“Há um tempo para as últimas coisas, o último relógio de pulso, a última gabardina, o último cão, o último amor, o último livro. A última beleza intermitente. Por vezes é assim que penso naqueles onze dias. A última vez que fui bonita.” (pág. 11)

Ana Teresa Pereira é uma escritora portuguesa nascida na ilha da Madeira em 1958. Já publicou mais de quarenta títulos.
Em 1926 Agatha Christie esteve desaparecida durante onze dias. O mistério do seu paradeiro durante esse período nunca foi desvendado. Em O Atelier de Noite Ana Teresa Pereira ronda essa questão e simula uma hipótese de solução a esse mistério.
O Atelier de Noite é um livro muito pequeno, que se lê em menos de um ai. De facto, acho que nem faria tanto sentido se não se lesse tão rapidamente. O texto é complexo apesar de pequeno, beirando o fluxo de consciência mas nunca chegando realmente a entrar na cabeça da personagem. Pelo menos não totalmente.
Gostei, mas não adorei. É um bom livro, e bem escrito, mas não senti que me tivesse acrescentado alguma coisa. Ainda assim, é uma autora que acho que merece outras leituras. Outras oportunidades. Virão.
2.5*. Recomendadinho.