Menino
Artur – De origem Celta o nome Artur significa “homem urso”, “rei urso”, “forte”, “nobre” ou “corajoso”. É provavelmente, uma das personagens masculinas mais conhecidas da literatura. O rei Artur é uma personagem lendária que teria, alegadamente, liderado a defesa da Grã-Bretanha contra os saxões nos séculos V/VI. Podemos ler sobre ele em alguns romances medievais como A Demanda do Santo Graal e em livros mais recentes como A História do Rei Artur e dos Seus Cavaleiros ou As Brumas de Avalon, entre muitos outros. Na literatura infantil temos por exemplo Arturo de Davide Cali e a colecção Artur e os Minumeus. De autores contamos com Arthur Conan Doyle e Arturo Pérez-Reverte, por exemplo.
Fausto – Originário do latim Faustus significa “alegre”, “feliz”, “que tem muita sorte”, “auspicioso”. É, originalmente, uma personagem de uma lenda alemã que fez um pacto com um demónio. Foi entretanto usado como personagem em vários outros textos literários como Fausto de Goethe, Doutor Fausto de Thomas Mann e Fausto de Fernando Pessoa.
Ícaro – Derivado do grego Ikaros significa “o seguidor”. Era originalmente uma personagem da mitologia grega. Filho de Dédalo e com ele preso no labirinto, tentaram sair de lá a voar, com asas que fizeram colando penas com cera de velas. Mas ignorando os avisos do pai Ícaro tentou voar demasiado alto, o que fez com que as suas asas derretessem e ele caisse no mar Egeu, morrendo. Não é uma personagem literária tão marcante na literatura como algumas das outras de que falamos aqui, mas ainda assim podemos ver alguns livros sobre ele.
Romeu – Vindo do italiano, o nome Romeu significa “romeiro”, “o que peregrina”. Quem nunca ouviu falar do famoso Romeu de Romeu e Julieta? A famosa tragédia de William Shakespeare é uma das peças mais vezes encenadas no mundo inteiro e conta a história de dois adolescentes apaixonados, Romeu e Julieta, filhos de famílias inimigas que acabam por se suicidar por o seu amor ser um amor proibido.
Ulisses – Em latim é Ulysses, o equivalente ao grego Odysséus que significa “aquele que traça o seu próprio caminho”. Na mitologia Ulisses era o rei de Ítaca, marido de Penélope e foi sua a ideia de criar o cavalo de Tróia. É personagem de A Odisseia de Homero e de muitos romances contemporâneos como Ulisses de James Joyce, Ulisses de Maria Alberta Menéres, A Cidade de Ulisses de Teolinda Gersão e muitos outros.
Menina
Alice – Significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre” e a Alice mais conhecida no mundo literário é, sem dúvida, a Alice de Lewis Carrol, em Alice no País das Maravilhas e Alice do outro lado do espelho.
Ana – Provavelmente o nome mais “comum” desta lista, mas que nem por isso deixa de ser um nome forte na literatura. Ana significa ‘graciosa’ ou ‘cheia de graça’ e na literatura temos Anna Karenina de Lev Tólstoi, a Ana de Frozen e muitas mais Ana’s menos conhecidas.
Aurora – Menos usual quer como nome quer como personagem, mas ainda assim presente em ambos. Aurora é o nome da Bela Adormecida, uma das princesas mais famosas da Disney. Significa “o nascer do sol”, “o raiar do dia”, “a que nasce do oriente” ou “aquela que brilha como o ouro”. Na mitologia romana é a deusa do alvorecer.
Elizabete – Mais usado antigmente mas nem por isso desaparecido, Elizabete significa ‘Deus é juramento’, ‘Deus é abundância’. Literariamente conhecemos Elizabeth Bennet de Orgulho e Preconceito de Jane Austen, a Beth de Mulherzinhas de Louisa May Alcott e outros mais recentes como A Elizabeth Desapareceu de Emma Healey, entre muitos outros.
Julieta – De origem latina Julieta significa “macio”, “fofo”. Popularizou-se, tal como Romeu, com a obra Romeu e Julieta de William Shakespeare. De facto é raro a pessoa que não se lembra dessa história e desse amor trágico ao ouvir o nome Julieta.