Book Haul [Março e Abril 2021]

Uma História da Leitura – Alberto Manguel

Wook.pt - Uma História da Leitura

Livro Físico

Há sempre um momento, mesmo que difuso, em que cada um de nós olha para a página de um livro e começa a entender o que está lá escrito. Esse momento fundador, que equivale à abertura de um imenso universo de possibilidades, transforma-nos naquela entidade sem a qual os livros seriam apenas objectos sem significado – um leitor. De tábuas de barro ao papel, de códigos complexos a um simples scroll down, cada leitor entra, com a sua perspectiva própria, numa cadeia com mais de seis mil anos. A leitura é uma imensa experiência que Alberto Manguel, ensaísta conceituado e bibliófilo apaixonado, apresenta aqui desde tempos antigos, em que um grão-vizir da Pérsia carregava a sua biblioteca para todo o lado em quatro camelos, até aos dias de hoje, mostrando como a leitura pode ser sedução, rebelião, obsessão, alegria, liberdade e muito mais. (Sinopse de wook.pt)

Pessoas Altamente Sensíveis – Dra. Elaine N. Aron

Wook.pt - Pessoas Altamente Sensíveis

Livro Físico

Precisa de estar sozinho todos os dias, nem que seja alguns minutos? O barulho e a confusão afligem-no? As pessoas à sua volta acham-no demasiado tímido ou reservado? Se respondeu sim a tudo, há fortes probabilidades de ser uma Pessoa Altamente Sensível (PAS). Mas não se preocupe, faz parte de uma família numerosa: estima-se que entre 15 a 20 por cento das pessoas (e, curiosamente, dos animais) partilham este traço de personalidade, descoberto há 25 anos pela Dra. Elaine Aron. A autora, psicóloga clínica de renome internacional, e ela própria altamente sensível, dedicou grande parte da sua carreira a estudar as pessoas altamente sensíveis (PAS). O essencial das suas conclusões está neste livro, que começa justamente com um teste genérico para avaliar o grau de sensibilidade do leitor. Uma vez feito o diagnóstico, as PAS encontrarão aqui conselhos práticos para enfrentar a agitação e ansiedade:
– Testes específicos para perceber as suas sensibilidades particulares (pois somos todos diferentes).
– Ferramentas para reenquadrar as experiências do passado – ou seja, se hoje olhar para a sua infância sabendo que é uma PAS, vai recordá-la de forma muito mais positiva, reforçando a autoestima.
– Dicas para melhor usar a alta sensibilidade. (Sinopse de wook.pt)

Cidade da Magia
Marion Zimmer Bradley

Cidade da Magia | Amazon.com.br

Da autora de As Brumas de Avalon, vem uma história extraordinária de perigo, bravura e heroísmo numa busca para descobrir uma cidade antiga e lendária. Obcecada por imagens misteriosas de figuras encapuzadas e o chamado de pássaros estranhos, atraída pela memória de duas companheiras perdidas, Magdalen Lorne, a principal agente terráquea em Darkover, deve levar sua busca não apenas aos confins congelados do mundo físico, mas também aos perigosos limites do mundo superior espiritual. Para encontrar a cidade que nenhum homem jamais viu, ela serie testada como nunca fora antes – pelas acções malignas da Irmandade Negra! (Sinopse retirada do livro)

Os Herdeiros de Hammerffell – Marion Zimmer Bradley

Wook.pt - Os Herdeiros de Hammerffell

Marion trabalhou na criação de Darkover durante mais de três décadas. Neste livro visitamos Darkover numa era de guerra e discórdia, em que Darkover era abalado por conflitos de fronteiras, dividido em numerosos reinos, pequenos e antagónicos. Os Herdeiros de Hammerffell leva-nos a uma terrivel realidade de sangue entre dois desses reinos – Hammerffell e Storn – no momento em que Storn desfechou o que pode ter sido o golpe fatal, incendiando o castelo ancestral do inimigo, matando o seu lorde, e obrigando sua dama a fugir pela noite com os filhos gémeos, Alastair e Conn, ainda bebés. Conn é separado da mãe naquela noite fatídica, mas ela e Alastair encontram refúgio na cidade de Thendara, entre os ricos e dotados de Laran. Mas Conn também sobrevive, sendo criado em segredo entre aqueles que querem ver a destruição de Storn. Mas é só depois que o laran de Conn se manifesta que os destinos dos gémeos finalmente se unem, inextricavelmente, podendo proporcionar um novo começo ou acarretar a ruína total para Hammerffell e seus herdeiros… (Sinopse retirada do livro)

Embalando a Minha Biblioteca – Alberto Manguel

Wook.pt - Embalando a Minha Biblioteca

Livro Físico

O comovente obituário de uma biblioteca. Em 1931, Walter Benjamin escreveu um pequeno ensaio sobre a experiência de desencaixotar a sua biblioteca, aí reflectindo sobre a relação com os seus livros. Décadas mais tarde, Alberto Manguel, escritor, editor, tradutor e um dos maiores bibliófilos do mundo, decide glosar a operação inversa. No início do século, Manguel instalou a sua imensa biblioteca pessoal num antigo presbitério do Vale do Loire, e sentiu que encontrara uma casa para si e para os seus livros. Mas essa morada acabou por não ser permanente, e os milhares de livros de Manguel estão hoje guardados em caixotes, num depósito no Canadá. Embalando a Minha Biblioteca: Uma elegia e dez divagações conta esta história, e constitui quase um manifesto diante da ameaça de esquecimento que cai agora sobre as estantes vazias de Alberto Manguel. Aqui se evoca e se reivindica a biblioteca que continua a existir na mente do leitor, o poder da palavra e os jogos de associações e memórias que os livros, mesmo encaixotados, desencadeiam. Segundo Manguel, uma biblioteca é uma autobiografia com muitas camadas, e Embalando a Minha Biblioteca, ao mesmo tempo que evoca um imenso caudal de memórias pessoais, é acima de tudo uma exaltação do livro como só este escritor sabe fazer. (Sinopse de wook.pt)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s