Doze contos peregrinos – Gabriel García Márquez

Wook.pt - Doze Contos Peregrinos

Livro Físico

“Não voltaram a falar durante todo o trajeto, mas também Maria dos Prazeres se sentiu por diversas vezes olhada de soslaio, e de novo voltou a doer-lhe continuar em vida com a idade que tinha. Achou-se feia e digna de dó, com o pano de cozinha que pusera na cabeça de qualquer maneira quando começara a chover e com o deplorável casaco de outono que não se lembrara de trocar por outro por estar a pensar na morte”

Gabriel García Márquez - WOOK
Gabriel García Márquez

Gabriel García Márquez nasceu a 6 de Março de 1927 em Aracataca, na Colômbia. Era filho de Gabriel Eligio García e de Luísa Santiaga Márquez, que tiveram ao todo onze filhos.  A sua reputação é inigualável. As suas obras inserem-se no realismo mágico, um estilo literário que fica entre a realidade e a fantasia, as experiências reais e os sonhos, tocando nos dois mundos. Foi o vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1982. Dele já falamos de Crónica de uma morte anunciada, Cem anos de solidão, Memória das minhas putas tristes, A revoada e Do amor e outros demónios.

Doze contos peregrinos é um conjunto de doze contos que Gabriel escreveu ao longo de dezoito anos. São histórias muito variadas mas onde ouvimos claramente a voz a que este autor já nos habituou. Um toque mistico, um toque mundano. O realismo mágico aqui não é tão marcante como em algumas das suas outras obras, mas está sem dúvida lá.

É uma leitura confortável e muito prazerosa. Os contos envolvem-nos, agarram-nos, conquistam-nos. Eu destaco o conto «Só vim fazer um telefonema» que me ficou a martelar na cabeça e não vai sair tão depressa. São contos difíceis de esquecer e é uma obra a que muito provavelmente vou voltar.

Muito recomendado! 5*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s