Curiosidades Literárias #2

Podem ver a parte 1 deste tópico em Curiosidades literárias #1. Vamos a mais algumas agora? 😉

A Queima do Livro

Ray Bradbury | Biography, Books, Fahrenheit 451, & Facts | Britannica

Ray Bradbury nasceu a 22 de Agosto de 1920 nos EUA. É autor de obras de ficção-científica, horror e fantasia. O seu livro mais conhecido é Farenheit 451, uma distopia publicado pela primeira vez em 1953, em que a América vive sob um domínio ditatorial e anti-intelectual em que os livros são proibidos e os bombeiros têm como única função… queimá-los!

Quando Bradbury começou a escrever esta obra ligou para um quartel de bombeiros e perguntou ao bombeiro que o atendeu a que temperatura ardiam os livros. O bombeiro pediu-lhe para esperar enquanto ia queimar um livro para ver e quando voltou deu-lhe a temperatura: 451 farenheit, o equivalente a 232,78 graus celsius.Podem ver uma entrevista animada com este autor no link https://www.youtube.com/watch?v=2ciQoov55fM&t=24sE para saberem mais sobre o Farenheit 451 podem ir a https://url.gratis/20wMtL

O Desaparecimento de Agatha

Agatha Christie nasceu a 15 de setembro de 1890 no Reino Unido. O seu primeiro livro foi um livro de poemas, mas acabou por ficar conhecida por Rainha do Crime devido ao seu talento enquanto escritora de romances policiais. É autora do conhecido Um Crime no Expresso do Oriente e do Dez Figuras Negras mas ao todo escreveu mais de 70 obras.Agatha gostava de escrever na banheira e durante a segunda guerra mundial tentou matar as suas duas personagens principais, Hercule Poirot e Miss Marple, para que não continuassem as suas histórias caso a autora não sobrevivesse.Deu a volta ao mundo em viagens e além disso, a determinado momento da sua vida, Agatha desapareceu durante dez dias, tendo depois simplesmente voltado. Nunca chegou a contar a ninguém onde tinha estado.

Podem ver as obras desta autora em https://url.gratis/VPZAki

Títulos Originais

José Saramago e os sinos do novo mundo - Outras Palavras

O título original de Orgulho e Preconceito ( https://url.gratis/69w2XF ), da autora Jane Austen, era para ser “Primeiras Impressões”. No entanto, o livro foi inicialmente rejeitado pelos editores e a autora acabou por fazer várias alterações, inclusive o título.

Por sua vez, o primeiro livro de José Saramago que hoje conhecemos como Terra do Pecado ( https://url.gratis/49y2Po ), era para se ter chamado inicialmente A Viúva. No entanto o título não foi aprovado pelos editores e uma vez que Saramago era então apenas um escritor iniciante nada pode fazer: teve de alterar o título, algo que maculou para sempre a forma como ele via esse seu primeiro livro. (na foto, José Saramago)

O Crime da Escritora

Aventuras na História · O "caso Richthofen" da Nova Zelândia: o brutal  crime de Pauline Parker e Juliet Hulme

Pauline Parker e Juliet Hulme conheceram-se muito novas e depressa se tornaram inseparáveis. Mas o que a princípio era visto pelos adultos apenas como uma amizade de duas crianças, a determinada altura começou a ser visto com maus olhos. As pessoas desconfiavam de lesbianismo e os pais de ambas começaram a tentar afastá-las! Pauline achava que a culpa era da sua mãe, Honorah, e a 22 de Junho de 1954 as duas amigas, então com 15 e 16 anos, assassinaram de forma brutal a mãe de Pauline.O crime foi rapidamente percebido e as jovens, demasiado novas para serem condenadas à pena de morte, estiveram presas durante cinco anos. Depois foram libertadas sob a condição de nunca mais se voltarem a ver.Acabaram por seguir vidas e caminhos diferentes, mudaram de nome e Juliet tornou-se numa famosa… escritora de romances policiais!

