Os livros [da minha estante] que quero muito ler mas ainda não calhou

Quem é leitor sabe, todos temos pelo menos alguns livros na estante que queremos mesmo, mesmo, ler mas… ainda não calhou. Hoje vim contar-vos quais são os meus. E os vossos, quais são?

Capitães da Areia – Jorge Amado

Wook.pt - Capitães da Areia

Livro Físico

Capitães da Areia é o livro de Jorge Amado mais vendido no mundo inteiro. Publicado em 1937, teve a sua primeira edição apreendida e queimada em praça pública pelas autoridades do Estado Novo. Em 1944 conheceu nova edição e desde então sucederam-se as edições nacionais e estrangeiras, e as adaptações para a rádio, televisão e cinema. Jorge Amado descreve, em páginas carregadas de grande beleza e dramatismo, a vida dos meninos abandonados nas ruas de São Salvador da Bahia.

Mataram a Cotovia – Harper Lee

Wook.pt - Mataram a Cotovia

Livro Físico

Situado em Maycomb, uma pequena cidade imaginária do Alabama, durante a Grande Depressão, o romance de Harper Lee, vencedor do Prémio Pulitzer, em 1961, fala-nos do crescimento de uma rapariga numa sociedade racista. Scout, a protagonista rebelde e irónica, é criada com o irmão, Jem, pelo seu pai viúvo, Atticus Finch. Ele é um advogado que lhes fala como se fossem capazes de entender as suas ideias, encorajando- -os a refletirem, em vez de se deixarem arrastar pela ignorância e o preconceito. Atticus vive de acordo com as suas convicções. É então que uma acusação de violação de uma jovem branca é lançada contra Tom Robinson, um dos habitantes negros da cidade. Atticus concorda em defendê-lo, oferecendo uma interpretação plausível das provas e preparando-se para resistir à intimidação dos que desejam resolver o caso através do linchamento. Quando a histeria aumenta, Tom é condenado e Bob Ewell, o acusador, tenta punir o advogado de um modo brutal. Entretanto, os seus dois filhos e um amigo encenam em miniatura o seu próprio drama de medos, centrado em Boo Radley, uma lenda local que vive em reclusão numa casa vizinha.

A Filha do Contador de Histórias – Saira Shah

Wook.pt - A Filha do Contador de Histórias

Livro Físico

Saira Shah cresceu no Reino Unido mas o seu imaginário foi sempre preenchido por um país muito diferente – uma terra fabulosa de fontes e jardins, um sítio onde até a água tinha qualidades mágicas, um lugar habitado por homens corajosos e honrados e por mulheres admiráveis. Esse país era o Afeganistão, terra natal dos seus antepassados, e o contador de histórias era o seu pai, cuja imaginação avivava cada relato. Será com os contos dele a servirem-lhe de guia que Saira partirá à descoberta da verdade sobre esse país que também considerava seu. Porém, em vez de encontrar o paraíso que povoava os seus sonhos, vai mergulhar num país em guerra. Em Cabul, cidade à época dominada pelos Talibã, Saira descobre os amargos limites das histórias de que tanto gostava. Mas, ao mesmo tempo, é tocada pela realidade de um país mais complexo e desafiador do que aquele que alguma vez imaginara. E encontra de facto verdadeiros heróis nas mulheres que arriscam as suas vidas para permitir que as meninas afegãs recebam alguma instrução, mulheres a quem pode ser infligida a pena de morte pelo simples facto de falarem com ela. Um admirável pedaço de história, essencial para a compreensão da realidade afegã, que combina emoção, mitos e fábulas, e onde a realidade sangrenta é entrecortada por aqueles momentos de alegria e liberdade que “acontecem” nas alturas mais negras para confortar o espírito humano.

O Cortiço – Aluísio de Azevedo

Wook.pt - O Cortiço

Livro Físico

Escrito num período de profundas transformações na paisagem urbana do Rio de Janeiro, captadas com o registo cru do naturalismo, que rejeitava qualquer forma de idealização do real, O Cortiço é o romance mais exemplar da estética realista-naturalista. Nele pode-se perceber com clareza a visão que os naturalistas tinham das reações sociais no desejo de enriquecimento que toma João Romão, a personagem principal. Um livro imprescindível em qualquer biblioteca clássica brasileira.

Vindima – Miguel Torga

Wook.pt - Vindima

Livro Físico

O primeiro romance de Miguel Torga é uma homenagem ao Douro, às suas gentes e às suas paisagens. Um livro para todos os que amam esta extraordinária região.

O Amor nos Tempos do Cólera – Gabriel García Márquez

Wook.pt - O Amor nos Tempos de Cólera

Livro Físico

Ao longo de quase quatrocentas páginas vertiginosas, compostas numa espécie de pauta estilística e musical, onde se fundem o fulgor imagístico, o difícil triunfo do amor, as aventuras e desventuras da própria felicidade humana, O Amor nos Tempos de Cólera é um romance que leva o leitor numa aventura encantatória, de uma escrita que não tem imitadores à altura.

