Dez livros que mudaram o mundo

Celebra-se a 23 de abril o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Para assinalar este dia temos para vocês uma lista com dez livros que, para o bem e para o mal, mudaram a história do mundo.

Querem saber que livros impactantes são estes? Ora vejam lá…

A Origem das Espécies – Charles Darwin

Wook.pt - A Origem das Espécies

Livro Físico
Adaptação Infantil

«Charles Robert Darwin nasceu em 1809. O seu grande livro, Sobre a Origem das Espécies por Meio de Selecção Natural, ou a Preservação das Variedades Favorecidas na Luta pela Existência foi publicado em 1859, quando o autor tinha cinquenta anos de idade. Darwin viveria ainda vinte e cinco anos, morrendo em 1882, quando a Origem tivera já seis edições e fora consideravelmente revista e reescrita. Por norma, a sexta edição, de 1872, era a mais frequentemente reproduzida, mas mais recentemente os estudiosos têm insistido que é a primeira edição a realmente importante — vemos o pensamento de Darwin na sua forma original. As questões que coloco nesta introdução são acerca da génese da Origem e a sua natureza — a sua estrutura e conteúdo.» É com estas palavras que Michael Ruse inicia a brilhante introdução que escreveu em exclusivo para a edição portuguesa de A Origem das Espécies. Com uma nova tradução, apresenta-se um novo livro, aquele que revolucionou o lugar do Homem no Universo.

Bíblia Sagrada

Wook.pt - Bíblia Sagrada

Livro Físico

A Bíblia é um livro universal, certamente o maior património literário da Humanidade. São inumeráveis as edições e as traduções, bem como as interpretações e comentários que das suas narrativas e dos seus ensinamentos se elaboraram ao longo dos séculos e se continuam a elaborar, com instrumentos de leitura antigos e renovados. Nas últimas décadas a investigação histórica, novos dados arqueológicos, o estudo dos géneros literários e dos processos narrativos determinaram novas leituras e novas aproximações ao texto sagrado. No entanto há traduções que mantêm a sua validade e mereceram em seu tempo a devida aprovação pelas autoridades eclesiásticas. A tradução que aqui é apresentada é uma dessas. A presente edição não pretende apresentar novidades textuais. Pretende, sim, ser uma edição posta com simplicidade à disposição de todos, para que a palavra bíblica possa chegar com facilidade e naturalidade ao público, fazendo com que a palavra de Deus não permaneça desconhecida nem acorrentada. Esta edição recorre à apresentação geral e de cada livro da Bíblia por professores especialistas em Sagrada Escritura da Faculdade de Teologia da Universidade Católica (Centro Regional do Porto), que procuraram, na ordenação do texto, e nas notas e comentários, a simplicidade e a essencialidade. A intenção da edição agora apresentada é divulgar o livro sagrado, para que se torne acessível ao maior número de leitores, cristãos, crentes ou mesmo não crentes. Para todos a palavra da Bíblia é sempre nova e oportuna. Nela queremos que o leitor encontre as respostas procuradas às mais profundas ânsias da condição humana.

Mein Kampf: A Minha Luta
Adolf Hitler

Wook.pt - Mein Kampf - A Minha Luta

Livro Físico

Um dos livros mais nefastos da história. O fim do livro proibido. Este livro, mal escrito, de teses abomináveis, foi a bíblia de um movimento, o nazismo, que dilacerou a Europa, primeiro, e o mundo a seguir. Um documento com esta natureza deve ser conhecido e deve ser publicado: a democracia deve conhecer os seus inimigos. Esta edição da Guerra e Paz inclui a versão integral do texto. Mas antes, o leitor vai encontrar 90 páginas de análise da barbárie nazi e da história da ascensão, poder e crime do nazismo, por Manuel S. Fonseca: a violência da eliminação das forças democráticas alemãs; a emergência do ódio rácico de que um ultra-exacerbado anti-semitismo é o cume; a estarrecedora criação da solução final, com os campos de concentração e dos crematórios do Holocausto.

Ilíada de Homero

Wook.pt - Ilíada de Homero

Livro Físico

A Ilíada é o primeiro livro da literatura europeia e, sob certo ponto de vista, nenhum outro livro que se lhe tenha seguido conseguiu superá-la – nem mesmo a Odisseia. Lida hoje, no século xxi depois de Cristo, a Ilíada mantém inalterada a sua capacidade de comover e de perturbar. As civilizações passam, mas a cultura sobrevive? É nesse sentido que parece apontar a mensagem deste extraordinário poema épico, que decorre durante o décimo ano da guerra de Troia, tratando da ira, do heroísmo e das aventuras e desventuras de Aquiles (em luta contra Agamémnon), apresentando-nos personagens como Heitor, Eneias, Helena, Ájax e Menelau, bem como episódios que marcam toda a história da nossa civilização: nas palavras de Frederico Lourenço, é um «canto de sangue e lágrimas, em que os próprios deuses são feridos e os cavalos do maior herói choram».

