Como reconhecer notícias falsas (fake news)

Temos visto um aumento alarmante do número de fake news nas redes sociais e de pessoas que, por não saberem verificar a veracidade da informação, acreditam nessas mesmas fake news. Por isso hoje estamos aqui para dar alguns conselhos sobre como distinguir notícias verdadeiras de notícias falsas. Esperamos que possa ser útil para alguém!

Os títulos enganam

Quantas vezes não abrimos uma notícia por ter um título que nos chama a atenção e ao ler percebemos que afinal não era nada do que esperavamos? Pois é, os títulos enganam. Muitas vezes são os próprios jornalistas que criam propositadamente esses títulos pois sabem que vão chamar mais a atenção. Quem não lê a notícia completa, corre o risco de acabar enganado…

Verifique o autor e as suas fontes de informação que usou

Lembro-me que certa vez numa aula de história a professora nos mostrou uma ilustração de um barco negreiro (um barco um trazia os escravos africanos para Portugal) em que o barco parecia quase um palácio, com tantos luxos que mostrava que os escravos tinham. O autor era um escravagista. Claro que para alguém que defendia a escravidão interessava que as pessoas de fora vissem as condições luxuosas em que os escravos viviam, mas a verdade é que as condições eram tudo menos luxuosas: eram terríveis!
É por isso que é tão importante verificar o autor. Quem é ele? Certamente que ninguém quer ser operado por alguém que não é médico, então porque havemos de aceitar conselhos de saúde de alguém que nunca estudou saúde ou conselhos de economia de alguém que foi à falência? Isso serve para tudo! Hoje em dia todos podem publicar tudo o que querem na internet e acreditar em tudo o que se lê pode tornar-se num verdadeiro perigo. Por isso, vejam sempre quem é o autor, pesquisem o seu currículo, vejam se de facto tem algum conhecimento reconhecido naquela área.
Tal como com o autor, verificar a veracidade das fontes que o autor consultou pode fazer toda a diferença.

Leia mais

Todos somos livres de escrever o que quisermos e todas as questões têm sempre mais do que um lado. Por isso, se quer formar uma opinião bem fundamentada e o mais certa possível, é importante que consiga visualisar todos os lados da questão. E como fazer isso? Ler mais sobre o assunto, ver outras opiniões, dar atenção a outros pontos de vista e a outros autores. Mas cuidado: faça isso de cabeça aberta, não entre logo a julgar e à espera de que tudo o que aquele autor vai dizer vai estar errado. Para ter opiniões fundamentadas e conscientes é importante analisar sem julgar.

Verifique a data

Muitas coisas são verdade num determinado momento da história mas mais tarde descobre-se que afinal são um erro. Ou eram verdade e deixaram de ser. Ou podem vir a ser verdade no futuro mas por enquanto ainda não aconteceram. Bem, isso também acontece com as notícias. A notícia que leu é actual?

É uma piada?

Sim, porque se há coisa que não falta na internet são sites de notícias falsas que são falsas porque a intenção é fazer uma piada. Verifique sempre o site.

É preconceito?

Um racista vai sempre falar mal de pessoas de outra raça e acredita tanto no que diz que o defende como se fosse a investigação da sua vida. Da mesma forma, um homofóbico vai sempre falar mal de homossexuais e um religioso vai sempre defender os preceitos da sua igreja e insurgir-se contra o que vai contra eles. É humano, mas ao analisar um notícia é preciso conseguir fazê-lo de forma imparcial, ou podemos acabar por formar uma opinião que também não é real.

Desconfie

Desconfie de textos alarmistas, de informações vagas e de noticias inusitadas. Não é que não possam ser verdade, podem, mas é sempre melhor confirmar. Mesmo as fotos e os videos, hoje em dia, são facilmente manipuláveis.

Não partilhe!

Se não tem a certeza se a noticia e verdadeira, por favor, não partilhe! Mais vale prevenir que remediar e actualmente qualquer partilha chega muito longe. A desinformação (ou a má informação) são um verdadeiro perigo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s