O crime deu origem a um filme, de que podem ver o trailer em https://url.gratis/0Wihp

Entretanto se quiserem ver os livros de Juliet, actualmente Anne Perry, podem ir a https://url.gratis/z8aby

Um livro raro

A Viagem dos ArgonautasLIVROS & LIVROS: LIVROS PRECIOSOS – AS “COMÉDIAS,  HISTÓRIAS E TRAGÉDIAS” DE SHAKESPEARE

“As Comédias, Histórias e Tragédias” de William Shakespeare ou simplesmente “O Primeiro Fólio” é uma colecção de peças de Shakespeare e foi impressa em 1623, sete anos depois da sua morte. Dos 750 exemplares originais apenas permanecem até aos dias de hoje cerca de 228. Considerado como o trabalho mais duradouro na literatura inglesa, esses exemplares são dos livros mais procurados por coleccionadores de livros de todo o mundo. Paul Allen, o co-fundador da Microsoft, gastou 5.6 milhões de euros num deles em 2001.Se quiserem saber mais sobre este tema podem ver o que dissemos sobre os livros mais caros do mundo, em https://livrosesaltos.com/…/os-livros-mais-caros-do-mundo/

A trágica família Brontë

Família Brontë – Wikipédia, a enciclopédia livre

Patrick Brontë e Maria Branwell tiveram seis filhos antes de ela tragicamente falecer aos 38 anos com cancro do útero. Maria e Elizabeth, as filhas mais velhas, faleceram vitimas de tuberculose com 11 e 10 anos, respectivamente.

A filha seguinte, Charlotte, foi de todos os filhos a que viveu mais: faleceu aos 39 anos, grávida, vítima de tuberculose e febre tifóide, depois de nos deixar obras como Jane Eyre ( https://url.gratis/RUptFm ) e diversos poemas.

Seguia-se Patrick, o único rapaz, que se tornou um pintor e escritor com pouca vontade de trabalhar, viciado em álcool e láudano. Faleceu aos 31 anos, também de tuberculose.

A ele seguia-se Emily Brontë, que faleceu aos 30 anos de tuberculose. Só conseguiu escrever um romance, o incrível O Monte dos Vendavais ( https://url.gratis/aHe76l ).

A mais nova dos irmãos era Anne Brontë, que nos deixou obras como Agnes Grey ( https://url.gratis/rZvB3U ) e A Inquilina de Wildfell Hall ( https://url.gratis/4V91Ob ). Faleceu também de tuberculose, em 1849, com apenas 29 anos.

Eram uma família fortemente ligada às artes e às letras mas sem grandes posses. De todos o que viveu até mais tarde foi Patrick o pai, que viu falecer a sua esposa e todos os seus filhos e resistiu até aos 84 anos de idade.

(na imagem um quadro de Anne, Emily e Charlotte pintado pelo seu irmão, Patrick. Percebe-se uma quarta figura apagada pelo artista que se suspeita que fosse ele próprio.)

Hábitos e Identidades

Fernando António Nogueira Pessoa nasceu a 13 de junho de 1888 e foi poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial e crítico literário.

Entre pseudónimos, semi-heterónimos e heterónimos, este autor escreveu sob mais de 70 nomes diferentes. Os mais conhecidos são Bernardo Soares, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro.

Fernando tinha hábitos que podemos dizer, eram pouco comuns. A determinada altura da sua vida fumava mais de 80 cigarros por dia. Gostava de fazer mapas astrais, deu a cada um dos seus heterónimos um estilo e uma biografia completos. Também se interessava por esoterismo, maçonaria e pela fraternidade Rosacruz e tinha o hábito de escrever em pé.

O Filho do Padre

José de Alencar, Antologia eBook de José de Alencar - 1230000244540 |  Rakuten Kobo Portugal

José de Alencar, escritor brasileiro e autor de importantissimas obras da literatura brasileira como Iracema ( https://url.gratis/YrMbQi ) e O Guarani ( https://url.gratis/BIY9kB ) era o primogénito de 12 filhos.


E era, portanto, o mais velho dos 12 filhos do padre católico José Martiniano de Alencar com a sua prima Ana Josefina de Alencar. Os filhos desta relação ilegitima e escandalosa à época acabariam no entanto por verem a sua paternidade reconhecida numa “Escritura de Reconhecimento e Perfilhação de Filhos Espúrios” em 1859.

Machado de Assis

O sucesso de Machado de Assis nos EUA: Black Voices Matter!

Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, era filho de um descendente de negros alforriados e de uma lavadeira portuguesa. Escreveu dez romances, duzentos contos, dez peças teatrais, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crónicas.

Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, era um amante de xadrez e foi casado por 35 anos com Caolina Machado, até à morte dela. Era epilético e gago.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s