Lançamentos literários debaixo de olho [Maio 2021]

A Mão que Mata – Lourenço Seruya

Wook.pt - A Mão que Mata

Livro Físico

Numa fria manhã de inverno, é encontrado um cadáver numa mansão na Serra de Sintra. A família Ávila estava aí reunida para formalizar as partilhas patrimoniais, na sequência do falecimento do patriarca e jamais imaginava que o processo seria interrompido daquela forma. O Inspetor Bruno Saraiva e a sua brigada da PJ são chamados a investigar, deparando-se com um caso peculiar: a vítima não era propriamente adorada pelos familiares, mas também ninguém tinha motivos para a querer morta. Terá o homicídio resultado de um assalto? As opiniões dividem-se e a família Ávila não parece muito disposta a colaborar com a polícia. Até que é encontrado um segundo cadáver na mansão… Bruno Saraiva não tem dúvidas que o assassino está naquela casa, mas não tem ninguém que o apoie nesta teoria. Sem provas concretas que sustentem a sua crença, o Inspetor faz uma viagem-relâmpago a uma aldeia do Norte. Aí, toma conhecimento de uma informação que o põe no encalço do assassino: alguém que está disposto a tudo para esconder um terrível segredo.

Sei Onde Estás – Teresa Driscoll

Wook.pt - Sei Onde Estás

Livro Físico

Quando Ella Longfield vê dois jovens meterem conversa com duas adolescentes num comboio a caminho de Londres, não liga à cena – até perceber que aqueles rapazes acabaram de sair da prisão. Então, o instinto protetor de Ella fica em alerta máximo. Mas assim que decide pedir ajuda, algo a faz parar. No dia seguinte, acorda com uma notícia brutal. Anna Ballard, uma das raparigas do comboio, está desaparecida. Um ano depois, ainda ninguém sabe onde está Anna. Ella está desfeita pela culpa que sente. Devia ter feito alguma coisa para ajudar – podia ter evitado tudo aquilo? E não é a única a não conseguir esquecer o que se passou. Alguém lhe está a enviar cartas ameaçadoras, que a fazem temer pela sua vida. Mas é então que o apelo que assinala um ano sobre o desaparecimento de Anna revela que a família e os amigos podem estar a esconder algo. Sarah, a melhor amiga de Anna, não disse toda a verdade sobre o que realmente se passou naquela noite – e os pais dela têm segredos por revelar. Alguém sabe onde Anna está. Alguém sabe e não o diz a Ella. Mas está a vigiá-la.

O País dos Outros – Leila Slimani

Wook.pt - O País dos Outros

Livro Físico

Da aclamada autora franco marroquina Leïla Slimani, uma atmosférica e inquietante saga familiar que põe em relevo uma mulher enredada entre duas culturas, dividida entre a dedicação à família e o amor à liberdade com que cresceu. Em 1944, Mathilde, uma jovem alsaciana, apaixona-se por Amine, um oficial marroquino que combate no exército francês durante a Segunda Guerra Mundial. Terminada a guerra, o casal muda-se para Marrocos e instala-se perto de Meknés. Amine dedica-se a recuperar a quinta herdada do pai, tentando arrancar frutos de uma terra pedregosa e estéril. Enquanto isso, Mathilde começa a sentir o jugo dos costumes conservadores do novo país, tão sufocante quanto o seu clima. Nem a maternidade apaga a solidão que sente no campo, longe de tudo, num lugar que não é o seu e a verá sempre como estrangeira.

Poesia Completa – Garcilaso de la Vega

Wook.pt - Poesia Completa

Livro Físico

Poesia Completa de Garcilaso de la Vega foi um trabalho de tradução ciclópico que ocupou José Bento até aos seus últimos dias. Existia já, pela sua mão, uma antologia do autor publicada pela Assírio & Alvim nos anos oitenta. Aí se incluía já quase toda a obra deste grande poeta do renascimento em Espanha. Ausência mais notória, a formidável e longuíssima segunda écloga, agora incluída nesta edição. Diz-nos José Bento, socorrendo-se das palavras de Garcilaso: «Sobre as minhas traduções, as grandes dificuldades que encontrei, o modo como procurei resolvê-las, os meus possíveis acertos e erros, lembro estas palavras de Garcilaso na carta a D. Gerónima Palova de Almogávar, que serve de prólogo à tradução feita por Boscán de Il Cortegiano de Castiglione: é, quanto a mim coisa tão difícil traduzir bem um livro como escrevê-lo de novo […] [Boscán] foi, além disto, um tradutor muito fiel, porque não se amarrou ao rigor da letra, como fazem alguns, mas à verdade das sentenças e por diferentes caminhos pôs nesta língua toda a força e o ornamento da outra, e assim deixou tudo no seu lugar como o encontrou, e encontrou-o tal que com pouco trabalho poderiam os defensores deste livro responder aos que quisessem censurá-lo em alguma coisa.»

