Amok – Stefan Zweig

Amok - Livro - WOOK

Livro Físico

-Eu não creio em Deus… para mim, não há céu nem inferno… e se existe inferno, não o temo porque ele não pode ser mais terrível do que as horas que vivi, desde essa tarde até à noite.”

A história da vida de Stefan Zweig vai muito além de seu suicídio -  22/06/2014 - Ilustríssima - Folha de S.Paulo
Stefan Zweig

Stefan Zweig nasceu a 8 de novembro de 1881 em Viena, na Áustria e faleceu a 22 de fevereiro de 1942 no Rio de Janeiro. De origem judaica, foi escritor, romancista, poeta, dramaturgo, jornalista e biógrafo. Foi também um dos mais importantes autores europeus da primeira metade do século XX.

Amok é, segundo a cultura indonésia, uma palavra que define alguém que se atira loucamente para a batalha. Nesta curta novela de Stefan Zweig o narrador vem contar-nos o que o levou a entrar em estado de Amok e as consequências disso.Médico em decadência, vê-se obrigado a aceitar um emprego de dez anos numa zona isolada para assim garantir a sua reforma. Mas a solidão que tanto o aliciou no principio, torna-se pesada com o tempo. Quando os dez anos estão enfim quase passados, surge uma mulher da alta sociedade à sua porta. Uma mulher que tem um segredo e que precisa desesperadamente da sua ajuda. Mas o narrador, movido pelo orgulho, nega ajudá-la. Assim que ela parte ele cai em si e segue-a. Mas ainda irá a tempo de a ajudar?

Com uma escrita fluída e uma história interessante, Amok é um livro curto que se lê em menos de nada e ainda nos consegue surpreender um pouco. Conhecer o termo e conseguir perceber o que ele representa é, para quem não está acostumado a esta cultura, bastante curioso.

Vale a pena! Recomendado! 3*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s