A República – Platão

Wook.pt - A República - ou Politeia

Livro Físico

Obra fundamental do pensamento filosófico e político da Antiguidade, A República ou Politeia ocupa-se do problema da ideia de justiça, e de como a Filosofia age formativamente na Política.

A Divina Comédia – Dante Aligheri

Wook.pt - A Divina Comédia

Livro Físico

Longo poema épico e teológico, A Divina Comédia divide-se em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Não há uma datação exacta da obra, mas presume-se que tenha sido escrita entre 1304 e 1321, ano da morte de Dante. A Divina Comédia foi escrita em língua toscana – muito próxima do que hoje se designa por italiano – num registo vulgar, portanto, por oposição ao uso generalizado do latim na escrita erudita. Assim se tornou a obra fundadora da língua italiana moderna. Em Portugal A Divina Comédia chegou a um universo de leitores alargado através da inexcedível tradução de Vasco Graça Moura. Com mais de seis edições desde a sua primeira publicação, A Divina Comédia conheceu em Portugal um sucesso e uma popularidade extraordinários.

A Teoria de Tudo – Stephen Hawking

Wook.pt - A Teoria de Tudo - A Origem e o Destino do Universo

Livro Físico

Grande divulgador de ciência mas também cientista brilhante, Hawking acredita que os avanços da física teórica devem «poder ser compreendedidos pelo grande público, e não apenas por alguns cientistas». Neste livro, propõe-nos a extraordinária aventura da descoberta do cosmos e do nosso lugar nele. Em sete lições, responde à curiosidade de todos aqueles que já olharam fascinados para o firmamento e se perguntaram o que há lá em cima e como foi lá parar.

Dom Quixote de la Mancha – Miguel de Cervantes

Wook.pt - Dom Quixote de La Mancha

Livro Físico

A imortal história do Cavaleiro da Triste Figura, que acompanhado pelo seu fiel escudeiro, Sancho Pança, avança por montes e vales, lutando contra moinhos de vento e cavaleiros imaginários em nome da justiça. Retrato do anti-herói, Dom Quixote, o fidalgo enlouquecido, representa a capacidade de transformação do homem em busca dos seus ideais. Este grande livro é muito mais do que um romance de cavalaria. Pelo contrário, ao satirizar os romances de cavalaria em voga ao longo dos séculos XVI e XVII, o Dom Quixote afirma-se como o clássico fundador do romance moderno. O humor, as digressões e reflexões, a oralidade nas falas e a metalinguagem marcaram o fim da Idade Média na literatura. Repleto de aventuras e situações fantásticas, este tem sido considerado um livro inesquecível para sucessivas gerações de leitores.

O Segundo Sexo – Simone de Beauvoir

Wook.pt - O Segundo Sexo - vol 1

Livro Físico vol. 1
Livro Físico vol. 2

Mais de 50 anos volvidos sobre a sua primeira publicação, os temas que Simone de Beauvoir discute neste célebre tratado sobre a condição da mulher continuam a ser pertinentes e a manter aceso um debate clássico. Entretecendo argumentos da Biologia, da Antropologia, da Psicanálise e Filosofia, e outras áreas de saber, O Segundo Sexo revela os desequilíbrios de poder entre os sexos e a posição do «Outro» que as mulheres ocupam no mundo. O Segundo Sexo é uma obra essencial do feminismo, e as suas considerações acerca dos condicionamentos sociais que levam à construção de categorias como «mulher» ou «feminino» – e que estão na base da opressão das mulheres – são hoje amplamente aceites.

O Capital – Carl Marx

Wook.pt - O Capital

Livro Físico

O Capital (Das Kapital) é um conjunto de livros (sendo o primeiro de 1867) de Karl Marx que constituem uma análise do capitalismo (crítica da economia política). Muitos consideram esta obra o marco do pensamento socialista marxista. Nela existem muitos conceitos económicos complexos, como mais-valia, capital constante e capital variável, uma análise sobre o salário ou sobre a acumulação primitiva. Estes são alguns dos aspectos do modo de produção capitalista, incluindo também uma crítica sobre a teoria do valor-trabalho de Adam Smith e de outros assuntos dos economistas clássicos. 

**Sinopses de wook.pt**

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s