Os Segredos da Sofrologia – Florence Parot

Wook.pt - Os Segredos da Sofrologia

Livro Físico

Desenvolvida na década de 1960 por um neuropsiquiatra com base em técnicas de ioga, consiste numa série de exercícios de respiração, visualização e movimento suave que desenvolverem a atenção plena e a consciência ativa, permitindo-se estar em sintonia com o seu corpo, os seus sentimentos e o ambiente à sua volta. As técnicas da sofrologia podem ser usadas em qualquer lado – em casa, no trabalho, e sim, até no metro! Este livro ensina como as implementar no seu dia-a-dia para constituir um verdadeiro sistema de saúde quotidiano. Através da sofrologia, poderá aumentar os seus níveis de energia e concentração, ter mais resiliência emocional, gerir o stresse, a ansiedade, dormir mais e melhor, lidar com situações desafiantes e conhecer todo o potencial da sua consciência.

Uma Grande História de Amor – Susanna Tamaro

Wook.pt - Uma Grande História de Amor

Livro Físico

Edith e Andrea – ela, uma jovem progressista; ele, um capitão muito rigoroso – encontram-se por acaso num ferryboat entre Veneza e a Grécia. O que parece um evento insignificante muda a vida de ambos… para sempre. Primeiro, vem a recusa: como podem eles, pessoas tão diferentes, sentir-se atraídos um pelo outro? Depois, as várias fases de um amor inicialmente clandestino, as aventuras de uma longa separação, o perigo de um segredo, uma felicidade inesperada e uma grande provação. E, por fim, a ilha cheia de vento e de luz, para onde os dois se mudam depois de recuperarem uma velha casa abandonada. A ilha onde agora Andrea se encontra sozinho. Porém, os diálogos verdadeiramente importantes nunca se esgotam: enquanto cuida do jardim e das abelhas da amada mulher, Andrea continua a falar com Edith. Conta-lhe, com ternura e paixão, a grande história de amor que os uniu. E promete-lhe que encontrará a filha, Amy, que há muito cortou relações com os pais. Será possível recomeçar, redescobrir a família, apesar da tristeza e das verdades difíceis? Quando parece que perdemos a capacidade de nos surpreender, de procurar a luz, de cuidar, será que o nosso coração se calou ou seremos nós que não sabemos ouvi-lo? Um romance poderoso e pleno de sabedoria – capaz de apontar o caminho para o renascimento que todos procuramos.

Até ao Fim dos Tempos – Brian Greene

Wook.pt - Até ao Fim dos Tempos

Livro Físico

Até ao Fim dos Tempos é a nova e arrebatadora exploração que Brian Greene faz do cosmos e da nossa busca para o tentar compreender. Somos levados numa viagem pelo tempo, do que pensamos ser o princípio do universo até ao mais próximo que a ciência se consegue aproximar do que será o fim. Exploramos como a vida emergiu do caos inicial e como as nossas mentes, ao ganharem consciência da sua própria temporalidade, procuraram formas de dar sentido à experiência através da história, do mito, da religião, da expressão criativa ou da ciência. Através de uma série de histórias encadeadas que explicam camadas distintas mas interligadas da realidade, Greene apresenta-nos uma noção mais clara de como chegámos até aqui, uma imagem precisa de onde estamos atualmente e uma compreensão sólida de para onde nos dirigimos. Das partículas aos planetas, da consciência à criatividade, da matéria ao significado, Brian Greene permite- -nos compreender e apreciar o nosso fugaz mas absolutamente fascinante momento no cosmos. Esta é uma perspetiva completamente nova do nosso lugar no Universo e do que significa ser humano.

Um Longo Caminho em Auschwitz – Max Eisen

Wook.pt - Um Longo Caminho em Auschwitz

Livro Físico

«Que Deus te abençoe e proteja. Que seja gracioso contigo. Que volte o Seu semblante para ti e te dê paz.» Estas foram as últimas palavras que o pai de Max disse ao filho pouco depois de ter sido selecionado para morrer no campo de Auschwitz. Quão forte tem alguém de ser para dizer adeus ao último membro vivo da sua família? Atrás do arame farpado, acrescentou a seguinte frase, que acompanhou Max ao longo de toda a sua vida: «Se sobreviveres, tens de contar ao mundo o que aconteceu aqui.» Estas palavras foram ditas e reditas pelos prisioneiros de Auschwitz que sentiam que não iam sobreviver. Queriam exprimir a esperança de que alguém – uma única pessoa que fosse – sobrevivesse para testemunhar o destino trágico das vítimas inocentes do maior campo de concentração e extermínio da Alemanha. Max sobreviveu ao transporte inumano, à seleção cega, às tremendas dificuldades do trabalho escravo, à morte de toda a sua família, à evacuação cruel, às transferências penosas para outros campos, e, depois da libertação, ao isolamento, à prisão comunista e à fuga para o Ocidente. Esta não é a história de uma vida individual. É a história de milhões cujas histórias não puderam ser escritas. Uma lição de vida real de valor incalculável.

**Sinopses de wook.pt**

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s