Cinco dicas imprescindíveis para triunfar no mercado de trabalho

Quando pesquisamos sobre dicas para mulheres que querem progredir profissionalmente muito do que nos surge tem a ver com moda, looks de trabalho e etc. Se fizerem a mesma pesquisa relacionada com homens verão que o conteúdo dos resultados é muito diferente. E porquê?

A verdade é que para triunfar no mercado de trabalho é preciso ter certas caracteristicas, seja mulher ou homem. Hoje, dia em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, trazemos cinco dessas caracteristicas imprescindíveis e que, verdade seja dita, contam muito mais do que qualquer look ou tendência. Vamos a isto?

Proactividade

Uma das minhas preferidas, admito. A proactividade é a capacidade de antecipação e resolução de problemas, de ser criativo para levar a empresa “mais além” e de nos responsabilizarmos pelas nossas próprias escolhas e acções. É o que nos leva a resolver problemas assim que surgem ou mesmo a evitar que eles surjam, em vez de esperarmos que nos digam o que fazer, pacientemente, enquanto vemos “tudo ruir” à nossa volta de braços cruzados. Parece fácil, mas não é tão comum como deveria. Para ser ser realmente proactivo é preciso verdadeiramente “vestir a camisola” da empresa. Um profissional pró-activo é um profissional que toma a iniciativa de resolver problemas, de criar soluções e de inovar.

Humildade e capacidade de aprender

Você até pode ser a pessoa mais conceituada no meio, a que tem todas as formações e anos e anos de experiência. Mas se não tiver humildade e capacidade/vontade de aprender vai acabar por ser ultrapassada e, verdade seja dita, dificilmente alguém gostará de trabalhar consigo. Ninguém sabe tudo e isso é um facto extremamente importante. A humildade e a capacidade de aprender são essenciais para a nossa evolução e para um bom ambiente de trabalho.

Saber valorizar

Em contraposto ao ponto anterior mas sem se anularem mutuamente, é essencial saber valorizar o próprio trabalho. Isto é um problema principalmente feminino, apesar de não exclusivamente feminino. Fomos habituadas a auto julgar-nos, muitas vezes temos tendência para achar que “não fizemos nada de mais” ou que foi graças a algum factor exterior ou a outra pessoa. Bem, se foi foi, mas se não foi cuidado! Não se desvalorizem! Se não se valorizarem os outros também dificilmente o farão. É preciso saber que o nosso trabalho é válido, importante e que temos de reconhecer quando está bem feito. Receberam um elogio Não desvalorizem, simplesmente aceitem.

Emoção VS Razão

Sabemos que a mulher tem tendência para ver sempre o lado emocional das coisas. Bem, no trabalho isso não pode acontecer. Alguém lhe recomendou uma alteração no seu trabalho? Saiba que é mesmo isso, uma alteração no trabalho com vista à melhoria, não um julgamento pessoal ou uma demonstração de que a acham incapaz. Outra coisa que nunca se deve esquecer é a não misturar a vida pessoal e a vida profissional. Amigos são amigos, colegas são colegas. Não quer dizer que não existam excepções à regra, mas não comece num novo local de trabalho a pensar travar amizade com tudo e todos. Isso não vai acontecer, e tudo bem, é mesmo assim.

Inovação e Visão Estratégica

Num mundo cada mais mais competitivo e digital não podemos esperar fazer sucesso mantendo velhos hábitos, fazendo sempre a mesma coisa. É preciso evoluir, traçar novas estratégicas e criar factores inovadores e diferenciadores. É o ideal para todas as empresas, o que diferencia as que vencem das que fracassam e, consequentemente, torna-se também essencial para os profissionais que nelas trabalham. Portanto, pense fora da caixa. Não tenha medo de ser diferente, às vezes a diferença é exactamente o que o mercado precisa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s