“Pôs-se a reparar no menino. O que o fascinava mais era o rosto branco e transparente, palidamente luminoso. Os lábios também apareciam quase sem cor. Os olhos brilhavam com uma luz febril. Sua pele era tão alva, onde quer que olhasse, que parecia de porcelana a se azular. Suas mãos também acompanhavam aquela fragilidade da face.”

José Mauro de Vasconcelos nasceu a 6 de fevereiro de 1920 em Bangu no Rio de Janeiro e faleceu a 24 de julho de 1984 em São Paulo. Foi escritor e a sua obra mais conhecida é O Meu Pé de Laranja Lima que foi adaptado ao cinema e à televisão.
Em O Palácio Japonês conhecemos Pedro, um solitário pintor que vive em São Paulo. Certo dia encontra um velho homem que o leva a visitar um misterioso palácio japonês onde vive Tetsuo, um príncipe que sofre de uma doença incurável. Este encontro e tudo o que se segue irá mudar o destino de ambos para sempre.
O Palácio Japonês é um livro de literatura juvenil com pouco mais de 100 páginas que se lê de uma assentada. É um livro excepcional e muito comovente, sobre amizade, esperança e coragem. O pequeno príncipe Tetsuo é uma personagem inspiradora do alto dos seus oito anos e Pedro, o pintor, não lhe fica muito atrás. Podia ser facilmente um livro sobre dor, mas José Mauro de Vasconcelos transforma-o em muito mais do que isso.
É um livro lindo e comovente, inspirador e que nos deixa com um aperto no coração e vontade de soltar algumas lágrimas. Maravilhoso!
Muito recomendado! 5*