Foram recentemente divulgados os livros que entraram na lista do plano nacional de leitura no primeiro semestre de 2021. São, ao todo, 369 cuja lista pode ser consulta neste link. Hoje, temos para vocês uma lista com os novos livros do PNL que mais nos chamaram a atenção. Vamos a isto?
O Jaime no Casamento
Jessica Love
É dia de festa! O Jaime e a Marisol vão a um casamento. Quando a cerimónia termina, decidem escapar sorrateiramente e explorar sozinhos os recantos dos jardins. Juntos, divertem-se em total liberdade. Afinal de contas, o que é um casamento sem alegria, dança e umas quantas traquinices mágicas? Com talento e ternura, a autora e ilustradora Jessica Love conta uma história que celebra o amor e a fantasia, e traz-nos de volta o protagonista do livro multipremiado O Jaime é uma Sereia. Uma história sobre a felicidade de podermos ser amados como somos.
Eu falo como um rio
Jordan Scott
E se, sempre que tentasses falar, as palavras ficassem encravadas no fundo da tua boca?
Baseado na sua própria experiência, o poeta Jordan Scott descreve, neste livro inspirador, a história de um menino que gagueja. «Quando as palavras que me cercam são difíceis de dizer, penso no rio indomável.» Sydney Smith, vencedor da Medalha Kate Greenaway, entre outros prémios de grande prestígio, e autor de Ser Pequeno na Cidade, ilustrou magistralmente este texto poderoso e intimista. Este é um livro para quem se sente diferente, solitário ou incapaz de se integrar. Livro intimista e poético, em que o autor conta a sua própria história, com ilustrações expressivas que acrescentam informação, como uma dupla narrativa. História comovente que aborda a questão da gaguez e todas as suas implicações emocionais, mas que termina com um final de superação.
Tudo sobre Asas!
Aves, biplanos, aviões supersónicos e outras coisas incríveis com asas!
Tracey Turner
Sobe a bordo, põe os teus óculos de aviador e parte num fascinante voo de descoberta. Este livro, repleto de ilustrações divertidas e cheias de cor, vai ajudar-te a descobrir: que um dos primeiros homens a tentar voar era monge; como pilotar um fantástico helicóptero; tudo sobre um réptil voador do tamanho de uma girafa; como é que algumas coisas, como o balão de ar quente, voam sem asas; entre tantas outras curiosidades SUPERINTERESSANTES! Não percas mais tempo! Anda descobrir como é que as asas fazem o mundo voar! Estes são os livros ideais para os mais novos adquirirem novo vocabulário. Ilustrações muito vistosas e apelativas, com relevos e brilhos, capazes de agradar a crianças de todas as idades.
Os Meninos do Caminho de Ferro
E. Nesbit
Quando o pai é levado inesperadamente, Roberta, Peter, Phyllis e a sua mãe precisam de deixar uma vida confortável em Londres para irem viver numa pequena casa no campo. As crianças encontram conforto na estação ferroviária mais próxima e fazem amizade com Perks, o Porteiro, e o próprio Chefe da Estação. Todos os dias, correm pelo campo até à linha e acenam ao comboio com destino a Londres. Mal sabem eles que o gentil cavalheiro que lhes acena de volta detém a chave do desaparecimento do seu pai…
Tudo Tão Grande
Canção cada vez maior
Isabel Minhós Martins
Este livro não traz música, mas podia trazer. Em compensação traz palavras e imagens e uma vontade enorme de seguir esta brisa de primavera, este cheiro que vem do mar, esta estrada que corre em direção ao verão. Na verdade, este livro era para ser pequenino, pequenino. Mas, quando demos por isso, já tinha crescido um bom bocado. Ao ponto de nos pormos a pensar: Porque ficamos cada vez maiores? De onde virá a vontade de crescer? Será dos dias grandes? Das luas e das marés? Será do sol ou da montanha imensa? (Que grande mistério!) Este livro não traz música, mas está mesmo a pedir que o cantem para nós.
O Vício dos Livros
Afonso Cruz
Na biblioteca do faraó Ramsés II estava escrito por cima da porta de entrada: «Casa para terapia da alma». É o mais antigo mote bibliotecário. De facto, os livros completam-nos e oferecem-nos múltiplas vidas. São seres pacientes e generosos. Imóveis nas suas prateleiras, com uma espantosa resignação, podem esperar décadas ou séculos por um leitor. Somos histórias, e os livros são uma das nossas vozes possíveis (um leitor é, mal abre um livro, um autor: ler é uma maneira de nos escrevermos). Nesta deliciosa colheita de relatos históricos e curiosidades literárias, de reflexões e memórias pessoais, Afonso Cruz dialoga com várias obras, outros tantos escritores e todos os leitores. Este é, evidentemente, um livro para quem tem o vício dos livros.
Balada para Sophie
Filipe Melo e Juan Cavia
A vida de Julien Dubois, pianista de sucesso, confunde-se com a história da Europa do século XX. Desencantado e misantropo, vive a reforma numa velha mansão, com um gato e uma governanta por companhia. Um dia, é visitado por uma jovem jornalista que o incita a contar a sua verdadeira história. Nas paredes da casa, saturadas de fumo de cigarro e de velhas memórias, ressoa a confissão de uma vida feita de rivalidade, desamor e arrependimento. Balada para Sophie é uma deslumbrante novela gráfica de uma das duplas mais consagradas da Banda Desenhada em Portugal.
Formiga duma figa
António Avelar de Pinho
Macacos no nariz, um espantalho paspalho, um palhaço palha d’aço, algumas pipocas tagarelas, um crocodilo chamado Danilo e outras tantas personagens convivem neste livro cheio de palavras brincadas, pontos, vírgulas, exclamações e interrogações, com muitas rimas pelo meio. Mas, atenção, nem todas são perfeitas, cruzadas ou emparelhadas, e muitas vezes até saem da linha para nos vir ensinar que o mundo nem sempre é a direito!
O Pedaço que Falta Encontra o Grande O
Shel Silverstein
O pedaço que falta estava sozinho…à espera de alguém que aparecesse e o levasse a algum lado. Com quem se cruzou e o que descobriu pelo caminho é relatado com simplicidade e compaixão através das palavras e das ilustrações de Shel Silverstein.
Não Há Planeta B
Carmen Lima
Está nas nossas mãos ajudar a mudar o rumo do Planeta. E se é verdade que as grandes mudanças conjunturais são fundamentais para garantir a continuidade da espécie humana, igualmente importantes são as medidas adotadas por cada um de nós. Reduzir o consumo de recursos, aumentar a eficiência energética e o recurso a energias renováveis, optar por sistemas de mobilidade suave ou adotar a política dos 5R na gestão dos nossos resíduos urbanos são pequenos gestos que nos tornam mais responsáveis em termos ambientais. Mas, para reduzir a pegada ambiental, o mais importante é estarmos preparados para pensar, comprar e até comer de forma diferente. Porque todos os pequenos gestos são importantes, como a produção deste livro em papel reciclado.
[Sinopses de wook.pt]