À Procura de Sana – Richard Zimler

Wook.pt - À procura de Sana

Livro Físico

Em fevereiro do ano 2000, Richard Zimler desloca-se à Austrália para participar no Encontro de Escritores de Perth. Aí, conhece Sana, uma bailarina brasileira que lhe diz que o seu livro O Último Cabalista de Lisboa influenciou profundamente a sua vida. Um dia depois, o inesperado acontece: a mulher suicida-se, atirando-se da janela do hotel em que ambos estão hospedados. Zimler torna-se então personagem do seu romance e, simultaneamente, investigador e narrador. As suas buscas levá-lo-ão a Paris, onde conhece Helena, amiga de infância de Sana. Porém, à medida que vai desenrolando o fio da vida de ambas – que começa em Haifa, numa época em que a convivência pacífica entre uma palestiniana e uma judia era ainda possível –, vê-se envolvido numa teia de ilusões, crueldade e vingança que culminará no 11 de Setembro de 2001. Um livro surpreendente e corajoso que é, sem dúvida, um ponto alto na obra de Richard Zimler.

Precioso – Abel Neves

Wook.pt - Precioso

Livro Físico

Nascido na pátria lusa, rico senhor de plantações de café, dono de diamantes e caçador, Reinaldo é obrigado a abandonar a sua África no tempo das independências. Tadeu, o seu fiel ajudante e vidente, tem um sonho revelador e intuindo um filão de ouro na pacata aldeia de S. Ponces, no interior de Portugal, vai preparar a chegada do seu amo. Corre o ano de 1977 e os aldeãos de S. Ponces vêem-se confrontados com a chegada de um homem insigne mas talvez enlouquecido pela febre de um desejo oculto. Os amores da sua filha Calumba, a demência da sua mãe Aloés e a fidelidade cega de Tadeu, por um lado, a tacanhez e a rivalidade entre os mineiros com a bem humorada gente de S. Ponces, por outro, compõem o panorama para uma tragédia que parece anunciar- se. O ouro vem à luz do dia e com ele a desgraça de Reinaldo.

Sorte – Alice Sebold

Wook.pt - Sorte

Livro Físico

Alice Sebold cumpriu a promessa que fez a si própria no túnel onde, caloira universitária, foi violada aos 18 anos: evocar, em livro, essa experiência que, apesar do tempo já passado, tem pontuado o seu viver. Trata-se de um relato que agarra o leitor, não apenas pelas emoções transmitidas, mas também pela convicção profunda de que a justiça ainda é possível. Além de ficarmos a conhecer a personalidade indomável dessa jovem que um dia sonhou ser vedeta, Sorte relata-nos ainda, em linguagem mordaz e emocionante, o crime que mudou, mas não afundou, a mulher em que Alice veio a transformar-se. O importante, para ela, foi, de facto, manter a calma e a lucidez e lutar por uma vida normal, ou seja, fazer com que o inferno e a esperança conseguissem conviver na palma da sua mão. O caso, arquivado por falta de provas, foi reaberto seis meses mais tarde, quando, ocasionalmente, ela se cruzou com o violador na rua. É, então, que se inicia o longo caminho que domina este thriller da vida real. Sorte já foi editado, com sucesso, em mais de vinte países.

Guerra e Paz – Lev Tolstói

Wook.pt - Guerra e Paz - Livro I

Livro Físico

Guerra e Paz é um verdadeiro monumento da literatura universal. Tolstói descreve as guerras movidas por Napoleão contra as principais monarquias da Europa, dissecando as origens e as consequências dos conflitos e, principalmente, expondo as pessoas e as suas vulnerabilidades com uma aguda perceção psicológica. O enredo deste romance cobre toda a campanha de Napoleão na Áustria, a invasão da Rússia pelo exército francês e a sua retirada, entre 1805 e 1820. Neste quadro épico movem-se mais de 550 personagens, além dos elementos das famílias aristocráticas principais, Tolstói criou um retrato realista e incisivo da sociedade russa de inícios do século XIX, denunciando o preconceito e a hipocrisia da nobreza, ao lado da miséria dos soldados e servos. Este romance presta-se ainda a expor as ideias do autor sobre o sentido da vida e a desenvolver as suas reflexões filosóficas em favor de uma sociedade mais justa e fraterna. O legado literário de Tolstói figura a par do de outros grandes escritores russos do século XIX entre os quais se destacam Dostoiévski, Pushkin, Turgueniev e Tchekov. Considerado como um dos nomes maiores da literatura, este escritor, filósofo, pedagogo e até profeta, foi um defensor acérrimo das minorias e dos mais desfavorecidos, e um dos primeiros a insurgir-se contra a escravatura. Apesar das muitas perseguições a que foi sujeito, Lev Tolstói encontrou na escrita um refúgio e foi de forma sábia que abordou temas tão inquietantes quanto complexos. Entre 1865 e 1869 escreveu e publicou aquela que é talvez a sua obra-prima e uma das maiores criações literárias de sempre: Guerra e Paz. A presente obra ¿ publicada em quatro volumes – foi traduzida diretamente do russo por Nina Guerra e Filipe Guerra que, pela excecional qualidade do seu trabalho, venceram o Grande Prémio de Tradução Literária APT/Pen Clube Português. Nina Guerra e Filipe Guerra foram também os vencedores do Prémio Especial Tradutor – Prémios de Edição LER/Booktailors 2012.

[Sinopses de wook.pt]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s