma pequena cidade costeira do rio Mississipi. Augustine, no Luisiana, permanece firme nas suas crenças, suspeitando de novas ideias e de novas pessoas, e Benny dificilmente consegue compreender a vida de pobreza dos seus alunos. Mas entre os carvalhos retorcidos e as plantações degradadas existe uma história centenária de três jovens mulheres, de uma viagem antiga e de um livro escondido que pode transformar as suas vidas.
A Lua é um Romance
Histórias, mitos e lendas
Fatoumata Kebe
Todos os segredos e todas as faces escondidas da Lua. O mais antigo calendário lunar foi pintado há 18 mil anos, pelos primeiros artistas do Paleolítico, nas cavernas de Lascaux. Até onde a memória escrita do Homem nos permite conhecer, a Lua esteve sempre presente. Uma cientista, a astrónoma francesa Fatoumata Kebe, tão apaixonada pela Lua que espera a sua vez de integrar uma viagem espacial, revisita todos os mitos e narrativas e mostra-nos como a Lua continua a acompanhar a Humanidade, a Lua muda de forma, de cor, faz subir o oceano, crescer as plantas e dançar os diabretes. Deusa ou deus, desde sempre que a veneramos e escutamos. A Lua fala. Ela dita o tempo. O tempo que passa, o tempo que faz. Ela ritma e conduz a vida da humanidade. Neste livro, com ajuda da ciência, a Lua ganha ainda mais em beleza, esplendor e lenda. A Lua é mesmo um romance. Ou de como, falando da Lua, também se fala de tartarugas bebés, das marés, do nosso corpo e do nosso espírito.
A Voz do Silêncio
Sabedoria para o caminho espiritual
Helena P. Blavatsky
A Voz do Silêncio narra a jornada do viajante espiritual ao longo do caminho da vida. Descreve os perigos que espreitam a cada momento, alertando sobre os cuidados a serem observados ao longo da viagem. É uma jornada iniciática que leva o buscador até ao coração do seu templo interior, e na qual a Voz do Silêncio, o eco da sua própria alma, é o único guia. Nenhum livro jamais afetou o pensamento de tantos homens e mulheres. É uma joia da literatura, um monumento da espiritualidade e um dos livros mais estimulantes alguma vez escritos. Faz um apelo à humanidade para abandonar o seu apego ao desejo, dissipar todo e qualquer pensamento errado e entrar no verdadeiro Caminho. Entre os seus admiradores contam-se personalidades ilustres como o Dalai Lama, Einstein, Tolstói, Aldous Huxley, Kandinsky, Carl Jung, Mahatma Gandhi, James Joyce, Krishnamurti, Daisets Suzuki, entre outros.
[Sinopses de wook.pt]